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Authors

  • Rafael Silva Banos UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Geraldo Regis Mauri Universidade Federal do Espírito Santo
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.980

Keywords:

Berth Allocation Problem with Multiple Cargos, Simulated Annealing, Port Operation.

Abstract

Brazil has been facing a strong growth of foreign trade in bulk area, such as iron ore and agricultural which are exported through the ports. Thus, methodologies that assist the planning of the operation of the ports are important. This paper proposes a mathematical model applied to a bulk port that differs from the others in three points: 1) berths operate more than one type of cargo with different operating rates for each, 2) certain cargos cannot be operated at all berths, 3) the operating time is dependent of the berth and the cargo. The proposed model elaborates the ship service sequence in each berth and it was implemented in CPLEX 12.6. Since optimal solutions are difficult to reach, it is also proposed a metaheuristic Simulated Annealing (SA). To evaluate the model and the SA, it was carried out tests with real data of the Port of Tubarão Complex.

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Author Biographies

Rafael Silva Banos, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro de Produção UFES

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisador de Pós Doutorado no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES; Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Área de Transportes . Professor permanente do Mestrado Profissional de Gestão Pública (UFES) Pesquisador de modelos matemáticos aplicados às áreas: planejamento da operação portuária, planejamento da operação ferroviária, planejamento logístico e roteirização de veículos. 

Geraldo Regis Mauri, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), possui Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Computação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Tem experiência na área de otimização combinatória, com ênfase em programação linear, atuando principalmente nas áreas de meta-heurísticas, geração de colunas, algoritmos evolutivos e relaxações.

Glaydston Mattos Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002), Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e também atua no Programa de Pós-Graduação em Energia do CEUNES/UFES. Tem experiência na área de Logística e Pesquisa Operacional (ênfase em Otimização Combinatória)

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Published

2016-04-21

How to Cite

Banos, R. S., Rosa, R. A., Mauri, G. R., & Ribeiro, G. M. (2016). TRANSPORTES, 24(1), 51–62. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.980

Issue

Section

Artigos