ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS DE DENSIFICAÇÃO DO COMPACTADOR GIRATÓRIO SUPERPAVE E A RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE EM MISTURAS ASFÁLTICAS CONVENCIONAIS E COM UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS

Authors

  • Felipe Coutinho Onofre Universidade Federal do Ceará
  • Iuri Sidney Bessa Universidade Federal do Ceará
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará
  • Jorge Barbosa Soares Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.350

Abstract

Quando se comparam as metodologias de dosagem Superpave e Marshall de misturas asfálticas, uma das vantagens da primeira é a obtenção do gráfico de compactação. Tem sido verificado para misturas densas e contínuas do tipo Concreto Asfáltico (CA) que determinadas áreas observadas nesse gráfico podem diferenciar estas misturas quanto à trabalhabilidade e à resistência à deformação permanente. No presente estudo, os parâmetros Compaction Densification Index (CDI) e Traffic Densification Index (TDI) foram utilizados como indicadores da compactabilidade. Desenvolveu-se um estudo de correlação entre estas variáveis e a resistência à deformação permanente de misturas asfálticas. Foram avaliadas três misturas asfálticas contendo: (i) apenas agregados graníticos, (ii) 50% de agregados graníticos e 50% de escória de aciaria e (iii) 50% de agregados graníticos e 50% de Resíduo de Construção e Demolição (RCD). As variáveis escolhidas para determinação da resistência à deformação permanente foram o ensaio uniaxial de carga repetida (amostras compactadas para dois percentuais de Volume de vazios) e o ensaio com um simulador de tráfego do tipo LCPC. Foi utilizado também o Processamento Digital de Imagens (PDI) para a determinação da esfericidade dos agregados estudados, propriedade que influencia na resistência à deformação permanente. Os resultados indicam que as variáveis CDI e TDI podem ser usadas como parâmetros de estudo para prever a resistência à deformação permanente, mesmo para misturas com utilização de resíduos. A caracterização pela técnica do PDI mostrou que o agregado de origem granítica possui uma forma menos próxima a uma esfera em relação aos resíduos. Misturas contendo este agregado possuem uma estrutura mais rígida, devido ao maior intertravamento e ao atrito interno entre os agregados, resistindo, assim, melhor à deformação permanente.

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Author Biographies

Felipe Coutinho Onofre, Universidade Federal do Ceará

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Jorge Barbosa Soares, Universidade Federal do Ceará

Published

2011-11-04

How to Cite

Onofre, F. C., Bessa, I. S., Castelo Branco, V. T. F., & Soares, J. B. (2011). ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS DE DENSIFICAÇÃO DO COMPACTADOR GIRATÓRIO SUPERPAVE E A RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE EM MISTURAS ASFÁLTICAS CONVENCIONAIS E COM UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS. TRANSPORTES, 19(1), 13–22. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.350

Issue

Section

Artigos