https://revistatransportes.org.br/anpet/issue/feed TRANSPORTES 2021-09-14T09:49:04-03:00 Mariane Petroski secretaria.transportes@anpet.org.br Open Journal Systems <p>TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é o único periódico técnico-científico nacional que publica artigos em todos os campos da Engenharia de Transportes e ciências afins. Manuscritos submetidos para publicação são analisados por especialistas de renome nacional e internacional. TRANSPORTES tem periodicidade quadrimestral e é uma publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - <a href="http://www.anpet.org.br" target="_blank" rel="noopener">ANPET</a>, uma entidade que reúne pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e do exterior.</p> <div style="background-color: yellow;"> <p>Em função das restrições e impactos da COVID-19, o atendimento aos leitores, avaliadores e, principalmente, aos autores poderá ser menos rápido que o normal. Todo o nosso corpo editorial é formado por voluntários que também estão sendo afetados pelas medidas adotadas para contenção dessa pandemia. Contamos com sua compreensão.</p> </div> https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2391 Rejeito de minério de ferro como agregado mineral fino em misturas asfálticas 2021-03-11T20:21:30-03:00 Igor Castro Sá de Oliveira oliveira.igor@usp.br Adalberto Leandro Faxina adalberto@usp.br <p>A crescente produção mineral gera volumes gradativamente maiores de resíduos sólidos, motivando a realização de estudos que viabilizem o aproveitamento desses resíduos em outras áreas. O objetivo deste trabalho é avaliar a utilização do rejeito de flotação do minério de ferro, que se assemelha a uma areia fina, como material constituinte de misturas asfálticas. Foram produzidas misturas asfálticas completas (MAC) e matrizes de agregados finos (MAF) empregando agregados de gnaisse e rejeito de minério de ferro. A MAC foi avaliada por meio da resistência à tração e dano por umidade induzida. As MAFs foram submetidas a ensaios de fadiga no reômetro de cisalhamento dinâmico, gerando modelos de fadiga das amostras com e sem condicionamento à umidade. A melhor adesividade do ligante asfáltico ao rejeito proporcionou maior resistência à tração na MAC e maior vida de fadiga à MAF condicionada, além de reduzir a suscetibilidade à umidade nas duas escalas.</p> 2021-09-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Igor Castro Sá de Oliveira, Adalberto Leandro Faxina https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2502 Avaliação estrutural de pavimentos com a aplicação do Método MeDiNa e leituras de deflexão com FWD e viga Benkelman 2021-03-22T22:37:51-03:00 Claudia Celene Zago Nery claudiaczago@yahoo.com.br Adriana Goulart dos Santos adriana.santos@udesc.br <p>O novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) emprega a abordagem mecanística-empírica para o dimensionamento dos pavimentos asfálticos. O presente artigo contribui com a aplicação do Método MeDiNa na avaliação estrutural da Estrada Rio do Morro, pavimentada recentemente e inventariada com a medição de bacias deflectométricas através do FWD e viga Benkelman para 110 pontos de teste. Para tanto, foi realizado um comparativo entre as medidas de deflexão e os módulos de elasticidade retroanalisados com o <em>software</em> BackMeDiNa a partir dos dados obtidos com os dois equipamentos. Na sequência foi empregado o <em>software</em> MeDiNa e os módulos anteriormente retroanalisados para a previsão da vida de fadiga do pavimento. Os resultados demonstraram a maior dispersão entre os resultados obtidos com deflexões da viga Benkelman e a eficiência do BackMeDiNa no processo da retroanálise a partir dos dados e considerações de cálculo da pesquisa.</p> 2021-11-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Claudia Celene Zago Nery https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2234 Modelo e heurística matemática híbrida para o problema da recuperação de malha aérea 2020-11-27T09:28:05-03:00 Fábio Emanuel de Souza Morais fabio.emanuel@gmail.com Nicolau Dionísio Fares Gualda ngualda@usp.br Daniel Jorge Caetano daniel@caetano.eng.br <p>O problema de recuperação de malha aérea surge quando eventos inesperados como tempestades, fechamento de aeroportos e manutenção não programada de aeronaves provocam atrasos e/ou cancelamento de voos, inviabilizando o cumprimento da programação original da aeronave. Este trabalho inicia pela apresentação de um modelo matemático para a recuperação da programação de uma empresa aérea. Devido à natureza <em>NP-Hard</em> do problema, o modelo matemático não é capaz de resolver grandes instâncias. Tal circunstância levou ao desenvolvimento de uma heurística matemática composta por dois modelos: um modelo de fluxo em rede com programação inteira mista para gerar uma nova programação com o menor número de cancelamentos e atrasos de voos; e um modelo de programação linear inteira para minimizar as trocas de aeronaves associadas aos voos com relação à programação original. São apresentadas aplicações da heurística a instâncias com até 470 voos, para as quais se obtém, em menos de um minuto de processamento, soluções que distam menos de 0,5% das soluções ótimas, o que permite concluir que a heurística se qualifica para aplicações em casos reais de magnitude considerável.</p> 2021-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Nicolau Dionísio Fares Gualda, Fábio Emanuel Souza Morais, Daniel Jorge Caetano https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2486 Análise causal da ineficiência vertical dos voos durante descidas 2021-01-08T15:37:48-03:00 João Basílio Tarelho Szenczuk jb_pva@hotmail.com Mayara Condé Rocha Murça mayara@ita.br Wallace Silva Sant’anna Souza wallace2silva2souza@gmail.com Rogéria de Arantes Gomes rogeria@ita.br <p>As Operações de Descida Contínua (CDOs) provaram entregar benefícios econômicos e ambientais significativos. No entanto, em operações reais, as trajetórias de voo são frequentemente desviadas em relação aos procedimentos ideais. Avaliar e compreender melhor o nível de aderência da trajetória aos procedimentos ideais de referência é uma etapa fundamental para a identificação de oportunidades de melhoria de desempenho do sistema. Para tanto, este trabalho apresenta um modelo estatístico de desempenho de trajetórias de voo e investiga fatores causais de ineficiência vertical durante descidas. Com base em dados históricos de rastreamento de voo, uma análise de agrupamento de trajetórias é realizada para aprender a estrutura do espaço aéreo e identificar o padrão de trajetória seguido por cada aeronave. A ineficiência vertical é quantificada em termos da quantidade de voo nivelado durante a descida. Um modelo de regressão é então desenvolvido para mapear fatores estruturais e operacionais que influenciam a eficiência vertical. Nosso estudo de caso consiste em 26.040 voos de chegada para os dois principais aeroportos da região metropolitana de São Paulo, Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU). Os resultados revelam que a estrutura do espaço aéreo e tempo convectivo são os fatores mais importantes que afetam a eficiência vertical no espaço aéreo analisado.</p> 2021-11-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Joao Basilio Tarelho Szenczuk, Mayara Condé Rocha Murça, Wallace Silva Sant’anna Souza, Rogéria de Arantes Gomes https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2437 A teoria de justiça de dworkin e sua aplicação no domínio dos transportes 2021-06-27T16:09:06-03:00 Jessica Helena de Lima delima.jh@gmail.com Maria Leonor Alves Maia nonamaia@gmail.com <p class="Resumoeabstract">As questões relativas à justiça e equidade nos transportes vêm crescendo em importância na literatura dos transportes nos últimos anos. No entanto, por tratar-se de um conceito normativo, a definição de equidade nos transportes perpassa pelo compreendimento de uma teoria de justiça e do significado de equidade no contexto desta teoria. Além disso, é preciso avaliar se é possível aplicar a lupa dos transportes a uma determinada teoria sem que a sua essencialidade lógica seja perdida. Este artigo revisa quatro teorias de justiça recorrentes na literatura e avalia criticamente as suas disposições considerando a perspectiva dos transportes e propõe B a utilização da teoria de Dworkin para o embasamento das análises. A escolha dessa teoria se deu por dois motivos principais: a) a linha de pensamento de Dworkin permite a extensão de sua teoria para analisar problemas específicos, sem a necessidade de desenvolver uma teoria mais abrangente de justiça social; e b) a noção de equidade de distribuição é diretamente ligada ao custo de prover a distribuição desejada.</p> 2021-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Jessica Helena de Lima, Maria Leonor Maia https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2381 Controle de temperatura do concreto asfáltico em restauração rodoviária: seu impacto nos índices iniciais de irregularidade longitudinal do pavimento 2020-10-04T22:04:28-03:00 Débora Raquel Pavi deborapavi@sie.sc.gov.br Deividi da Silva Pereira dsp@ufsm.br Lucas Dotto Bueno lucas.bueno@ufsm.br Luciano Pivoto Specht luspecht@ufsm.br Fernando Zucchi fernando.zucchi@ufsm.br Rogério Cattelan Antocheves rogerio@ufsm.br <p class="Resumoeabstract"><span lang="PT-BR">A irregularidade do pavimento está relacionada à percepção de conforto do usuário. Logo, sua quantificação é fundamental, inclusive na fase executiva, para mitigar seus impactos no desempenho dos pavimentos. Neste contexto, este trabalho objetivou monitorar a irregularidade longitudinal antes e após a execução de uma restauração rodoviária, onde foi avaliada a redução efetiva do IRI, e identificadas as singularidades construtivas que impactaram neste índice, a partir do acompanhamento detalhado do processo executivo, com ênfase no monitoramento da temperatura do CA aplicado com câmera termográfica. Durante este acompanhamento, foram identificadas algumas situações extraordinárias determinantes para os picos de IRI, destacando-se a distribuição irregular de massa pela vibroacabadora; acabamento manual da superfície; execução incorreta das juntas transversais; e os diferenciais térmicos nos panos de execução. As análises a partir do HDM-4, relacionando valores de IRI com os custos operacionais dos usuários, indicaram que as falhas construtivas observadas afetaram sensivelmente seus custos.