Diagnóstico das relações causa-efeito na mobilidade por gênero em grandes cidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i3.2662

Palavras-chave:

Mobilidade por gênero, Inferência causal, Modelagem de equações estruturais

Resumo

Apesar dos recorrentes esforços de caracterização dos distintos padrões de mobilidade por gênero em metrópoles do Norte e Sul Global, ainda são pouco claras as relações de causalidade que determinam esse fenômeno. Este artigo busca explicar a parcela dessas diferenças que decorre da divisão sexual do trabalho, apoiando-se em análises quantitativas confirmatórias. Partindo de uma representação conceitual da problemática advinda da literatura, construiu-se um diagrama causal que traduz as hipóteses causa-efeito de interesse e controla pelas possíveis fontes de endogeneidade. Dados da pesquisa OD de São Paulo foram utilizados na estimação de modelos de equações estruturais, que confirmaram explicações causais baseadas em três elementos-chave: atribuições do lar, inserção profissional e acessibilidade. Evidenciou-se que as imposições sociais decorrentes da divisão sexual do trabalho repercutem na produção de viagens e nas limitações sobre o orçamento de tempo, sendo observados processos causais heterogêneos não só entre os gêneros, mas entre classes de renda.

Downloads

Referências

ABEP. (2018) Alterações na aplicação do Critério Brasil, válidas a partir de 16/04/2018. São Paulo: ABEP. Available at: < https://www.abep.org/criterioBr/01_cceb_2018.pdf> (accessed: 21/03/2022).

Bollen, K. A. and Bauldry, S. (2011) Three Cs in Measurement Models: Causal Indicators, Composite Indicators, and Covariates. Psychological Methods, 16(3), 265–284. DOI: 10.1037/a0024448 DOI: https://doi.org/10.1037/a0024448

Brown, T. A. (2006) Confirmatory Factor Analysis for Applied Research. Methodology in the Social Sciences. New York: The Guilford Press.

CIVITAS. (2014) Gender equality and mobility: Mind the gap!. European Union, 1–48. Available at: <https://civitas.eu/sites/default/files/civ_pol-an2_m_web.pdf> (accessed: 21/03/2022).

Crane, R. (2007) Is there a quiet revolution in women’s travel? Revisiting the gender gap in commuting. Journal of the American Planning Association, 73(3), 298–316. DOI: 10.1080/01944360708977979. DOI: https://doi.org/10.1080/01944360708977979

Duchène, C. (2011) Discussion Paper No. 2011-11: Gender and Transport. International Transport Forum. Available at: <https://www.itf-oecd.org/sites/default/files/docs/dp201111.pdf> (accessed: 21/03/2022).

Fanning Madden, J. (1981) Why Women Work Closer to Home. Urban Studies, 18(2), 181–94. DOI: 10.1080/00420988120080341 DOI: https://doi.org/10.1080/00420988120080341

Geurs, K.T. and B. Van Wee (2004) Accessibility Evaluation of Land-Use and Transport Strategies: Review and Research Directions. Journal of Transport Geography, 12, 127-140. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005

Gimenez-Nadal, J. I. and J. A. Molina (2016) Commuting time and household responsibilities: Evidence using propensity score matching. Journal of Regional Science, 56(2), 332–359. DOI: 10.1111/jors.12243 DOI: https://doi.org/10.1111/jors.12243

Gonzalez, K. D.; A. L. Machado; B. B. Alves; V. I. Raffo; S. G. Gomez and I. Portabales (2020) Why does she move?: A study of women’s mobility in Latin American cities. Washington: World Bank. DOI: 10.1596/33466 DOI: https://doi.org/10.1596/33466

Grace, J. B. and K. A. Bollen (2008) Representing general theoretical concepts in structural equation models: The role of composite variables. Environmental and Ecological Statistics, 15(2), 191–213. DOI: 10.1007/s10651-007-0047-7 DOI: https://doi.org/10.1007/s10651-007-0047-7

Hanson, S. (2010) Gender and mobility: New approaches for informing sustainability. Gender, Place and Culture, 17(1), 5–23. DOI: 10.1080/09663690903498225 DOI: https://doi.org/10.1080/09663690903498225

Hanson, S. and I. Johnston (1985) Gender differences in work-trip length: Explanations and implications. Urban Geography, 6(3), 193–219. DOI: 10.2747/0272-3638.6.3.193 DOI: https://doi.org/10.2747/0272-3638.6.3.193

Hoyle, R. H. (2012) Handbook of Structural Equation Modeling. New York: The Guilford Press.

Kergoat, D. (2003) Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In Emílio, M.; M. Teixeira e M. Nobre (eds.) . Trabalho e cidadania ativa para as mulheres: Desafios para as Políticas Públicas. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, pp. 55–63.

Kline, R. (2011) Principles and Practice of Structural Equation Modeling. Third Edition. New York: The Guilford Press.

