Effects of drivers evasive behavior on the placement of automated enforcement equipment in highway systems

Lucas Franceschi, Gustavo Garcia Otto, Luciano Kaesemodel, Amir Mattar Valente

Resumo


A localização de equipamentos de fiscalização em rodovias é um problema de interesse para várias entidades responsáveis pela manutenção da infraestrutura viária e fiscalização das leis de trânsito. É possível que nesse tipo de situação os veículos busquem ativamente evadir à fiscalização, para manter o lucro associado ao trânsito ilegal ou para evitar as punições da lei. Caso esse efeito não seja considerado nas etapas de planejamento dos sistemas de fiscalização, os transportadores podem facilmente evitar a fiscalização através de aplicativos de planejamento de rotas. Este trabalho procura investigar como tal comportamento evasivo altera a forma com que os equipamentos de fiscalização devem ser localizados na malha rodoviária. Primeiramente, realiza-se uma revisão de como esse problema vem sendo resolvido na literatura, e após isso são realizados experimentos numéricos com um dos principais modelos matemáticos utilizados. Os resultados mostram que a consideração matemática do comportamento de evasão não aumenta de forma expressiva o número de equipamentos que devem ser instalados na malha, mas otimiza a sua localização para que sejam capturados todos os caminhos possíveis para cada par origem-destino (dentro de uma distância máxima de desvio em relação ao menor caminho). Caso o planejamento seja feito sem a consideração da evasão e os veículos apresentem essa tendência, a fiscalização pode ser inefetiva. Por outro lado, caso no planejamento seja considerada uma tendência à evasão maior que a real, todos os veículos serão monitorados com sucesso pelos pontos de monitoramento, sem haver aumento expressivo no custo de implantação.


Palavras-chave


Sistemas de Transporte. Fiscalização. Localização. Evasão. Captura de fluxos.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2233

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