Modelo de apoio à decisão para um problema de posicionamento de bases, alocação e realocação de ambulâncias em centros urbanos: estudo de caso no município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.730Palavras-chave:
Serviço de ambulâncias. Problema de localização. Modelo de otimização.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de modelo matemático para o problema de localização de bases de atendi-mento emergencial, alocação de ambulâncias a essas bases em múltiplos períodos de tempo num horizonte de planejamento definido e realocação das viaturas entre períodos subsequentes. Esse problema é relevante para planejamento de sistemas de atendimento emergencial em grandes centros urbanos, nos quais existem variações das condições de tráfego e da con-centração de pessoas em diferentes zonas ao longo do dia, fazendo com que os sistemas emergenciais nesses centros precisem ser dinâmicos o suficiente para acompanhar essas variações. Adicionalmente, em grandes metrópoles o número de ambulâncias é elevado (superior a uma centena), assim como o número de distritos em que a cidade é dividida. Como objetivo do planejamento tem-se a maximização de probabilidade de atendimento de um determinado chamado dentro de um tempo máximo de cobertura pré-definido. Neste artigo também é apresentada uma aplicação prática do modelo no sis-tema de ambulâncias do município de São Paulo.Downloads
Referências
Andrade, L. A. C. G. (2012) Heurística baseada em colônia artificial de abelhas para o problema de localização de bases, alocação e realocação de ambulâncias. 2012. 250p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Departamento de Engenharia de Sistemas Logísticos, São Paulo.
Bianchi, G. e Church, R. L. (1988) A hybrid fleet model for emergency medical service systems design. Social Sci. Med. 26, 163-171.
Batta, R.; Dolan, J. e Krishnamurthy, N. (1989) The maximal expected covering location problem: revisited. Transport. Science. 23, 277-287.
Brotcorne, L.; Laporte, G. e Semet, F. (2003) Ambulance Location and Relocation Models. European Journal of Operations Research 147, 451-463.
Channouf, N., L'Ecuyer, P., Ingolfsson, A., & Avramidis, A. N. (2007). The application of forecasting techniques to modeling emergency medical system calls in Calgary, Alberta. Health Care Management Science 10 (1), 25-45.
Chiyoshi, F., Iannoni, A. P., Morabito, R. (2011) A tutorial on hypercube queueing models and some practical applications in emergency service systems. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, XLIII, 2011, Ubatuba. Anais do XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.
Church, R. L. e ReVelle, C. (1974) The maximal covering location problem. Papers of the Regional Science Association 32,101-118
Daskin, M. S. (1983) A maximum expected location model: Formulation, properties and heuristic solution. Transportation Science 7, 48–70.
Daskin M. (1995) Network and discrete location: models, algorithms, and application. John Wiley&Sons.
Galvão, R. D., Morabitto, R. (2008) Emergency service systems the use of the hypercube queueing model in the solution of probabilistic location problems. International Transactions in Operations Research 15 - 525-549.
Galvão, R. D., Chiyoshi, F. Y., Morabito, R. (2005) Towards unified formulations and extensions of two classical probabilistic location models. Computers & Operations Research 32 - 15-33.
Gendreau, M.; Laporte, G. e Semet, F. (2001) A dynamic model and parallel tabu search heuristic for real-time ambulance relocation. Parallel Computing 27, 1641-1653.
Hillier, F. S., Lieberman, G. J. Introduction to Operations Research. 8th Edition. McGraw-Hill College, 2004.
Iannoni, A. P., Morabito, R. e Saydam, C. (2011) Optimizing large-scale emergency medical system operations on highways using the hypercube queuing model. Socio-Economic Planning Sciences 45, 105-117.
Iannoni, A. P., Morabito, R. (2007). A multiple dispatch and partial backup hypercube queuing model to analyze emergency medical systems on highways. Transportation Research E, 43(6): 755–771.
Iannoni, A. P., Morabito, R. e Saydam, C. (2007) An optimization approach for ambulance location and the districting of response segments on highways. European Journal of Operational Research, v.145, n.2, p.528-542.
Jyaraman, V. e Srivastava, R. (1995) A Service Logistics Model for Simultaneous Siting of Facilities and Multiple Levels of Equipment. Computers & Operations Research 22 (2), 191-204.
Larson, R.C. (1974) A hypercube queueing model for facility location and redistricting in urban emergency services. Computers & Operations Research 1, 67–95.
Marianov V. e ReVelle C. (1996) The Queueing Maximal Availability Location Problem: A model for the siting of emergency vehicles. European Journal of Operations Research 93, 110-120.
Matteson, D. S., McLean, M. W., Woodard, D. B., Henderson, S. G. Forecasting Emergency Medical Service Call Arrival Rates. School of Operations Research and Information Engineering. Cornell University (2010).
Medina, A. C. (1996) Modelos para dimensionamento de frota e localização de embarcações para atendimento de acidentes marítimos. 1996. 240p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, São Paulo.
Rajagopalan, H.K.; Saydam, C. e Xiao, J. (2008) A multi-period set covering location model for dynamic redeployment of ambulances. Computers & Operations Research 35 (3), 814–826.
ReVelle, C. S. e Hogan, K., (1989) The maximum availability location problem. Transportation Science 23, 192–200.
Revelle, C. S. e Marianov, V. (1991) A probabilistic FLEET model with individual vehicle reliability requirements. European Journal of Operations Research 53, 93-105.
Schilling, D.; Elzinga, D. J.; Cohon, J.; Church, R. e ReVelle, C. (1979) The Team/Fleet Models for Simultaneous Facility and Equipment Siting. Transportation Science, v. 13, n. 2, p. 163-175.
Schilling, D. A.; Jayaraman, V. e Barkhi, R. (1993) A review of covering problems in facility location. Location Science v 1 n 1, 25–55.
Schmid, V. e Doerner, K. F. (2010) Ambulance location and relocation problems with time-dependent travel times. European Journal of Operations Research 207, 1293–1303.
Singer, M. e Donoso, P. (2008) Assessing an ambulance service with queuing theory. Computers & Operations Research 35, 2549-2560.
Takeda, R. A.; Widmer, J. A. e Morabito, R. (2007) Analysis of ambulance decentralization in an urban emergency medical service using the hypercube queueing method. Computers & Operations Research 34 - 727-741.
Toregas, C.R.; Swain, R.; ReVelle, C.S. e Bergman, L., (1971) The location of emergency service facilities. Operations Research 19, 1363–137.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.