Avaliação da vulnerabilidade ambiental na pré-seleção de áreas para implantação de terminais hidroviários utilizando AHP
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2663Palavras-chave:
Vulnerabilidade ambiental. Terminais fluviais. Hidrovia. Avaliação ambiental. AHP.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia expedita para a avaliação da vulnerabilidade ambiental de áreas designadas para a implantação de terminais hidroviários. Estudos ambientais envolvem numerosas variáveis, e sua ponderação relativa é altamente complexa. As metodologias existentes frequentemente requerem uma coleta extensiva de dados, resultando em custos significativos e compromissos de tempo consideráveis. Para resolver isso, propomos um procedimento de avaliação ambiental hierárquica baseado em dados públicos e de fácil acesso, facilitando a pré-seleção de locais para estudos subsequentes mais detalhados. A motivação para este estudo foi equilibrar o desenvolvimento com a preservação ambiental através de um modelo expedito, dado que critérios econômicos e logísticos são comumente priorizados com base nas expectativas do mercado regional. Para alcançar isso, utilizamos o método Analytic Hierarchy Process (AHP) com julgamento de especialistas. O procedimento proposto foi aplicado a pontos sugeridos pelo Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH), publicado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para a implantação de terminais hidroviários na Hidrovia Tietê, no estado de São Paulo. Nossa pesquisa revelou que, próximo a alguns pontos escolhidos pelo PNIH (2013), havia áreas classificadas como de muito alta vulnerabilidade ambiental e outras como de muito baixa vulnerabilidade ambiental.
Downloads
Referências
Almeida, F.S.; F.D.S.R.G. Garrido and Â.A. Almeida (2017) Avaliação de impactos ambientais: uma introdução ao tema com ênfase na atuação do Gestor Ambiental, Revista Diversidade e Gestão, v. 1, n. 1, p. 70-87.
Almeida, M.R.R.; M.I.N. Alvarenga and J.G. Cespedes (2014) Avaliação da qualidade de estudos ambientais em processos de licenciamento. Geociências UNESP, v. 33, n. 1, p. 106-18.
ANTAQ (2013a) Macrolocalização Term Hidroviario.pdf. Laboratório de Transportes e Logística; Universidade Federal de Santa Catarina. Available at: < https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/612> (accessed 05/24/2024).
ANTAQ (2013b) Plano Nacional de Integração Hidroviária. Relatório de Metodologia. Available at: <https://web3.antaq.gov.br/ ea/sense/Relatorio.html#pt> (accessed 05/24/2024).
ANTAQ (2014) Relatório mensal de dados operacionais. Available at: https://web3.antaq.gov.br/ea/sense/Relatorio.html#pt > (accessed 07/23/2024).
Ben, F. (2006) Utilização do método AHP em decisões de investimento ambiental. In XXVI ENEGEP (Fortaleza, CE). Fortaleza CE: ENEGEP, p. 1–8.
Brasil (2002) Avaliação Ambiental Estratégica. Brasil: Ministério do Meio Ambiente.
Brasil (2017) Prestação de contas ordinária anual. Relatório de gestão do exercício de 2016. Available at: < https://www.gov. br/dnit/pt-br/acesso-a-informacao/auditorias-antiga/relatorio-de-gestao/relatorio-de-gestao-2016-1/RG20163VERSO_ AprovadoDG_28032017FINAL_1.pdf> (accessed 07/23/2024).
Brasil (2018) Hidrovia do Paraná-Tietê. Available at: <https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/aquaviario/hidrovia-do-tiete-parana> (accessed 05/24/2024).
Carmo, M.E. and F.L. Guizardi (2018) O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Available at: <https://www.scielo.br/pdf/csp/v34n3/1678-4464-csp-34-03-e00101417.pdf> (accessed 05/24/2024). DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00101417
CETESB (2015) Qualidade das águas superficiais no estado de São Paulo 2014. São Paulo: CETESB.
CETESB (2020) Enquadramento dos Corpos Hídricos. Águas Interiores – 2020. Available at: <https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/enquadramento-dos-corpos-hidricos/#> (accessed 05/24/2024).
CNT (2014a) Transporte Atual: Boletim Ambiental, Confederação Nacional do Transporte, v. 20, n. 230.
