Modelo matemático e meta-heurística Simulated Annealing para o problema de alocação de berços com múltiplas cargas

Rafael Silva Banos, Rodrigo Alvarenga Rosa, Geraldo Regis Mauri, Glaydston Mattos Ribeiro

Resumo


Ocorre no Brasil um forte crescimento do comércio exterior na área de granéis, como minério de ferro e agrícolas que são exportados pelos portos. Assim, metodologias que auxiliem o planejamento da operação dos portos são importantes. Este artigo propõe um modelo matemático aplicado a um porto de granel que difere dos demais por três itens: 1) berços operam mais de um tipo de carga e com taxas de operação diferentes para cada um, 2) certas cargas não são operadas em todos os berços, 3) o tempo de operação é dependente do berço e da carga. O modelo proposto elabora a sequência de atendimento dos navios em cada berço e foi implementado no CPLEX 12.6. Como soluções ótimas são difíceis de serem alcançadas, é proposta também uma meta-heurística Simulated Annealing (SA). Para avaliação do modelo e do SA, foram realizados testes com dados reais do Complexo Portuário de Tubarão.


Palavras-chave


Problema de Alocação de Berços com Múltiplas Cargas, Simulated Annealing, Operação Portuária.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.980

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