Comparação entre centralidades baseadas na distância e no estresse para ranquear locais prioritários para investimentos em infraestrutura cicloviária em cidades de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2890Palavras-chave:
Bicicleta, Nível de Estresse, Centralidade, Cidades de pequeno porteResumo
A carência de diretrizes técnicas que auxiliem na definição de locais com prioridade de investimentos é uma das barreiras ao ciclismo em países emergentes, limitando a preparação de planos de mobilidade urbana mesmo quando exigidos legalmente. O objetivo deste trabalho é propor e comparar duas abordagens, com e sem considerar a percepção do estresse de ciclistas (avaliada com base no LTS, ou Level of Traffic Stress), para determinação da importância relativa de segmentos viários na rede e hierarquização de infraestruturas cicloviárias prioritárias. Um estudo de caso foi conduzido na cidade de Bariri (Brasil), para a qual foram mapeadas e ranqueadas, por ambos os critérios, as contribuições gerais de cada link da rede às rotas cicláveis identificadas. A distribuição espacial das diferenças de classificações homólogas (classificações, pelos diferentes critérios, correspondentes a um mesmo link) também foi mapeada e a autocorrelação espacial entre essas diferenças foi avaliada pelo Índice de Moran Local, permitindo elencar trechos viários de maior similaridade e dissimilaridade entre as abordagens propostas para a alocação de recursos.
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