Acidentes rodoviários e dados pluviométricos de campo: modelagem matemática para a rodovia BR-376/PR em trecho montanhoso

Autores

  • Leandro Canezin Guideli Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil
  • André Lucas dos Reis Cuenca Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil
  • Milena Arruda Silva Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil
  • Larissa de Brum Passini Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2498

Palavras-chave:

Acidentes rodoviários, Precipitação, Binomial Negativo, Serra do Mar

Resumo

Pesquisas recentes estudaram a influência de precipitação em acidentes de trânsito, indicando que a intensidade da precipitação é um fator importante na ocorrência de acidentes. Esta pesquisa apresenta a relação entre números de acidentes diários e precipitação, de 2014 a 2018, numa Rodovia brasileira montanhosa e rural (BR-376/PR), onde pluviógrafos locais forneceram dados de precipitação. Uma Regressão Binomial Negativa possibilitou obter a influência da precipitação na frequência de acidentes. Modelos distintos consideraram o efeito da chuva em diferentes estações do ano, e para diferentes tipos de veículos. Houve uma relação positiva consistente entre a intensidade de chuva e o número de acidentes diários, indicando a presença de chuva como fator de risco. Efeitos de sazonalidade apontaram diferentes estações críticas para a influência das chuvas, alertando para a possível necessidade de políticas de segurança viária distintas. Finalmente, para o tipo de veículo, normalmente, a chuva pareceu ter um efeito maior em veículos mais leves. Os resultados são úteis para o controle de tráfego, a fim de aumentar as condições de segurança.

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Publicado

02-12-2021

Como Citar

Guideli, L. C. ., Cuenca, A. L. dos R. ., Arruda Silva, M., & Passini, L. de B. . (2021). Acidentes rodoviários e dados pluviométricos de campo: modelagem matemática para a rodovia BR-376/PR em trecho montanhoso . TRANSPORTES, 29(3), 2498. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2498

Edição

Seção

Artigos