CNT (2014b) Transporte Atual: Boletim Estatístico. Confederação Nacional do Transporte, v. 20, n. 230.
CPEA (2009) Plano Integrado porto Cidade – PIPC. Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. São Sebastião: CPEA.
Cutter, S. L. (1996). Vulnerability to environmental hazards. Progress in Human Geography, v. 20, n. 4, p. 529-539. DOI: https://doi.org/10.1177/030913259602000407
Cutter, S. L., and Finch, C. (2008). Temporal and spatial changes in social vulnerability to natural hazards. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 105, n. 7, p. 2301-2306. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.0710375105
DAAE (2015) Usos dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Available at: <http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/dataset/544- informacoes-sobre-recursos-hidricos-do-estado-de-sao-paulo > (accessed 07/24/2024).
Debastiani Jr, J.R.; D.A.D.O. Naliato; G. Perbiche-Neves et al. (2016) Fluvial lateral environments in Río de La Plata basin: effects of hydropower damming and eutrophication, Acta Limnologica Brasiliensia, v. 28, n. 00, p. e26. DOI: 10.1590/s2179-975x5516. DOI: https://doi.org/10.1590/s2179-975x5516
Departamento Hidroviário (2022) Terminais. Available at: <http://www.dh.sp.gov.br/terminais/> (accessed 26/05/2020).
IBGE (2016) Eclusa, Hidrelétrica, Rodovias. Arquivo Curso Anderson Medeiros. Brasília, DF: IBGE.
IPT (1994) Carta Geotécnica do Estado de São Paulo. Escala 1:500.000. São Paulo: Instituto De Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, vol. I e II.
IPT (2012) Cadastramento de pontos de erosão e inundação no Estado de São Paulo: Relatório Técnico 131.057 – 205. São Paulo: Instituto De Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Ka, B. (2011) Aplication of fuzzy AHP and ELECTRE to China dry port selection, The Asian Journal of Shipping and Logisticas, v. 27, n. 2, p. 331-53. DOI: 10.1016/S2092-5212(11)80015-5. DOI: https://doi.org/10.1016/S2092-5212(11)80015-5
Kaiser, I.M.; B.S. Bezerra and L.I.S. Castro (2013) Is the environmental policies procedures a barrier to development of inland navigation and port management? A case of study in Brazil, Transportation Research Part A, Policy and Practice, v. 47, p. 78-86. DOI: 10.1016/j.tra.2012.10.025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2012.10.025
Kelle, P.; J. Song; M. Jin et al. (2019) Evaluation of operational and environmental sustainability tradeoffs in multimodal freight transportation planning, International Journal of Production Economics, v. 209, p. 411-20. DOI: 10.1016/j.ijpe.2018.08.011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2018.08.011
Kuhlmann, M.L.; H.R.V. Imbimbo; L.L. Ogura et al. (2014) Effects of human activities on rivers located in protected areas of the Atlantic Forest, Acta Limnologica Brasiliensia, v. 26, n. 1, p. 60-72. DOI: 10.1590/S2179-975X2014000100008. DOI: https://doi.org/10.1590/S2179-975X2014000100008
Marchezetti, A.L.; E. Kaviski and M.C.B. Braga (2011) Aplicação do método AHP para a hierarquização das alternativas de tratamento de resíduos sólidos domiciliares, Ambiente Construído, v. 11, n. 2, p. 173-87. DOI: 10.1590/S1678-86212011000200012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-86212011000200012
Montaño, M. and V.E.L. Ranieri (2013) Análise de viabilidade ambiental. In Calijuri, M.C and Cunha, D.G.F. (eds.) Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologia e Gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, cap. 29, pp 751-761.
Nguyen, T.M.T.; D.N. Nguyen; M.H. Truong et al. (2021) Gis-based simulation for deep-water port site selection using hierachy process: a case study form Southern East of Vietnan, Applied Geomatics, v. 13, n. 1, p. 107-18. DOI: 10.1007/s12518-020-00319-2. DOI: https://doi.org/10.1007/s12518-020-00319-2
Portogente (2019) Hidrovia Tietê-Paraná movimenta 9,7 milhões de toneladas de produtos em 2018. Available at: (accessed 05/24/2024).
