TRANSPORTES https://revistatransportes.org.br/anpet <p>TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é o único periódico técnico-científico nacional que publica artigos em todos os campos da Engenharia de Transportes e ciências afins. Manuscritos submetidos para publicação são analisados por especialistas de renome nacional e internacional. TRANSPORTES tem periodicidade quadrimestral e é uma publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - <a href="http://www.anpet.org.br" target="_blank" rel="noopener">ANPET</a>, uma entidade que reúne pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e do exterior.</p> <div style="background-color: yellow;"> <p>Em função das restrições e impactos da COVID-19, o atendimento aos leitores, avaliadores e, principalmente, aos autores poderá ser menos rápido que o normal. Todo o nosso corpo editorial é formado por voluntários que também estão sendo afetados pelas medidas adotadas para contenção dessa pandemia. Contamos com sua compreensão.</p> </div> pt-BR <p>Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:</p><ol><li>Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.</li><li>Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença <em>Creative Commons Attribution</em>, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.</li><li>Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para<strong> distribuição não exclusiva</strong> da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.</li><li>Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. 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Este estudo investigou as propriedades mecânicas das misturas asfálticas compostas por ligantes asfálticos modificados com óleo de girassol nos teores de adição de 1%, 2%, e 3%. Foram avaliadas a resistência à tração indireta, o módulo de resiliência, o dano por umidade induzida, o módulo dinâmico, a resistência à deformação permanente, e a vida de fadiga das misturas asfálticas mornas. Os resultados evidenciaram que o desempenho mecânico das misturas asfálticas compostas por ligantes asfálticos modificados com óleo reduziu em comparação com o da mistura com ligante asfáltico puro, apesar de todas serem adequadas para aplicação em camadas superficiais de pavimento de acordo com os atuais requisitos técnicos para misturas asfálticas. No entanto, as misturas asfálticas com ligantes modificados com óleo de girassol apresentaram uma maior adesividade, que indica uma menor susceptibilidade à ação deletéria da água do que a sua equivalente não modificada.</p> Jeovanesa Régis Carvalho, Ablenya Grangeiro de Barros, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes Lucena , Rita Flávia Régis Queiroz, Daniel Beserra Costa, Antonio Leomar Ferreira Soares, Érika Vitória de Negreiros Duarte Copyright (c) 2022 Jeovanesa Régis Carvalho, Ablenya Grangeiro de Barros, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes Lucena , Rita Flávia Régis Queiroz, Daniel Beserra Costa, Antonio Leomar Ferreira Soares, Érika Vitória de Negreiros Duarte http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2703 Thu, 29 Sep 2022 00:00:00 -0300