Adaptação do HCM-7 para estimativa do nível de serviço em uma rodovia de pista simples brasileira com faixas adicionais
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3032Palavras-chave:
Nível de serviço. Simulação de tráfego. Faixa adicional.Resumo
O Highway Capacity Manual (HCM-7) é o principal documento para análise de capacidade e nível de serviço em âmbito mundial. Os parâmetros utilizados no desenvolvimento do manual foram obtidos em países norte-americanos e, por esse motivo, devem ser realizadas adaptações devido às condições encontradas localmente. O presente trabalho teve, como objetivo geral, adaptar o método proposto no HCM-7 para estimar o nível de serviço em uma rodovia de pista simples brasileira com faixas adicionais. O método proposto foi baseado em dados de tráfego produzidos com o simulador de tráfego Aimsun Next, previamente calibrado para dados obtidos em uma rodovia brasileira. A partir dos resultados das simulações, foi possível adequar os coeficientes de diversas equações presentes no manual que permitem obter a medida de serviço Densidade de Veículos em Pelotões (FD) em segmentos com faixas adicionais. Foi observado que a adaptação do método forneceu valores estimados de FD e Nível de Serviço próximos aos dados encontrados diretamente em campo.
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