</span></p> 2021-10-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Débora Raquel Pavi https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2500 Uma abordagem metaheurística para o sequenciamento de aeronaves para pouso e o aumento de capacidade de pista 2021-04-08T16:45:01-03:00 Daniel Alberto Pamplona pamplonadefesa@gmail.com Mayara Condé Rocha Murça mayara@ita.br Alexandre Gomes de Barros debarros@ucalgary.ca Claudio Jorge Pinto Alves claudioj@ita.br <p>Problemas de capacidade de pista estão presentes em vários aeroportos ao redor do mundo. A execução eficiente e eficaz do sequenciamento de aeronaves para pouso tornou-se uma alternativa para o aumento de capacidade de pista no nível tático. O problema do sequenciamento busca determinar a melhor ordem de processamento de aeronaves para pouso, a fim de otimizar o uso da pista e mitigar atrasos, entre outros objetivos, sujeito a uma série de restrições operacionais. O presente estudo tem por objetivo desenvolver um método de solução para o problema de sequenciamento que seja capaz de produzir um ganho de capacidade de pista, gerar soluções viáveis em um curto espaço de tempo e manter a equidade entre as empresas aéreas, respeitando o número máximo de mudanças de posição das aeronaves em uma nova sequência. O método é baseado na metaheurística de arrefecimento simulado adaptado ao contexto do problema estudado. O conjunto de dados <em>Airland</em>, disponível na <em>OR-library</em>, e dados reais do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foram utilizados para avaliar os potenciais benefícios do método proposto. Os resultados mostraram ganhos de capacidade de até 21% para os dados teóricos e de 10% para os dados reais.</p> 2021-10-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Daniel Alberto Pamplona, Mayara C.R Murça, Alexandre G. de Barros, Claudio Jorge Pinto Alves https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2456 Sensibilidade estrutural de um pavimento asfáltico ao teor de ligante asfáltico e o método de projeto da mistura 2021-03-27T19:15:05-03:00 Cássio Alberto Teoro do Carmo cassiocarmo@gmail.com Géssica Soares Pereira gessicasoares.p@gmail.com Geraldo Luciano de Oliveira Marques geraldo.marques@ufjf.edu.br Paulo Roberto Borges paroborges@yahoo.com.br <p>O objetivo deste estudo foi analisar a sensibilidade estrutural de um pavimento flexível, cujas camadas asfálticas sofreram variações em suas propriedades mecânicas em função dos teores de ligante asfáltico e dos métodos de dosagem, Marshall e Superpave. Foi considerada uma variação de ±0,5% em torno do teor de projeto de ligante de asfalto, a fim de levar em consideração possíveis variações admissíveis do teor de ligante asfáltico durante o processo de produção da mistura asfáltica. Os valores de módulo resiliente e resistência à tração (ensaio brasileiro) das misturas resultantes foram aplicados à uma estrutura de pavimento de referência analisada pelo software me-PADS. A partir da análise, conclui-se que as variações no teor de ligante de asfáltico e o método de projeto das misturas asfálticas influenciam as propriedades mecânicas e as respostas estruturais correspondentes do pavimento estudado: as camadas asfálticas projetadas pelo método Marshall apresentaram maior sensibilidade à variação no teor de ligantes de asfalto, o que pode constituir um diferencial técnico das misturas de asfalto projetadas pelo método Superpave.</p> 2021-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Cassio Alberto Teoro Carmo https://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/1730 Efeitos da prática de tanqueamento na segurança das operações aéreas: o caso da aviação geral 2021-02-21T14:50:45-03:00 Reinaldo Moreira Del Fiaco reinaldodelfiaco@outlook.com.br Camila Maestrelli Leobons camila@maestrelli.org Wesley Braytiner de Souza Silva wesleybraytiner@gmail.com Paulo Afonso Lopes da Silva pauloafonsolopes@ime.eb.br <p class="Resumoeabstract">O gasto de combustível representa a maior parcela do custo operacional na aviação, e a sua falta, ou pane seca, é um dos fatores que mais contribuem contribuintes para os acidentes aeronáuticos. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo de programação não linear para minimizar o custo total com abastecimento por meio da prática de tanqueamento, observando as restrições de regra de voo, operacionais e físicas da aeronave. Foi realizada uma simulação de quatro voos para encontrar qual a quantidade de combustível a ser abastecida em cada etapa, e o resultado mostrou uma economia de 1,7% quando comparado com o abastecimento mínimo necessário para a quantidade regulamentar. A partir deste estudo, aplicativos online podem ser desenvolvidos para facilitar a inserção dos dados necessários e simplificar os processos envolvidos no planejamento de voos.</p> 2021-10-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Reinaldo Moreira Del Fiaco, Camila Maestrelli Leobons, Wesley Braytiner de Souza Silva, Paulo Afonso Lopes da Silva