Planejamento das viagens dos navios com múltiplos tanques, múltiplos portos e múltiplas viagens para coleta do petróleo produzido em plataformas
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2630Palavras-chave:
Logística do petróleo, Roteirização de Veículos com Múltiplos Depósitos, Roteamento de Veículos com Múltiplos Compartimentos, Roteamento de Veículos com Múltiplas rotasResumo
O planejamento das várias viagens dos navios com múltiplos tanques para coletar petróleo em plataformas é um trabalho complexo, pois envolve muitas restrições operacionais. Citam-se: o tipo de navio que pode atracar em cada plataforma e em cada porto, as capacidades de transporte de cada navio, a necessidade de manter diferentes tipos de petróleo separados no navio e o momento para começar a retirada de petróleo. Para realizar esse planejamento é proposto um novo modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista considerando várias viagens, múltiplos portos, múltiplos tanques e as restrições citadas com o objetivo de reduzir o custo de transporte. Foram criadas 33 instâncias baseadas na maior empresa brasileira de exploração e produção de petróleo, Petrobras. Utilizou-se o CPLEX 12.10 para resolver o modelo e os resultados mostraram que foram obtidas reduções do custo total de até 17,8% e diminuição na distância total percorrida pelos navios de até 13,3%.
Downloads
Referências
Abdulkader, M.M.S., Y. Gajpal e T.Y. Elmekkawy (2015) Hybridized ant colony algorithm for the Multi Compartment Vehicle
Routing Problem. Applied Soft Computing, v. 37, p. 196-203. http://dx.doi.org/10.1016/j.asoc.2015.08.020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.asoc.2015.08.020
Agra, A.; M. Christiansen; A. Delgado et al. (2014) Hybrid heuristics for a short sea inventory routing problem, European
Journal of Operational Research, v. 236, n. 3, p. 924-35. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2013.06.042. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2013.06.042
Alinaghian, M. e N. Shokouhi (2018) Multi-depot multi-compartment vehicle routing problem, solved by a hybrid adaptive
large neighborhood search, Omega, v. 76, p. 85-99. http://dx.doi.org/10.1016/j.omega.2017.05.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.omega.2017.05.002
ANP (2020). Disponível em <http://www.anp.gov.br>. (acesso em 31/05/2020).
Astoures, H.F.; R.A. Rosa e A.L.S. Rosa. (2016) Planning the diesel supply for offshore platforms by a mathematical model
based on the vehicle routing problem with replenishment, Transportation Research Procedia, v. 18, p. 11-8.
http://dx.doi.org/10.1016/j.trpro.2016.12.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.12.002
Braekers, K.; K. Ramaekers e I. Van Nieuwenhuyse (2016) The vehicle routing problem: state of the art classification and
review, Computers & Industrial Engineering, v. 99, p. 300-13. http://dx.doi.org/10.1016/j.cie.2015.12.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2015.12.007
Cattaruzza, D.; N. Absi e D. Feillet (2018) Vehicle routing problems with multiple trips, Annals of Operations Research, v. 271,
n. 1, p. 127-59. http://dx.doi.org/10.1007/s10479-018-2988-7. DOI: https://doi.org/10.1007/s10479-018-2988-7
Chen, L.; Y. Liu e A. Langevin (2019) A multi-compartment vehicle routing problem in cold-chain distribution, Computers &
Operations Research, v. 111, p. 58-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2019.06.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cor.2019.06.001
Eshtehadi, R.; E. Demir e Y. Huang (2020) Solving the vehicle routing problem with multi-compartment vehicles for city
logistics, Computers & Operations Research, v. 115, p. 104859. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2019.104859. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cor.2019.104859
Furtado, M.G.S.; P. Munari e R. Morabito (2017) O problema de coleta e entrega com janelas de tempo na indústria petrolífera,
Gestão & Produção, v. 24, n. 3, p. 501-13. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2297-16. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x2297-16
Henke, T.; M.G. Speranza e G. Wäscher (2015) The multi-compartment vehicle routing problem with flexible compartment
sizes, European Journal of Operational Research, v. 246, n. 3, p. 730-43. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2015.05.020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2015.05.020
