Análise temporal do perfil de uso das estações de bicicletas compartilhadas do sistema Bikesampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2825

Palavras-chave:

Bicicletas compartilhadas, Perfil de uso, Clusterização, Autocorrelação espacial

Resumo

Os sistemas de bicicletas compartilhadas ganharam popularidade nos últimos anos, de forma que precisam ser responsivos à demanda. Logo, é necessário entender o comportamento temporal destas viagens. Esta pesquisa estudou o sistema de estações fixas Bikesampa, da cidade de São Paulo, e teve como objetivo classificar as estações segundo a demanda horária de retiradas e devoluções. Utilizou-se um agrupamento k-médias, resultando em três grupos de estações: (i) balanceado, (ii) desbalanceado, com maior número de retiradas na manhã, e (iii) desbalanceado, com maior número de devoluções na manhã. Verificou-se por meio da análise de autocorrelação espacial que os grupos não se distribuem aleatoriamente no espaço, sugerindo uma associação com características do espaço urbano e a necessidade de diferentes estratégias de rebalanceamento entre estações dependendo da localização. O conhecimento do comportamento temporal das viagens de bicicletas compartilhadas permite o desenvolvimento de políticas de operação e de incentivo ao usuário para melhorar a eficiência desses sistemas.

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Publicado

27-02-2023

Como Citar

Malta Baracat, T. ., Strambi, O., & Lavieri, P. . (2023). Análise temporal do perfil de uso das estações de bicicletas compartilhadas do sistema Bikesampa. TRANSPORTES, 31(1), 2825. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2825

Edição

Seção

Artigos