Estudo dos efeitos de produtos rejuvenescedores no comportamento físico, químico e reológico de ligante asfáltico envelhecido
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.1874Palavras-chave:
Reciclagem e rejuvenescimento de ligante asfáltico. Reologia. Análises químicas.Resumo
A reciclagem é um tema que vem ganhando espaço em diversas áreas da engenharia. Quando se reutiliza um material em obras civis, indiretamente há uma contribuição para a preservação da natureza. Dentro deste contexto, a reciclagem de revestimentos asfálticos é um assunto que desperta grande interesse, mas que requer estudos mais aprofundados. Assim, este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos de produtos rejuvenescedores sobre o comportamento do ligante asfáltico envelhecido, para possível aplicação na reciclagem de revestimentos de pavimentos asfálticos. Inicialmente foi extraído o ligante residual e, em seguida, foram adicionados rejuvenescedores a base de alcatrão (RejuvaSeal) e outro a base de óleo de xisto, comercialmente conhecido como AR-5, AR-250 e AR-500, nas taxas de 15, 20 e 25%, a fim de verificar qual a porcentagem seria apropriada para recuperar as características originais do ligante envelhecido. Dentre as principais conclusões encontradas neste estudo, destaca-se que a mistura contendo 20% de AR-5 apresenta o melhor desempenho físico e mecânico quando comparada a uma mistura contendo ligante asfáltico novo (CAP 50-70).
Downloads
Referências
AMERICAN ASSOCIATION OF STATE HIGHWAY AND TRANSPORTATION OFFICIALS. AASHTO M 332: Standard Specification for Performance-Graded Asphalt Binder Using Multiple Stress Creep Recovery (MSCR) Test. Washington, D.C., 2014.
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D 4402. Standard Practice for Recovery of Asphalt from Solution Using the Rotary Evaporator. American Society for Testing and Materials. 1995.
Bonfim, V. & Domingues, F. A. A. “Utilização de Fresagem e Reciclagem “In Situ” a Frio. Alternativas na Recuperação de Pavi-mentos Asfálticos”. In: 29a Reunião Anual de Pavimentação, Volume 3, Cuiabá, MT, 1995.
CNT. Pesquisa rodoviária 2018: relatório gerencial. Brasília: In: Confederação Nacional do Transporte, 2018.
Corbett, L.W (1969). Composition of asphalt based on generic fractionation using solvent deasphalting, elution – adsorption chromatography and densimetric characterization. In. Anais. Chem., v.41, p.576. 1969. DOI: 10.1021/ac60273a004
DNC. Portaria DNC nº44. Departamento Nacional de Combustíveis, 1997.
Gaestel, C.; R. Shadja, e K.A. Lamminan. Contribution à la connaissance des proprietés dês bitumes routiers. Bull. Laboratoire des Ponts e Chausées. v.466, p.85-97.1971.
Fwa, T. F. Evaluation of Engineering Benefits of RJSeal Report preparated for Kalvani International Pte Ltd. Departmet of Civil Engineering. National University of Singapore, 2006.
Glita S. Contribuition à l’étude physico-chimie dês bitumes. Havre. Thèse (Doctorat em Sciences) – Faculté des Sciences et Techniques del’Université du Havre.1988.
IBGE. Estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2017. Disponível em www.ibge.gov.br. Acesso em 01 outubro de 2017.
Jennings, P. W. e J.A. Pribanic. Binder Characterization and Evaluation by Nuclear Magnetic Resonance Spectroscopy. Final Report Strategic Highway Research Program SHRP-A-335, p. 150. 1991.
Lima, A.T. Caracterização Mecânica de Misturas Asfálticas Recicladas a Quente. Dissertação de mestrado em Engenharia de Transportes. Programa de Mestrado em Engenharia de em Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Mah, V. (2008) Concept of P4 – Perpetual Pavement Presentation Process. PRI- Pavement Rejuvenation International. Disponível em: http://www.rejuvaseal.com.hk/news/wp-content/uploads/2008/01/concept-of-p4-perpetual-paviment-presentation-process.pdf. Acesso em 07/03/2008.
Rejuvaseal (2010). Composition of ”Rejuvaseal”. Technical Specifications for Application of RejuvaSeal. Disponível em: http://www.rejuvaseal.com.hk/news/wp-content/uploads/2010/01/technical-standard-of-rejuvaseal-in-china.pdf. Acesso em 14/02/2010.
Shakirullah, M.; I. Ahmad; H. Rahman; M.A. Khan.; M. Ishaq e A.A. Shah (2006). Spectral Analysis of Some Distillates From Asphalt Cracking and Evaluation of UTIMAC as Cracking Catalyst. Journal of the Chinese Chemical Society, vol. 53, n.1, p. 1059-1066. DOI: 10.1002/jccs.200600141
Shell. SHELL Bitumen Handbook. SHELL, Inglaterra.2003.DOI: 10.1680/tsbh.58378.001
Silva, L. S. Contribuição ao estudo do envelhecimento de ligantes asfálticos. Influência na adição de polímeros e comporta-mento frente a radiação UV. Tese de Doutorado em Engenharia. UFRGS, Porto Alegre, 2005.
Silva, J.P.S.; M.M, Farias e A.M.G, Jiménez. “Avaliação do Efeito Selante de Agente Rejuvenescedor em Misturas Asfálticas”. In: 20º Encontro de Asfalto, IBP Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Rio de Janeiro, Brasil. Maio de 2010.
Silva, J.P.S. Avaliação dos efeitos de produtos rejuvenescedores em misturas asfálticas. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Geotecnia. Universidade de Brasília. 2011.
Silva, J.P.S e M.M. Farias. (2018). Avaliação quı́mica e ambiental de misturas asfálticas rejuvenescidas. Revista Matéria – UFRJ. v.23 n. 03, p.1-15. DOI: doi.org/10.1590/s1517-707620180003.0523
Zaumanis, M; R. B. Mallick e Frank, R. (2014). 100% recycled hot mix asphalt: A review and analysis. Resources, Conservation and Recycling, v. 92, p. 230-245, 2016. DOI: 10.1016/j.resconrec.2014.07.007.
Zubaran, M. Avaliação do comportamento de misturas asfálticas recicladas mornas em laboratório e usina de asfalto. 2014. 151p. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.