Uma análise laboratorial e numérica do desempenho de materiais de lastro: em direção à sustentabilidade no projeto de pavimentos ferroviários
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3028Palavras-chave:
Ferrovia. Dimensionamento. Caracterização do lastro. Espessura do lastro. Elementos finitos.Resumo
A caracterização física e mecânica de materiais rochosos é uma etapa determinante para a sua aplicabilidade como camada de lastro ferroviário. Porém, a maioria dos ensaios normatizados para tal caracterização não tem aplicação direta no dimensionamento da espessura da camada de lastro e os limites normativos levam em consideração apenas a origem da rocha, ignorando fatores de carga por eixo e vida útil para a qual a ferrovia é projetada. Este estudo visa demonstrar a importância da caracterização dos materiais neste processo, por meio de ensaios laboratoriais (físicos e mecânicos) e modelagem por elementos finitos com quatro diferentes materiais rochosos como lastro, sendo os resultados aplicados na redução do uso de materiais pétreos em projetos de novas ferrovias brasileiras, para uma construção mais otimizada e sustentável. Os efeitos da espessura do lastro nas tensões do subleito são analisados em termos de capacidade de suporte do subleito e deformação permanente dos materiais geotécnicos. Os resultados mostram que variações de módulo de resiliência no lastro entre 294 e 115 MPa tem influência mínima nas tensões verticais do subleito, mas que reduções de 10 cm na espessura dessa camada podem aumentar em até 20% as tensões no subleito. Além disso, um aumento no número de partículas não cúbicas pode levar a maiores deformações permanentes, o que pode reduzir o período entre ciclos de manutenção da via. Por fim, as análises mostraram que o teste Micro-Deval pode ser considerado como um método interessante para a caracterização mecânica do lastro, podendo ser utilizado para estimar a sua vida útil.
Downloads
Referências
ABNT (2020). NBR 16387, Via férrea - Classificação de vias. Rio de Janeiro: ABNT.
ABNT (2021). NBR 5564, Via férrea - Lastro ferroviário. Rio de Janeiro: ABNT.
AREMA. (2020). Manual for Railway Engineering. Lanham: AREMA.
ASTM (2012). D5311, Standard Test Method for load controlled cyclic triaxial strength of soil. West Conshohocken: ASTM.
Diógenes, D.F.; V.T.F. Castelo Branco and L.M.G. Motta (2020) Avaliação da relação entre comportamentos mecânico e hidráulico para lastro ferroviário. Transportes, v. 28, n. 3, p. 61-74. DOI: 10.14295/transportes.v28i3.1829. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.1829
Doyle, N.F. (1980). Railway Track Design: A Review of Current Practice. Canberra: Australian Government Publishing Service.
Guimarães, A.C.R. (2009). Um Método Mecanístico-Empírico para a Previsão da Deformação Permanente em Solos Tropicais Constituintes de Pavimentos. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Available at: (accessed 07/07/2024)
Khan, M.R. and S.M. Dasaka (2020) EPS geofoam as a wave barrier for attenuating high-speed train-induced ground vibrations: a single-wheel analysis. International Journal of Geosynthetics and Ground Engineering, v. 6, n. 4, p. 43. DOI: 10.1007/s40891-020-00230-1. DOI: https://doi.org/10.1007/s40891-020-00230-1
Kim, M.; E. Tutumluer and J. Kwon (2009) Nonlinear pavement foundation modeling for three-dimensional finite-element analysis of flexible pavements. International Journal of Geomechanics, v. 9, n. 5, p. 195-208. DOI: 10.1061/(ASCE)1532-3641(2009)9:5(195). DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)1532-3641(2009)9:5(195)
Kuo, C. and C. Huang (2006) Three-dimensional pavement analysis with nonlinear subgrade materials. Journal of Materials in Civil Engineering, v. 18, n. 4, p. 537-44. DOI: 10.1061/(ASCE)0899-1561(2006)18:4(537). DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)0899-1561(2006)18:4(537)
Lackenby, J.; B. Indraratna; G. McDowell et al. (2007) Effect of confining pressure on ballast degradation and deformation under cyclic triaxial loading. Geotechnique, v. 57, n. 6, p. 527-36. DOI: 10.1680/geot.2007.57.6.527. DOI: https://doi.org/10.1680/geot.2007.57.6.527
Li, D.; J. Hyslip; T. Sussmann et al. (2016). Railway Geotechnics. Boca Raton: CRC Press. DOI: https://doi.org/10.1201/b18982
Li, L.; S. Nimbalkar and R. Zhong (2018) Finite element model of ballasted railway with infinite boundaries considering effects of moving train loads and Rayleigh waves. Soil Dynamics and Earthquake Engineering, v. 114, p. 147-53. DOI: 10.1016/j.soildyn.2018.06.033. DOI: https://doi.org/10.1016/j.soildyn.2018.06.033
Lima, C. and L. Motta (2016) Study of permanent deformation and granulometric distribution of graded crushed stone pavement material. Procedia Engineering, v. 143, p. 854-61. DOI: 10.1016/j.proeng.2016.06.141. DOI: https://doi.org/10.1016/j.proeng.2016.06.141
Merheb, A.H.M.; R. Motta; L. Bernucci et al. (2014) Equipamento triaxial cíclico de grande escala para análise mecânica de lastro ferroviário. Transportes, v. 22, n. 3, p. 53. DOI: 10.14295/transportes.v22i3.804. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.804
Monismith, C.L. (1976) Rutting prediction in asphalt concrete pavements. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, p. 616.
