Medidas de Transporte Urbano de Cargas na Região Metropolitana de São Paulo nas últimas décadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2785

Palavras-chave:

Transporte de carga urbana, Planejamento urbano, Política urbana, Medidas de transporte urbano de carga

Resumo

Várias cidades costumam ter áreas restritas compartilhadas por pessoas e veículos de carga. Logo, as autoridades públicas geralmente gerenciam os conflitos de uso do espaço urbano implementando medidas para limitar os impactos negativos das atividades de transporte de mercadorias, e algumas medidas revelam outras razões (políticas) para serem implementadas. As medidas são classificadas por infraestrutura (anel viário, estacionamento na rua e áreas de descarga/descarga, pontos de coleta), governança (controle de tráfego de caminhões, zoneamento, janelas de tempo, rotas preferenciais e pedágios urbanos) e equipamentos (tipo de veículos e combustíveis alternativos). Este estudo analisa as medidas de gestão do Transporte Urbano de Cargas (TUC) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Fizemos uma análise aprofundada das medidas UFT na RMSP de 1960 a 2020. Pesquisamos bancos de dados de documentos das cidades e usamos rotinas Python para reconhecer e filtrar informações de texto, depois comparamos o surgimento de medidas com mudanças na população, PIB e frota. Concluímos que o descarregamento/carregamento fora da via e as restrições ao tráfego de veículos pesados são as medidas mais comuns implementadas pelas cidades da RMSP ao longo do tempo. A maioria das cidades com alto crescimento também apresenta aumento da demanda por UFT, levando a restrições principalmente em relação a veículos de grande porte no centro da cidade. Cidades perto da cidade de São Paulo e que apresentam uma crescente frota de caminhões parecem não investir na restrição de caminhões; geralmente essas cidades atraem armazéns e/ou transportadoras de onde fazem a entrega na cidade de São Paulo. Além disso, constatamos que as políticas públicas não têm sido coordenadas entre os municípios e que a maioria das medidas não é avaliada antes de sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTT (2021) Registro nacional de transportadores rodoviários de cargas. Available at: <https://portal.antt.gov.br/rntrc> (accessed 05/08/2023).

Behrends, S. (2011) Urban Freight Transport Sustainability the Interaction of Urban Freight and Intermodal Transport. Theses (Ph.D.). Department of Technology Management and Economics, Chalmers University of Technology, Gothenburg. Available at: <https://publications.lib.chalmers.se/records/fulltext/150735.pdf [[Q1: Q1]]> (accessed 05/08/2023).

Dablanc, L. and M. Browne (2019) Introduction to special section on logistics sprawl, Journal of Transport Geography, v. 88, p. 102390. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2019.01.010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2019.01.010

Dias, J.M.; G.B. Sobanski; J.E.R. Silva et al. (2018) Are Brazilian cities ready to develop an ef8icient urban freight mobility plan, Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 10, n. 3, p. 587-99. DOI: 10.1590/2175- 3369.010.003.ao07. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao07

Dias, J.M.; J.G.V. Vieira; J.E.A. da Silva et al. (2020) Os PlanMobs têm contemplado o transporte urbano de carga, Transportes, v. 28, n. 3, p. 103-20. DOI: 10.14295/transportes.v28i3.1887 DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.1887

EMPLASA (2021) Expansão da Área Urbana da Região Metropolitana de São Paulo. Available at <http://www.igc.sp.gov.br/produtos/arquivos/ExpansaoDaAreaUrbanizadaDaRmspAte2002.pdf> (accessed 05/08/2023).

Ewbank, H.; J.G.V. Vieira and J. Fransoo (2020) The impact of urban freight transport and mobility on transport externalities in the SPMR, Transportation Research Procedia, v. 46, p. 101-8. DOI: 10.1016/j.trpro.2020.03.169. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2020.03.169

Guerin, L.; J.G.V. Vieira; R.L.M. Oliveira et al. (2021) The geography of warehouses in the São Paulo Metropolitan Region and contributing factors to this spatial distribution, Journal of Transport Geography, v. 91, p. 102976. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2021.102976. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2021.102976

He, J.; N. Gouveia and A. Salvo (2019) External effects of diesel trucks circulating inside the Sao Paulo megacity, Journal of the European Economic Association, v. 17, n. 3, p. 947-89. DOI: 10.1093/jeea/jvy015. DOI: https://doi.org/10.1093/jeea/jvy015

Holguín-Veras, J.; J. Amaya Leal; I. Sanchez-Diaz et al. (2018) State of the art and practice of urban freight management: Part I: infrastructure, vehicle-related, and traffic operations, Transportation Research Part A, Policy and Practice, v. 137, p. 360-82. DOI: 10.1016/j.tra.2018.10.037. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2018.10.037

Holguín-Veras, J.; J. Amaya-Leal; J. Wojtowicz et al. (2015) Improving Freight System Performance in Metropolitan Areas: A Planning Guide. Washington, DC: Transportation Research Board. DOI: 10.17226/22159. DOI: https://doi.org/10.17226/22159

IBGE (2020) Available at: <https://www.ibge.gov.br/> (accessed 05/08/2023).

IPTC (2019) Restrições de Circulação na GRMSP: Veículos de Carga - Versão 2.0. Available at: <http://iptcsp.com.br/restricoes-de-circulacao-de-veiculos-de-carga-na-grmsp/> (accessed 05/08/2023).