Quadros, C.E.P.; D.F. Adamatti and A.A. Longaray (2021) O Processo de Análise Hierárquica (AHP) e a teoria das Inteligências Múltiplas (MI): uma revisão de literatura com meta-síntese sobre a relação entre o método e a teoria, Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 8, n. 1, p. 2021. DOI: 10.5540/03.2021.008.01.0454. DOI: https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0454
Reis, L.P.; M.B. Ladeira and J.M. Fernandes (2013) Contribuição do método analytic hierarchy process (AHP) para auxílio ao processo decisório de terceirizar ou internalizar atividades no contexto de uma empresa de base tecnológica, Revista Produção Online, Florianópólis, SC, v. 13, n. 4, p. 1325-54. DOI: 10.14488/1676-1901.v13i4.1326. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1326
Rezende, J. H. (2011) Gestão Ambiental Portuária. Apostila Fatec Jahu.
Rodrigues, G.S.M. (2019) Avaliação do perigo de contaminação do solo em função de sistema de disposição final de resíduos sólidos em valas. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia, Bauru. Available at: (accessed 05/24/2024).
Romero, A.F. (2009) Mapa de vulnerabilidade ambiental ao óleo e cartas SAO: trecho Praia Grande – Ilha Comprida, litoral paulista. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Geociências e Meio Ambiente, Rio Claro, SP. Available at: <http://hdl.handle. net/11449/102863> (accessed 05/24/2024).
Romero, A.F.; D.M.S. Abessa; R.F.C. Fontes et al. (2013) Integrated assessment for establishing oil environmental vulnerability map: case study for the Santos Basin region, Brasil, Marine Pollution Bulletin, v. 74, n. 1, p. 156-64. DOI: 10.1016/j.marpolbul.2013.07.012. PMid:23896407. DOI: https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2013.07.012
Roso, V.; C. Vural; A. Abrahamsson et al. (2020) Drivers and barriers for inland waterway transportation, Operations and Supply Chain Management: An International Journal, v. 13, n. 4, p. 406-17. DOI: 10.31387/oscm0430280. DOI: https://doi.org/10.31387/oscm0430280
Rossi, M. (2017). Mapa Pedológico do Estado de São Paulo: revisado e ampliado. São Paulo: Instituto Florestal.
Saaty, T.L. (2008) Decision Making with the analytic heirachy process. International Journal of Services Sciences, v. 1, n. 1, p. 83-98. DOI: 10.1504/IJSSCI.2008.017590. DOI: https://doi.org/10.1504/IJSSCI.2008.017590
Saito, S.M. (2011) Desastres naturais e geotecnologias: vulnerabilidade. Available at: <http://www.inpe.br/crs/crectealc/pdf/ silvia_saito.pdf> (accessed 05/24/2024).
Santana, W.A. and T. Tachibana (2004) Caracterização dos elementos de um projeto hidroviário, vantagens, aspectos e impactos ambientais para a proposição de metodologias técnico-ambientais para o desenvolvimento do transporte comercial de cargas nas hidrovias brasileiras. Engevista, v. 6, n. 3, p. 75-85. DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v6i3.146
Santana, W.A. and T. Tachibana (2008) Proposta de diretrizes para planejamento e gestão ambiental do transporte hidroviário no Brasil. Tese (doutorado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Simões, R.A. (1999) Hidrovia Tietê-Paraná e o plano de desenvolvimento do Vale do Rio Piracicaba: perspectivas, viabilidade e impacto regional. Monografia. UNICAMP, Campinas. Available at: <https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/295609> (accessed 05/24/2024).
SP Cidades (2022) Paulínia. Available at: <https://www.paulinia.sp.gov.br/> (accessed 07/27/2024).
Villa, F. and H. McLeod (2002) Environmental vulnerability indicators for environmental planning and decision-making: guidelines and applications, Environmental Management, v. 29, n. 3, p. 335-48. DOI: 10.1007/s00267-001-0030-2. PMid:11830764. DOI: https://doi.org/10.1007/s00267-001-0030-2
Zhao, J.; G. Ji; Y. Tian et al. (2018) Environmental vulnerability assessment for mainland China based on entropy method, Ecological Indicators, v. 91, p. 410-22. DOI: 10.1016/j.ecolind.2018.04.016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2018.04.016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Líria Baptista de Rezende, Anna Silvia Palcheco Peixoto, Ilza Machado Kaiser, Barbara Stolte Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.