Modelo matemático para planejamento da atracação de navios sob o contrato de Charter Party

Autores

  • Hugo Leonardo Louzada Vervloet UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.976

Palavras-chave:

Problema de Alocação de Berço (PAB), Charter Party, Logística Portuária, Portos Graneleiros.

Resumo

Navios de carga granel são usualmente contratados sob o contrato Charter Party entre o armador e o embarcador. Neste contrato é estabelecido um tempo limite de permanência do navio no porto. Caso o navio permaneça abaixo deste tempo, o embarcador recebe um prêmio financeiro e, caso contrário, paga uma multa ao armador. Após a revisão bibliográfica, não foram encontrados artigos sobre o Problema de Alocação de Berços (PAB) que tratassem das questões referentes a prêmio e multa sob a ótica do contrato Charter Party com o objetivo de maximizar o resultado financeiro do embarcador, calculado como prêmio menos multa. Assim, um modelo matemático é proposto para o PAB com considerações sobre a Charter Party e, instâncias baseadas no Porto de Tubarão foram desenvolvidas e executadas no CPLEX 12.6. Os resultados mostraram a aplicabilidade do modelo na programação dos navios e também diretrizes para apoiar a negociação deste tipo de contrato.

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Biografia do Autor

Hugo Leonardo Louzada Vervloet, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Engenharia Civil - Área Transportes - Economista da Vale S/A.

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisador de Pós Doutorado no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES Pesquisador de modelos matemáticos aplicados às áreas: planejamento da operação portuária, planejamento da operação ferroviária, planejamento logístico e roteirização de veículos. 

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Publicado

21-04-2016

Como Citar

Vervloet, H. L. L., & Rosa, R. A. (2016). Modelo matemático para planejamento da atracação de navios sob o contrato de Charter Party. TRANSPORTES, 24(1), 84–94. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.976

Edição

Seção

Artigos