Previsão de fissuração por fadiga em pavimentos intercalares de paralelepípedos usando ensaios não destrutivos e análises mecanicistaempíricas
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.3022Palavras-chave:
Retroanálise. FWD. Paralelepípedo. Fissuração por fadiga. MeDiNa.Resumo
Vários métodos de ensaios não destrutivos (END) têm sido utilizados para medir a deflexão superficial, o que permite determinar os módulos elásticos das camadas do pavimento através do processo de retroanálise e avaliar a capacidade estrutural dos pavimentos asfálticos. Neste estudo, foram avaliados os módulos retroanalisados de pavimentos intercalados de paralelepípedos e a capacidade de carga deste tipo de pavimento relacionada ao critério de fissuração por fadiga com base em uma análise mecanística-empírica. A metodologia empregada incluiu a realização de ensaios in situ utilizando END com equipamento Falling Weight Deflectometer (FWD) em 84 pontos de ensaio em pavimentos construídos tanto em base granular como em paralelepípedos, determinação de parâmetros de bacia de deflexão (DBP), retroanálise dos módulos das camadas e estimativa de desempenho por fissuração por fadiga por meio de análises mecanística-empíricas no software MeDiNa. Os pavimentos com camada de base de paralelepípedos apresentaram maiores medidas de deflexão no ponto de aplicação da carga em comparação com aquelas medidas em pavimentos com camada de base granular, indicando que este tipo de pavimento apresentou maior rigidez. Pavimentos com base em paralelepípedo apresentaram maior quantidade de área fissurada em comparação ao pavimento com base granular, apresentando menor capacidade de carga no tocante ao critério de fadiga. Foi evidenciado que o método baseado em DBP determinados pelas bacias medidas pelo teste FWD foi capaz de identificar as diferenças estruturais entre as camadas dos pavimentos avaliados, bem como a identificação da evolução de suas fissurações.
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