Modelos matemáticos baseados no Time Dependent Vehicle Routing Problem para planejamento da logística urbana sob a ótica ambiental

Autores

  • Bárbara Valente Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo de Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1101

Palavras-chave:

Logística Urbana, Time Dependent Vehicle Routing Problem, Logística Sustentável.

Resumo

Empresas que operam com logística urbana direcionam seus esforços para soluções que buscam reduções de custo, desconsiderando questões ambientais. Isso ocorre em função da crença que soluções ambientalmente corretas são mais caras. No entanto, com as crescentes preocupações ambientais, as empresas têm levado em conta os fatores ambientais buscando a responsabilidade social. Assim, este artigo apresenta dois modelos matemáticos, ambos baseados no Time Dependent Vehicle Routing Problem (TDVRP), sendo um com objetivo de avaliar a redução do tempo das rotas e o outro com objetivo avaliar a redução da emissão de poluentes. Para testar o modelo, foi realizada uma aplicação real de uma empresa de distribuição de alimentos na região metropolitana de Vitória, ES. Usou-se o CPLEX 12.6 para rodar os modelos propostos com cenários baseados em dados reais da empresa. Os resultados mostraram que a solução com viés ambiental pode ser financeiramente vantajosa para a empresa.

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Biografia do Autor

Bárbara Valente Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheira de Produção. Atualmente trabalhando em empresa de grande porte.

Rodrigo de Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor em Engenharia de Transportes na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016; 2016-2019). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES; Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Área de Transportes . Professor permanente do Mestrado Profissional de Gestão Pública (UFES)

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Ferreira, B. V., & Rosa, R. de A. (2016). Modelos matemáticos baseados no Time Dependent Vehicle Routing Problem para planejamento da logística urbana sob a ótica ambiental. TRANSPORTES, 24(3), 55–63. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1101

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica