Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico ou veículo qualquer. Se o manuscrito submetido já tiver sido publi­cado anteriormente na sua forma atual (ou em forma muito semelhante) num congresso ou em outro veículo qualquer, fornecer as informações pertinentes em "Comentários ao Editor" e avisar o editor no e-mail gerado pelo sistema. No caso de manuscritos previamente publicados em congressos (ANPET, Panam, etc.), é desejável incluir os pareceres dos avaliadores do congresso como anexo nesta mensagem.

  • Os arquivos para submissão estão em formato .docx (Microsoft Word) e não ultrapassam 12 MB, com todas as figuras e tabelas inclusas num único arquivo.

  • As referências ao longo do texto e na lista de referências seguem estritamente o estilo Harvard. Um guia para consulta pode ser encontrado neste link (Mendeley). Os manuscritos que não atenderem a este requisito serão rejeitados sumariamente.

    Não cite documentos que não estejam amplamente disponíveis para os leitores (por ex., comunicações pessoais, material não publicado, etc.) e verifique se todos os hiperlinks funcionam no instante da submissão do manuscrito. Inclua DOIs para todos os artigos de periódicos citados.

  • O arquivo do manuscrito foi preparado de tal forma que:
    • O texto tem até 8.000 palavras, sendo que cada figura ou tabela vale 200 palavras;
    • O texto está em espaço 1,5;
    • As margens são 25 mm em todos os lados do papel;
    • O texto usa fonte Times Roman de 12 pontos;
    • Emprega-se itálico em vez de sublinhado;
    • As figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto, depois de serem citadas, e não como anexos no final do documento;
    • As tabelas estão formatadas de forma similar à usada em artigos recentes publicados pela revista
    • As figuras estão em formato vetorial (wmf, svg, eps, etc.); fotos ou mapas em formato raster tem qualidade suficiente para publicação (300 dpi).
  • Os arquivos criados como documentos do Word (.docx) atendem aos seguintes requisitos:

    • O arquivo foi gravado no formato Word  .docx;
    • As figuras estão em formato vetorial (alta qualidade);
    • Códigos de programas e figuras constituídas apenas por texto são editáveis dentro do Word;
    • As tabelas são editáveis no Word; e
    • As equações são editáveis e foram inseridas usando-se o editor de equações do Word (inserir equação).
  • A identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares".
  • Nenhum dos autores têm três manuscritos em fase de avaliação ou edição pela TRANSPORTES. Caso algum dos autores já tenha três manuscritos no sistema, este manuscrito será devolvido aos autores sumariamente, até que todos os autores satisfaçam essa condição.
  • Tendo em vista o crescimento substancial do número de submissões nos últimos anos, e de forma a garantir a sua continuidade diante da nova realidade de financiamento e fomento científico no país, a ANPET decidiu pela cobrança de uma taxa de publicação, a fim de garantir parte dos recursos necessários para a produção da TRANSPORTES.

    Essa taxa será devida apenas quando o artigo for aceito para publicação na TRANSPORTES, após o processo normal de avaliação. Não haverá cobrança no momento da submissão do artigo e nem durante a sua avaliação.

    A taxa de publicação, a ser revisada regularmente, será devida pelos novos artigos que forem submetidos a partir de 2 de março de 2020. Os valores da taxa de publicação para 2020 são:

    • R$ 700,00 (setecentos reais) para os artigos submetidos e publicados em português.

    • R$ 500,00 (quinhentos reais) para os artigos submetidos e publicados em inglês.

    Tendo em vista o compromisso da ANPET com os seus associados, estarão isentos dessa taxa os artigos em que N − 1 autores  (isto é, todos os autores exceto um) sejam associados regulares da ANPET e estejam em dia com o pagamento da anuidade da associação no momento da aceitação do artigo e encaminhamento da versão final do mesmo para a editoração pela TRANSPORTES.

    Um estudo sobre os artigos publicados no último ano mostrou que essa nova política de gestão cobrirá aproximadamente 25% dos custos anuais associados diretamente à Revista TRANSPORTES.

    A ANPET fornecerá aos autores os documentos necessários para comprovação do pagamento da taxa de publicação perante programas de pós-graduação ou órgãos de fomento à pesquisa e instituições empregadoras.

    Após aprovação do artigo, os autores deverão aguardar o envio da fatura proforma com as informações sobre como proceder quanto ao pagamento da taxa, quando for o caso.

  • O manuscrito deve seguir a formatação conforme INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS PARA TRANSPORTES: https://www.revistatransportes.org.br/public/journals/1/Instrucoesaosautores2021.pdf

Diretrizes para Autores

A Revista TRANSPORTES é uma publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) que tem por missão divulgar artigos técnicos e científicos e outras matérias de interesse para seus associados e para a comunidade profissional de Transportes e áreas afins.

São aceitos para publicação apenas trabalhos de natureza técnico-científica, de caráter original, que não tenham sido submetidos para publicação em nenhum outro veículo. Também podem ser publicadas discussões sobre artigos publicados na revista, resenhas bibliográficas e artigos convidados, escritos por profissionais renomados sobre temas de interesse da comunidade e da própria ANPET.

A seleção dos manuscritos para publicação baseia-se num processo de revisão por especialistas (peer review).  O processo de avaliação usado é o double-blind, no qual os avaliadores desconhecem os autores do manuscrito e vice-versa. Um artigo só é publicado após ter sido avaliado e recomendado por pelo menos dois avaliadores ad-hoc.

Editorial

Serve apenas para o editorial do fascículo.

Artigos

São trabalhos de natureza técnico-científica em qualquer um dos campos da Engenharia de Transportes, elaborados com alto rigor científico, que não tenham sido publicados anteriormente em nenhum outro periódico, e que não tenham sido simultaneamente submetidos a outro periódico.

Artigos convidados do congresso da ANPET

Apenas trabalhos convidados a serem submetidos para a Revista TRANSPORTES por indicação do Comitê Científico do congresso da ANPET. Serve apenas para a submissão inicial dos manuscritos que, ao serem publicados, aparecerão na seção ARTIGOS. 

Ao submeter seu manuscrito, inclua na mensagem ao editor, que o artigo foi indicado pelo comitê científico do congresso da ANPET. 

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica

Artigos que foram agraciados com o Prêmio ANPET Produção Acadêmica e que serão publicados num número especial da TRANSPORTES

Special issue for selected papers from the 2018 ISAP Conference

Invited papers from ISAP 2018 which will be published in a special issue.

Special issue on Air Transportation

Papers submitted to publication in a special number on Air Transportation

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação ou pela ANPET, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.