Lecompte, M. C. and B. S. Juan Pablo (2017) Transport systems and their impact on gender equity. Transportation Research Procedia, 25, 4245–4257. DOI: 10.1016/j.trpro.2017.05.230 DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2017.05.230

Macêdo, B.; D. G. L. Pinto; M. F. Siqueira; A. S. Lopes and C. F. G. Loureiro (2020) Caracterização das diferenças do padrãode mobilidade de mulheres e homens em grandes cidades brasileiras. Transportes, 28(4), p. 89–102. DOI: 10.14295/transportes.v28i4.2410. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2410

Miralles-Guasch, C.; M. M. Melo and O. Marquet (2016) A gender analysis of everyday mobility in urban and rural territories: from challenges to sustainability. Gender, Place and Culture, 23(3), 398–417. DOI: 10.1080/0966369X.2015.1013448 DOI: https://doi.org/10.1080/0966369X.2015.1013448

Motte-Baumvol, B. and O. Bonin (2018) The spatial dimensions of immobility in France. Transportation, 45(5),1231-1247. DOI: 10.1007/s11116-017-9763-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s11116-017-9763-5

Pearl, J. (2000) Causality: Models, reasoning, and inference. First Edition. New York: Cambridge University Press. DOI: 10.1017/CBO9780511803161 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511803161

Pearl, J. and D. Mackenzie (2018). The Book of Why: The New Science of Cause and Effect. New York: Basic Books, Inc. DOI: 10.1080/01621459.2020.1721245 DOI: https://doi.org/10.1080/01621459.2020.1721245

Peters, D. (2001) Gender and transport in less developed countries : A background paper in preparation for CSD-9. Gender Perspectives for Earth Summit 2002: Energy, Transport, Information for Decision Making, 1–30. Available at: <https://api.semanticscholar.org/CorpusID:150372464> (accessed: 21/03/2022).

Pinheiro, L.; N. O. Fontoura; A. C. Querino; A. Bonetti and W. Rosa (2009) Retrato das desigualdades de gênero e raça. Third Edition. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Prashker, J.; Y. Shiftan and P. Hershkovitch-Sarusi (2008) Residential choice location, gender and the commute trip to work in Tel Aviv. Journal of Transport Geography, 16, 332–341. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2008.02.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2008.02.001

Root, A. and L. Schinder (1999) Women, motorization and the environment. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 4(5), 353–355. DOI: 10.1016/S1361-9209(99)00012-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S1361-9209(99)00012-7

Rosenbloom, S. (2006) Understanding Women’s and Men’s Travel Patterns: The Research Challenge. Conference on Research on Women’s Issues in Transportation, 1(35), 7–28. DOI: 10.17226/23274 DOI: https://doi.org/10.17226/23274

Rosenbloom, S. and M. Plessis-Fraissard (2010) Women’s Travel in Developed and Developing Countries. Transportation Research Board Conference Proceedings 46. DOI: 10.17226/22901 DOI: https://doi.org/10.17226/22901

Scheiner, J. and C. Holz-Rau (2017) Women’s complex daily lives: a gendered look at trip chaining and activity pattern entropy in Germany. Transportation, 44(1), 117–138. DOI: 10.1007/s11116-015-9627-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s11116-015-9627-9

Shipley, B. (2016) Cause and Correlation in Biology. Second Edition. Cambridge: Cambridge University Press.

Srinivasan, S. and P. Rogers (2005) Travel behavior of low-income residents: Studying two contrasting locations in the city of Chennai, India. Journal of Transport Geography, 13(3), 265–274. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2004.07.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2004.07.008

Svab, H. (2016) Evolução dos padrões de deslocamento na Região Metropolitana de São Paulo: A necessidade de uma análise de gênero. Master’s Thesis. Escola Politecnica, Universidade de São Paulo. São Paulo. DOI: 10.11606/D.3.2016.tde-30092016-142308 DOI: https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-30092016-142308

Vance, C. and R. Lovanna (2007) Gender and the automobile: Analysis of nonwork service trips. Transportation Research Record, (2013), 54–61. DOI: 10.3141/2013-08 DOI: https://doi.org/10.3141/2013-08

Venter, C.; V. Vokolkova and J. Michalek, (2007) Gender, residential location, and household travel: Empirical findings from low-income urban settlements in Durban, South Africa. Transport Reviews, 27(6), 653–677. DOI: 10.1080/01441640701450627 DOI: https://doi.org/10.1080/01441640701450627

Wooldridge, J. M. (2013) Introductory econometrics : a modern approach. 7th Edition. Boston: Cengage Learning.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

Fontenelle Siqueira, M., Grangeiro Loureiro, C. F. ., & Soares Lopes, A. (2022). Diagnóstico das relações causa-efeito na mobilidade por gênero em grandes cidades brasileiras. Transportes, 30(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v29i3.2662

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET de Produção Científica