Hennig, F.; B. Nygreen; K.C. Furman et al. (2015) Alternative approaches to the crude oil tanker routing and scheduling
problem with split pickup and split delivery, European Journal of Operational Research, v. 243, n. 1, p. 41-51.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2014.11.023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2014.11.023
Kaabachi, I.; H. Yahyaoui; S. Krichen et al.(2019) Measuring and evaluating hybrid metaheuristics for solving the multicompartment vehicle routing problem, Measurement, v. 141, p. 407-19. http://dx.doi.org/10.1016/j.measurement.2019.04.019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.measurement.2019.04.019
Lahyani, R.; L.C. Coelho; M. Khemakhem et al. (2015) A multi-compartment vehicle routing problem arising in the collection
of olive oil in Tunisia, Omega, v. 51, p. 1-10. http://dx.doi.org/10.1016/j.omega.2014.08.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.omega.2014.08.007
Martins, S.; M. Ostermeier; P. Amorim et al. (2019) Product-oriented time window assignment for a multi-compartment
vehicle routing problem, European Journal of Operational Research, v. 276, n. 3, p. 893-909.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2019.01.053. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2019.01.053
Montoya-Torres, J.R.; J. López Franco; S. Nieto Isaza et al. (2015) A literature review on the vehicle routing problem with
multiple depots, Computers & Industrial Engineering, v. 79, p. 115-29. http://dx.doi.org/10.1016/j.cie.2014.10.029. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2014.10.029
Ostermeier, M. e A. Hübner (2018) Vehicle selection for a multi-compartment vehicle routing problem, European Journal of
Operational Research, v. 269, n. 2, p. 682-94. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2018.01.059. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2018.01.059
Ostermeier, M.; T. Henke; A. Hübner et al. (2021) Multi-compartment vehicle routing problems: state-of-the-art, modeling
framework and future directions, European Journal of Operational Research, v. 292, n. 3, p. 799-817.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2020.11.009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2020.11.009
Rodrigues, V.P.; R. Morabito; D. Yamashita et al. (2016) Ship routing with pickup and delivery for a maritime oil
transportation system: MIP model and heuristics, SYSTEMS, v. 4, n. 3, p. 31. http://dx.doi.org/10.3390/systems4030031. DOI: https://doi.org/10.3390/systems4030031
Rodrigues, V.P.; R. Morabito; D. Yamashita et al.(2017) Abordagens de otimização para um problema de roteirização e programação
de navios petroleiros, Gestão & Produção, v. 24, n. 4, p. 790-805. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1767-16. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1767-16
Siddiqui, A.W. e M. Verma (2015) A bi-objective approach to routing and scheduling maritime transportation of crude oil,
Transportation Research Part D, Transport and Environment, v. 37, p. 65-78. http://dx.doi.org/10.1016/j.trd.2015.04.010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trd.2015.04.010
Silvestrin, P.V. e M. Ritt (2017) An iterated tabu search for the multi-compartment vehicle routing problem, Computers &
Operations Research, v. 81, p. 192-202. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2016.12.023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cor.2016.12.023
Stanzani, A.L.; V. Pureza; R. Morabito et al. (2018) Optimizing multiship routing and scheduling with constraints on inventory
levels in a Brazilian oil company. International Transactions in Operational Research, v. 25, n. 4, p. 1163-98.
http://dx.doi.org/10.1111/itor.12478. DOI: https://doi.org/10.1111/itor.12478
Zare-Reisabadi, E. e S. Hamid Mirmohammadi (2015) Site dependent vehicle routing problem with soft time window: modeling
and solution approach, Computers & Industrial Engineering, v. 90, p. 177-85. http://dx.doi.org/10.1016/j.cie.2015.09.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2015.09.002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jeani dos Santos da Silva Dias, Rodrigo Alvarenga Rodrigo Alvarenga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.