Kiba-Janiak, M. (2017) Urban freight transport in city strategic planning, Research in Transportation Business & Management, v. 24, p. 4-16. DOI: 10.1016/j.rtbm.2017.05.003. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rtbm.2017.05.003

Kin, B.; S. Verlinde and C. Macharis (2017) Sustainable urban freight transport in megacities in emerging markets. Sustainable Cities and Society, v. 32, p. 31-41. DOI: 10.1016/j.scs.2017.03.011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scs.2017.03.011

Krippendorff, K. (2004) Content Analysis: An Introduction to Its Methodology (3rd ed.). Thousand Oaks: SAGE.

Lagorio, A.; R. Pinto and R. Golini (2016) Research in urban logistics: a systematic literature review. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 46, n. 10, p. 908-31. DOI: 10.1108/IJPDLM-01-2016- 0008. DOI: https://doi.org/10.1108/IJPDLM-01-2016-0008

Letnik, T.; M. Marksel; G. Luppino et al. (2018) Review of policies and measures for sustainable and energy efficient urban transport, Energy, v. 163, p. 245-57. DOI: 10.1016/j.energy.2018.08.096. DOI: https://doi.org/10.1016/j.energy.2018.08.096

Lindholm, M. (2012) How local authority decision makers address freight transport in the urban area. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 39, p. 134-45. DOI: 10.1016/j.sbspro.2012.03.096. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.03.096

Mcleod, S.; J.H.M. Schapper; C. Curtis et al. (2019) Conceptualizing freight generation for transport and land use planning: a review and synthesis of the literature. Transport Policy, v. 74, p. 24-34. DOI: 10.1016/j.tranpol.2018.11.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2018.11.007

NOVELOG (2019) Initiatives in sustainable city logistics. New cooperative business models and guidance for sustainable city logistics. Available at: <https://civitas.eu/projects/novelog> (accessed 05/08/2023).

Oliveira, C.; M.B.R. Albergaria; G.G. Vasconcelos et al. (2017) Sustainable vehicles-based alternatives in last mile distribution of urban freight transport: a systematic literature review. Sustainability, v. 9, n. 8, p. 1324. DOI: 10.3390/su9081324. DOI: https://doi.org/10.3390/su9081324

Quak, H. (2008) Sustainability of Urban Freight Transport Retail Distribution and Local Regulations in Cities. (Dissertation). Erasmus Research Institute of Management (ERIM), Erasmus University Rotterdam, Rotterdam. Available at: <https://repub.eur.nl/pub/11990/EPS2008124LIS9058921543Quak.pdf [[Q2: Q2]]> (accessed 08/05/2023).

Ruesch, M. (2004) Road pricing and urban freight transport: practices and developments from the BESTUFS project. In Brebbia, C.A. and L.C. Wadhwa (eds.) Urban Transport X (vol. 75). Southampton: WIT Press, p. 895-904.

Russo, F. and A. Comi (2011) Measures for sustainable freight transportation at urban scale: expected goals and tested results in Europe, Journal of Urban Planning and Development, v. 137, n. 2, p. 142-52. DOI: 10.1061/(ASCE)UP.1943-5444.0000052. DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)UP.1943-5444.0000052

SEADE (2020) Perfil dos Municípios Paulistas. São Paulo: Portal de Estatísticas do Estado de São Paulo, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Available at: <http://www.perfil.seade.gov.br/#> (accessed 05/08/2023).

SINDIPEÇAS (2020) Relatórios Estatísticos: Frota de Veículos. São Paulo: SINDIPEÇAS. Available at: <https://www.sindipecas.org.br/sindinews/Economia/2020/RelatorioFrotaCirculante_Abril_2020.pdf> (accessed 05/08/2023).

Taniguchi, E. and R.G. Thompson (2015) Introduction. In E. Taniguchi e R.G. Thompson (eds.) City Logistics Mapping The Future (p. 1-12) Boca Raton: CRC Press. DOI: https://doi.org/10.1201/b17715-2

Taniguchi, E.; R.G. Thompson; T. Yamada et al. (2001) Introduction. In E. Taniguchi (ed.) City Logistics. Amsterdam: Pergamon, p. 1–15. DOI: 10.1108/9780585473840-001. DOI: https://doi.org/10.1108/9780585473840

UN (2019) World Urbanization Prospects: The 2018 Revision. New York: United Nation.

Vieira, J. and J. Fransoo (2015) How logistics performance of freight operators is affected by urban freight distribution issues, Transport Policy, v. 44, p. 37-47. DOI: 10.1016/j.tranpol.2015.06.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2015.06.007

Vieira, Y.E.M.; F.D.R. Francisco; R.A.D.M. Bandeira et al. (2021) Iniciativas do poder público para o transporte urbano de carga: perspectivas de impacto no cenário brasileiro. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 13, p. 13. DOI: 10.1590/2175-3369.012.e20200034. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3369.012.e20200034

Downloads

Publicado

30-08-2023

Como Citar

Ferreira, M. A. ., Vieira, J. G. V. ., Oliveira, R. L. M. de, & Junior, J. C. C. . (2023). Medidas de Transporte Urbano de Cargas na Região Metropolitana de São Paulo nas últimas décadas. TRANSPORTES, 31(2), e2785. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2785

Edição

Seção

Artigos