https://revistatransportes.org.br/anpet/issue/feedTRANSPORTES2023-02-27T10:26:45-03:00Assistência Editorialsecretaria.transportes@anpet.org.brOpen Journal Systems<p>TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é o único periódico técnico-científico nacional que publica artigos em todos os campos da Engenharia de Transportes e ciências afins. Manuscritos submetidos para publicação são analisados por especialistas de renome nacional e internacional. TRANSPORTES tem periodicidade quadrimestral e é uma publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - <a href="http://www.anpet.org.br" target="_blank" rel="noopener">ANPET</a>, uma entidade que reúne pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e do exterior.</p> <div style="background-color: yellow;"> <p>Em função das restrições e impactos da COVID-19, o atendimento aos leitores, avaliadores e, principalmente, aos autores poderá ser menos rápido que o normal. Todo o nosso corpo editorial é formado por voluntários que também estão sendo afetados pelas medidas adotadas para contenção dessa pandemia. Contamos com sua compreensão.</p> </div>https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2825Análise temporal do perfil de uso das estações de bicicletas compartilhadas do sistema Bikesampa2023-02-27T10:26:45-03:00Thais Malta Baracatthais.baracat@usp.brOrlando Strambiostrambi@usp.brPatrícia Lavieripatricia.lavieri@unimelb.edu.au<p>Os sistemas de bicicletas compartilhadas ganharam popularidade nos últimos anos, de forma que precisam ser responsivos à demanda. Logo, é necessário entender o comportamento temporal destas viagens. Esta pesquisa estudou o sistema de estações fixas Bikesampa, da cidade de São Paulo, e teve como objetivo classificar as estações segundo a demanda horária de retiradas e devoluções. Utilizou-se um agrupamento k-médias, resultando em três<em> grupos</em> de estações: (i) balanceado, (ii) desbalanceado, com maior número de retiradas na manhã, e (iii) desbalanceado, com maior número de devoluções na manhã. Verificou-se por meio da análise de autocorrelação espacial que os grupos não se distribuem aleatoriamente no espaço, sugerindo uma associação com características do espaço urbano e a necessidade de diferentes estratégias de rebalanceamento entre estações dependendo da localização. O conhecimento do comportamento temporal das viagens de bicicletas compartilhadas permite o desenvolvimento de políticas de operação e de incentivo ao usuário para melhorar a eficiência desses sistemas.</p>2023-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Thais Malta Baracat, Orlando Strambi, Patrícia Lavierihttps://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2750Análise da aplicabilidade de Sistema de Classificação Universal para solos lateríticos utilizados em camadas de pavimentos 2023-02-27T09:26:45-03:00Manoel Leandro Araújo e Fariasmlaf.engcivil@gmail.comHenrique Antônio Oliveira Araújohenrique.zamoura@gmail.comJohn Kennedy Guedes Rodriguesprofkennedy@hotmail.com<p>O desenvolvimento de um novo procedimento de classificação para solos lateríticos, que leve suas propriedades mineralógicas e físicas em consideração e, ademais, as concepções apropriadas do meio ambiente tropical úmido, permitirá prever suas utilizações em camadas de rodovias com uma porcentagem mais elevada. A pesquisa em questão avalia o potencial uso da Metodologia de Classificação Universal de Solos Lateríticos para fins de construção de estruturas de rodovias. O procedimento metodológico compreendeu um programa de ensaios para a classificação e avaliação do comportamento resiliente dos solos. Com base no comportamento resiliente e nas ponderações sobre as propriedades de deformação permanente adotadas, a análise mecanística-empírica indicou bom comportamento dos solos analisados quando empregados em camadas de base em tráfegos menores. Entretanto, mesmo apresentando boas condições, os solos poderiam necessitar de estabilização, seja granulométrica com adição de solo granular, e/ou química com incorporação de cal ou cimento, principalmente na tentativa de combater a retração.</p>2023-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Manoel Leandro Araújo e Farias, Henrique Antônio Oliveira Araújo, John Kennedy Guedes Rodrigueshttps://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2761Análise da gravidade de lesões de pedestres no Brasil utilizando modelos logit de parâmetros aleatórios2023-02-22T15:06:41-03:00Mateus Nogueira Silvamateus.nogueira@det.ufc.brFlávio José Craveiro Cuntoflaviocunto@det.ufc.brMarcos José Timbó Lima Gomestimbo@det.ufc.brSara Ferreirasara@fe.up.pt<p>No Brasil, os pedestres representam o terceiro maior grupo de vítimas de acidentes, depois de motociclistas e ocupantes de automóveis. O emprego de medidas para garantir a segurança de pedestres requer uma compreensão dos fatores de risco associados a lesões em acidentes. Um modelo logit de parâmetros aleatórios foi estimado para investigar fatores que influenciam na severidade dos acidentes com pedestres em vias urbanas de Fortaleza – Brasil. Para isso uma amostra 2660 observações de atropelamentos foi utilizada. Dos fatores investigados apenas a variável referente a idade superior a 60 anos do pedestre obteve um parâmetro aleatório significativo. Nesse caso, a heterogeneidade nas observações pode estar associada, entre outros fatores, a fragilidade física do corpo e a função cognitiva que pode diferir entre os indivíduos desse grupo. Os resultados mostraram ainda que os acidentes ocorridos a noite, com veículos pesados, nos finais de semana e localizadas em vias de maior classificação de tráfego estão associadas a lesões mais graves. A incorporação da heterogeneidade não observada na estimação dos parâmetros do modelo destaca-se como uma das principais contribuições deste trabalho.</p>2023-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mateus Nogueira Silva, Flávio José Craveiro Cunto, Marcos José Timbó Lima Gomes, Sara Ferreirahttps://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2847Capacidade da inspeção de segurança durante a recuperação da COVID-19: estudo de simulação de um aeroporto doméstico no Brasil2023-02-23T11:27:23-03:00Guilherme S. Zapolazapola@ita.brEvandro J. Silvaprof.evandrojs@gmail.comGiovanna M. R. Borilleronzani@ita.brLenice M. Silvale.mirian2016@gmail.comClaudio J. P. Alvesclaudioj@ita.brMichelle C. G. S. P. Bandeiramichelle_galvao@yahoo.com.br<p>Com a recente pandemia de COVID-19, o setor aéreo sofreu uma dramática crise operacional, na qual a quarentena e o distanciamento social repentinamente se tornaram habituais. Quando tais medidas são tomadas, a capacidade do aeroporto é reduzida, algo não previsto nas diretrizes de projeto. Esta pesquisa reconhece que o distanciamento social pode ser um fator importante no futuro dos terminais e apresenta uma contribuição metodológica baseada em simulação. A área de filas da inspeção de segurança foi avaliada sob diferentes combinações de %PHP (% de passageiros no horário de pico). Os resultados indicam que a área de filas existente não pode suprir o volume de passageiros pré-pandemia sob os procedimentos de distanciamento, mas a taxa de recuperação foi baixa o suficiente para permitir o distanciamento social na janela de tempo mais crítica. A metodologia contribui para uma abordagem mais resiliente em relação a potenciais eventos disruptivos no futuro.</p>2023-02-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Guilherme S. Zapola, Evandro J. Silva, Giovanna M. R. Borille, Lenice M. Silva, Claudio J. P. Alves, Michelle C. G. S. P. Bandeira