O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano

Autores

  • Tiago Alves Silva
  • Gustavo Peixoto Silva Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856

Palavras-chave:

Guided Local Search, Programação de Tripulações do Sistema de Transporte. Metaheurística.

Resumo

Neste artigo é aplicada a metaheurística Guided Local Search (GLS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações de Ônibus Urbano (PPT). O PPT consiste em encontrar um conjunto de jornadas a serem designadas aos motoristas que realizarão a operação diária com o menor custo. A GLS tem como princípio penalizar características indesejáveis presentes na solução corrente, com o objetivo de escapar de soluções ótimas locais. Como heurística de busca local, foi utilizada a heurística Variable Neighborhood Descent, que explora diferentes estruturas de vizinhança para encontrar um mínimo local. De acordo com pesquisa realizada pelos autores, esta abordagem é inédita para resolver o PPT. A implementação proposta foi testada com dados de problemas reais de uma empresa que opera em uma região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados obtidos são similares àqueles presentes na literatura, havendo possibilidades de melhorias, visto que a GLS pode ser explorada em diferentes aspectos.

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Biografia do Autor

Tiago Alves Silva

Graduado em Ciência da Compuatção pelo Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto

Gustavo Peixoto Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto 3 do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua principalmente na área de otimização aplicada à otimização do sistema de trasnporte público.

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Publicado

28-08-2015

Como Citar

Silva, T. A., & Silva, G. P. (2015). O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano. TRANSPORTES, 23(2), 105–116. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856

Edição

Seção

Artigos