Estimativa do volume de passageiros ao longo de uma linha de transporte público por ônibus a partir da geoestatística

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2007

Keywords:

Spatial statistics, Boarding/Alighting survey, Kriging, Transit demand.

Abstract

The classical travel demand modeling overlooks an important aspect normally found in the variables of interest: spatial autocorrelation. Recent researches recognize and include this characteristic in travel demand forecasting, but there are limitations regarding the basic elements of treatment used in the approaches. In order to overcome some of the problems and constraints associated with previous researches, the present study relied on spatial dependence between Boarding and Alighting observations, per bus stop, and Loading on sections along a public transport line to generate estimates of these variables in stops and sections that would not be sampled during the passenger Boarding and Alighting survey. This prediction was made by applying Ordinary Kriging to a bus line in the city of São Paulo, Brazil. The results confirmed the feasibility of applying Geostatistics to the estimation of travel demand variables along a bus line.

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Author Biographies

Samuel de França Marques, Universidade de São Paulo / Escola de Engenharia de São Carlos

Atuou como estagiário na Gerência Executiva de Governo da Superintendência Regional da Caixa em Palmas, realizando atividades de vistorias em obras do PAC na cidade (habitação, pavimentação e drenagem) e auxiliando na elaboração de documentos que permitem a evolução físico-financeira das obras. Na UFT, participou de atividades de monitoria durante 2 anos e foi membro da Diretoria de Projetos da Construft, primeira empresa júnior do curso de Engenharia Civil. Foi bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A) do CNPq junto à Universidade de Brasília em um projeto de pesquisa sobre concessão de hidrovias associada a programas territoriais. Compõe o grupo de pesquisa do CNPq intitulado ''Estudos em Transportes e Desenvolvimento Urbano e Regional'', que busca encontrar soluções para os desafios de transportes a partir de políticas públicas sustentáveis, e possui sete artigos publicados em anais de congressos de grande projeção na área de Planejamento Urbano e Transportes e de Engenharia Geotécnica. Atualmente, é mestre em Engenharia de Transportes da EESC/USP e dedica-se à modelagem espacial da demanda em rede de transporte público por ônibus.

Cira Souza Pitombo, Universidade de São Paulo / Escola de Engenharia de São Carlos

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestre em Engenharia civil com ênfase em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo (2003). Doutora em Engenharia civil com ênfase em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo (2007). Realizou Pós-doutorado no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2007-2009) e no Transport and Mobility Laboratory, School of Architecture, Civil and Environmental Engineering, EPFL, Lausanne, Suíça (2016-2017). Professora associada do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos/Usp. Editora Associada da Revista Transportes.Tem experiência na área de Planejamento de Transportes e Modelagem de Demanda por Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoestatística aplicada ao Planejamento de Transportes, Técnicas de Análise Multivariada de dados aplicadas a problemas de transportes, Novas técnicas de coleta de dados para previsão de demanda por transportes, modelagem de acidentes de trânsito. 

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Published

2019-11-13

How to Cite

Marques, S. de F., & Pitombo, C. S. (2019). Estimativa do volume de passageiros ao longo de uma linha de transporte público por ônibus a partir da geoestatística. TRANSPORTES, 27(3), 15–35. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2007

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Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica