Avaliação do ganho na redução de CO2 devido a disponibilidade de um sistema metroviário: Aplicação no Metrô do Rio de Janeiro

Authors

  • Carlos Eduardo Sanches de Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE Metrô do Rio de Janeiro
  • Marcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE
  • Ilton Curty Leal Junior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.653

Abstract

A emissão de CO2 pelos sistemas metroviários é geralmente muito pequena. Haveria maior emissão, caso seus passageiros não dispusessem do sistema e tivessem que utilizar outros modos de transporte. Adicionalmente, aumentariam os congestionamentos, crescendo o consumo de combustível e produzindo maior emissão. A existência do sistema metroviário evita a emissão que seria produzida por mais veículos em circulação e os consequentes congestionamentos, favorecendo, também, o aumento da densidade populacional em seu entorno, o que contribui para mais viagens a pé ou por bicicleta. Este trabalho visa analisar a influência dos sistemas metroviários na emissão de CO2, sob uma abordagem que considere tanto a emissão produzida quanto a emissão evitada, evidenciando os benefícios de menor emissão de carbono de todo o sistema de trânsito, proporcionados pelo sistema metroviário. Uma metodologia é apresentada e aplicada no Metrô do Rio de Janeiro, quantificando a emissão líquida evitada pelo sistema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcio de Almeida D'Agosto, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE

Programa de Engenharia de Transportes

References

APTA (2009) Recommended practices for quantifying greenhouse gas emissions from transit. American Public Transportation Association. Disponível em <http://www.apta.com/resources/hottopics/sustainability/Documents/Quantifying-Greenhouse-Gas-Emissions-APTA-Recommended-Practices.pdf>. Acesso em 15/08/12

COPPETEC (2011) Inventário de emissões atmosféricas por veículos automotores do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos. Disponível em <http://download.rj.gov.br/documentos/10112/975111/DLFE-51272.pdf/Inventario_2011.pdf>. Acesso em 20/11/12

EPE (2012) Balanço energético nacional. Empresa de Pesquisa Energética. Disponível em <https://ben.epe.gov.br/downloads/Resultados_Pre_BEN_2012.pdf>. Acesso em 02/08/12

FDT (2008) Conserve by transit: Analysis of the energy consumption and climate change benefits of transit. Florida Department of Transportation. Disponível em <http://planfortransit.com/wp-content//ConservebyTransitFinalReport.pdf>. Acesso em 6/11/12

IEA (2009) Transport, energy and CO2. International Energy Agency. Disponível em <http://www.iea.org/publications/freepublications/publication/transport2009.pdf>. Acesso em 01/08/12

IPCC (2006) Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories. Intergovernmental panel on climate change. Disponível em <http://www.ipcc-nggip.iges.or.jp/public/2006gl/vol1.html>. Acesso em 03/05/13

IPEA (2011) Emissões Relativas de Poluentes do Transporte Motorizado de Passageiros nos Grandes Centros Urbanos Brasileiros. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em <http://desafios2.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1606.pdf>. Acesso em 03/05/13

ISO (2007) ISO 14.064:2007 Gases de efeito estufa. International Organization for Standardization.

London Underground (2009) London Underground carbon footprint. Disponível em <http://www.tfl.gov.uk/assets/downloads/corporate/london-underground-carbon-footprint-2008.pdf>. Acesso em 13/08/12

MA (2012) Mistura carburante automotiva (Etanol anidro/Gasolina) – Cronologia. Ministério da Agricultura.

Disponível em <http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Desenvolvimento_Sustentavel/Agroenergia/Orientacoes_Tecnicas/01-Mistura%20etanol%20anidro-gasolina-CRONOLOGIA%28Atualiz_02_09_2011%29.pdf>. Acesso em 28/11/12

MetrôRio (2012) Informações fornecidas por funcionários do Metrô do Rio de Janeiro: Anderson Correa, Gerente de Saúde e Meio Ambiente; Rejane Micaelo, Gerente de Inteligência de Mercado; Daniel Habib, Gerente de Operação e Márcia Baptista, Coordenadora de Gestão da Informação e Energia.

Metrô de São Paulo (2011) Inventário de emissões de gases do efeito estufa Metrô 2010. Disponível em <http://www.metro.sp.gov.br/metro/sustentabilidade/pdf/inventario-emissoes-gases.pdf>. Acesso em 10/07/12

MTA (2008) Renewable energy task report. Metropolitan Transport Authority. Disponível em <http://www.mta.info/sustainability/pdf/MTA%20Renewable%20Energy%20Report%2010%2029%2008.pdf>. Acesso em 30/07/12

MTA (2009) Impact of public transportation on GHG in the MTA area. Metropolitan Transport Authority. Disponível em <http://www.mta.info/sustainability/pdf/MTA%20Carbon%20Model%20Report%20&%20Presentation.pdf>. Acesso em 15/07/12

MTA (2012) Sustainability report. Metropolitan Transport Authority. Disponível em <http://www.mta.info/sustainability/pdf/2012Report.pdf>. Acesso em 20/07/12

SMTR (2012) Serviço de transporte de taxis no Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Trânsito do Rio de Janeiro. Disponível em <http://www.taxi-library.org/rio/deoliveira.pdf>. Acesso em 25/11/12

TFL (2006) Surface Advisory Panel. Transport for London. Disponível em <http://www.tfl.gov.uk/assets/downloads/Agenda-and-Papers-SAP-31-05-06.pdf>. Acesso em 10/08/12

Published

2013-08-31

How to Cite

Andrade, C. E. S. de, D’Agosto, M. de A., & Leal Junior, I. C. (2013). Avaliação do ganho na redução de CO2 devido a disponibilidade de um sistema metroviário: Aplicação no Metrô do Rio de Janeiro. TRANSPORTES, 21(2), 5–12. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.653

Issue

Section

Artigos