Avaliação da vulnerabilidade ambiental na pré-seleção de áreas para implantação de terminais hidroviários utilizando AHP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2663

Palavras-chave:

Vulnerabilidade ambiental. Terminais fluviais. Hidrovia. Avaliação ambiental. AHP.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia expedita para a avaliação da vulnerabilidade ambiental de áreas designadas para a implantação de terminais hidroviários. Estudos ambientais envolvem numerosas variáveis, e sua ponderação relativa é altamente complexa. As metodologias existentes frequentemente requerem uma coleta extensiva de dados, resultando em custos significativos e compromissos de tempo consideráveis. Para resolver isso, propomos um procedimento de avaliação ambiental hierárquica baseado em dados públicos e de fácil acesso, facilitando a pré-seleção de locais para estudos subsequentes mais detalhados. A motivação para este estudo foi equilibrar o desenvolvimento com a preservação ambiental através de um modelo expedito, dado que critérios econômicos e logísticos são comumente priorizados com base nas expectativas do mercado regional. Para alcançar isso, utilizamos o método Analytic Hierarchy Process (AHP) com julgamento de especialistas. O procedimento proposto foi aplicado a pontos sugeridos pelo Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH), publicado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para a implantação de terminais hidroviários na Hidrovia Tietê, no estado de São Paulo. Nossa pesquisa revelou que, próximo a alguns pontos escolhidos pelo PNIH (2013), havia áreas classificadas como de muito alta vulnerabilidade ambiental e outras como de muito baixa vulnerabilidade ambiental.

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Biografia do Autor

Líria Baptista de Rezende, Faculdade de Tecnologia de Jahu

Graduação em Tecnologia Fluvial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1993) e mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (2003) na área de logística e transporte. Atuação na área acadêmica como professora pesquisadora do Centro Paula Souza. Coordenadoria de Sistemas Navais. Pesquisas individuais realizadas: políticas colaborativas entre armadores; gargalos da hidrovia Tietê - Paraná; gestão ambiental para hidrovias; legislação Ambiental voltada ao derramamento de óleo em ambiente aquático; certificação ambiental para marinas. Doutoranda na faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da Unesp de Bauru.

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Publicado

08-08-2024

Como Citar

Rezende, L. B. de, Palcheco Peixoto, A. S., Machado Kaiser, I., & Stolte Bezerra, B. (2024). Avaliação da vulnerabilidade ambiental na pré-seleção de áreas para implantação de terminais hidroviários utilizando AHP. TRANSPORTES, 32(2), e2663. https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2663

Edição

Seção

Artigos