Influência das propriedades de forma da fração graúda do agregado no controle da deformação permanente de misturas asfálticas densas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2395

Palavras-chave:

Deformação permanente, Método Bailey, Agregados graúdos, Misturas asfálticas, Propriedades de forma

Resumo

Em regiões de clima quente, sujeitas a tráfego pesado, os efeitos da deformação permanente se tornam um dos mais importantes problemas dos concretos asfálticos. O travamento do esqueleto de agregados, para um certo teor de ligante, contribui com o aumento da estabilidade da mistura asfáltica e da resistência aos afundamentos por deformação permanente. O método Bailey, avaliado nesse trabalho de maneira complementar, foi concebido para garantir adequada distribuição granulométrica para melhorar o comportamento dos concretos asfálticos quanto ao afundamento em trilha de roda. O propósito desse estudo foi avaliar a influência do tipo de agregado da fração graúda e das suas propriedades de forma no controle da deformação permanente de misturas asfálticas densas. Para a formulação das misturas asfálticas foram utilizados um ligante asfáltico convencional (CAP 50/70) e agregados de duas origens: (i) granítico britado, e (ii) seixo rolado britado e natural (sem britagem). A partir dos resultados dos ensaios de afundamento em trilha de roda, no simulador de tráfego do tipo LCPC, constatou-se que a fração graúda e, principalmente, as propriedades de forma dos agregados influenciaram o comportamento quanto à deformação permanente das misturas asfálticas densas avaliadas nesse estudo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Pires Leandro, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais – Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na área de Engenharia de Transportes com ênfase em Infraestrutura de Transportes desde 2003

Kamilla Vasconcelos Savasini, Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2004), doutorado em Engenharia Civil pela Texas A&M University (2010), pos-doutorado pela Escola Politécnica da USP (2010) e Livre-Docência pelo Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP (2017). Atualmente é bolsista jovem pesquisador FAPESP, pesquisadora do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. É também consultora Ad-Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), editora associada da Revista Transportes, Coordenadora do Grupo de Trabalho ´Degree of Asphalt Binder Activation´do Comitê Técnico 264 (RAP) do RILEM e representante do comitê internacional da Association of Asphalt Paving Technologists (AAPT). Atua na área de Infraestrutura de Transportes com ênfase em Materiais para Pavimentação e Sustentabilidade

Liedi Legi Bariani Bernucci, Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil

Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Geotécnica pela Universidade de São Paulo (1987), tendo feito pesquisa para seu mestrado no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik - Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich, ETHZ, Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986. Retornou à mesma Instituição suíça para seu doutorado sanduíche com bolsa da FAPESP (1988-1989) e finalizou seu doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou sua Livre-Docência em 2001 e tornou-se em 2006 Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da qual é docente desde 1986. Foi a Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP por 7 anos no total, cargo que ocupou até março de 2014. É atualmente diretora da Escola Politécnica (2018-2022). Atua na área de Infraestrutura de Transportes: Vias Urbanas, Rodovias, Aeroportos e Ferrovias. Formou diversos alunos de graduação, de mestrado e de doutorado; supervisionou pós-doutorados; é autora do Livro Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros, juntamente com Laura M.G. Motta, Jorge A P Ceratti e Jorge B. Soares; publicou mais de 200 trabalhos; foi editora da Transportes, de 1999 a 2003; coordena projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento, agências e por empresas públicas e privadas; foi coordenadora da Comissão de Asfalto do IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível em 2007, Participa de diversas associações e grupos de trabalhos de normalização e estudos.

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado (Ph.D.) em Engenharia Civil pela Texas A&M University (2008). Desde 2009, é Professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC), atualmente Associada II, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC). Foi coordenadora do Petran entre 2015 e 2019. Desde março de 2012 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, tendo se tornado nível 1D em 2018. Foi assistente de pesquisa no Texas Transportation Institute (College Station, TX) no período de Agosto de 2004 até Outubro de 2008, tendo trabalhado em projetos financiados pela Federal Highway Administration (FHWA) e o Asphalt Research Consortium (ARC). No Brasil, já trabalhou em projetos financiados pela Petrobras, CNPq, Funcap e Eneva. É consultora Ad-Hoc do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, especialmente voltada para a caracterização de materiais para pavimentos: rodoviários, ferroviários e aeroportuários. 

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Leandro, R. P., Savasini, K. V. ., Bernucci, L. L. B. ., & Castelo Branco, V. T. F. . (2021). Influência das propriedades de forma da fração graúda do agregado no controle da deformação permanente de misturas asfálticas densas. TRANSPORTES, 29(2), 2395. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2395

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Seção

Artigos