Nålsund, R. (2014). Railway Ballast Characteristics, Selection Criteria and Performance. Thesis. University of Science and Technology, Trondheim. Available at: <http://hdl.handle.net/11250/233318> (accessed 07/07/2024)
Ramūnas, V.; A. Vaitkus; A. Laurinavičius et al. (2017) Raudteeballasti tööea prognoos lähtudes selle mehhaanilistest omadustest. The Baltic Journal of Road and Bridge Engineering, v. 12, p. 203-9. DOI: 10.3846/bjrbe.2017.25. DOI: https://doi.org/10.3846/bjrbe.2017.25
Rodrigues, A.F.S. and Z. Dimitrovová (2021) Applicability of a three-layer model for the dynamic analysis of ballasted railway tracks. Vibration, v. 4, n. 1, p. 151-74. DOI: 10.3390/vibration4010013. DOI: https://doi.org/10.3390/vibration4010013
Rosa, A.F. (2019). Efeito da Granulometria e da Litologia no Comportamento de Lastros Ferroviários em Laboratório e por Análise Computacional. Dissertação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Available at: <https://pantheon.ufrj.br/ handle/11422/13988> (accessed 07/07/2024)
Santos, R.S.; R.P. Ribeiro; A.B. Paraguassú et al. (2021) Railroad ballast of granites and basic rock in tropical regions: relationships between petrography, physical-mechanical properties and alterability. Transportes, v. 29, n. 2. DOI: 10.14295/transportes.v29i2.2369. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2369
Sattler, P.; D.G. Fredlund; M.J. Klassen et al. (1989) Bearing capacity approach to railway design using subgrade matric suction. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, p. 27-33.
Selig, E.T. and D.L. Boucher (1990) Abrasion tests for railroad ballast. Geotechnical Testing Journal, v. 13, n. 4, p. 301-11. DOI: 10.1520/ GTJ10173J. DOI: https://doi.org/10.1520/GTJ10173J
Shih, J.Y.; D.J. Thompson and A. Zervos (2016) The effect of boundary conditions, model size and damping models in the finite element modelling of a moving load on a track/ground system. Soil Dynamics and Earthquake Engineering, v. 89, p. 12-27. DOI: 10.1016/j.soildyn.2016.07.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.soildyn.2016.07.004
Skoglund, K.A. (2002). A Study of Some Factor in Mechanistic Railway Track Design. Thesis. Norwegian University of Science and Technology, Trondheim. Available at: <https://ntnuopen.ntnu.no/ntnu-xmlui/handle/11250/231131> (accessed 07/07/2024)
Sun, Q.D.; B. Indraratna and S. Nimbalkar (2016) Deformation and degradation mechanisms of railway ballast under high frequency cyclic loading. Journal of Geotechnical and Geoenvironmental Engineering, v. 142, n. 1, p. 04015056. DOI: 10.1061/ (ASCE)GT.1943-5606.0001375. DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)GT.1943-5606.0001375
Trotta, R.P. (2020). Quantificação da Degradação Mecânica e Avaliação da Heterogeneidade de Agregados por Processamento de Imagem (PDI). Dissertação. Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Uzan, J. (1985) Dynamic characterization of granular materials. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, p. 52-9.
Watters, B.R.; M.J. Klassen and A.W. Clifton (1987) Evaluation of ballast materials using petrographic criteria. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, p. 45-58. Available at: <https://trid.trb.org/view/282807> (accessed 07/07/2024).
Werkmeister, S.; A. Dawson and F. Wellner (2001) Permanent deformation behavior of granular materials and the shakedown concept. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 1757, n. 1, p. 75-81. DOI: 10.3141/1757-09. DOI: https://doi.org/10.3141/1757-09
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andre Fardin Rosa, Stefanie de Carla Dias de Carla Dias, Wescley Silva Brito, Robson Correia Costa, Edson de Moura, Liedi Légi Bariani Bernucci, Rosângela dos Santos Motta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.