Entrega urbana, pandemia de Covid-19 e mudanças no uso do solo: evidências da dinâmica territorial do setor imobiliário não residencial em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2821Palavras-chave:
Entregas urbanas, Uso do solo, Transações imobiliárias não residenciais, Planejamento de transporteResumo
As entregas urbanas têm alterado a dinâmica territorial do setor imobiliário não residencial, além dos impactos observados na mobilidade urbana. Este artigo analisa as mudanças no uso do solo do setor imobiliário não residencial relacionadas com as entregas urbanas em 2020, no contexto da pandemia da COVID-19, em Belo Horizonte. Para tanto, foi utilizada uma abordagem espacial-temporal baseada nos Indicadores Locais de Associação Espacial e na estimativa de um modelo de regressão geograficamente ponderada. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses de que houve descentralização dos novos negócios e que existe uma relação inversa entre as entregas do varejo tradicional e do varejo online para a localização de novos negócios. Ainda, os resultados indicaram evidências da alteração da dinâmica territorial do setor imobiliário não residencial estimulado pelas entregas urbanas. Desta forma, a elaboração/revisão de planos diretores precisa considerar as entregas urbanas como um componente indutor no planejamento urbano e de transporte.
Downloads
Referências
Aljohani, K. and R.G. Thompson (2020) A multi-criteria spatial evaluation framework to optimise the siting of freight consolidation facilities in inner-city areas. Transportation Research Part A, Policy and Practice, v. 138, p. 51-69. DOI: 10.1016/j.tra.2020.05.020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2020.05.020
Anselin, L. (1995) Local Indicators of Spatial Association—LISA. Geographical Analysis, v. 27, n. 2, p. 93-115. DOI: 10.1111/j.1538-4632.1995.tb00338.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1538-4632.1995.tb00338.x
Anselin, L. (2022) Local Spatial Autocorrelation (3) - GeoDa: An Introduction to Spatial Data Science. Available at: <https://geodacenter.github.io/workbook/6c_local_multi/lab6c.html> (accessed 03/11/2023).
Anselin, L.; I. Syabri and Y. Kho (2006) GeoDa. An Introduction to Spatial Data Analysis., v. 38, n. 1, p. 5-22. Belo Horizonte (2022a) Prefeitura de Belo Horizonte: Coronavírus. Available at: https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/coronavirus (accessed 03/11/2023). DOI: https://doi.org/10.1111/j.0016-7363.2005.00671.x
Belo Horizonte (2022b) Prefeitura de Belo Horizonte: ITBI. Available at: (accessed 03/11/2023).
BH Map (2022). Available at: <http://bhmap.pbh.gov.br/v2/mapa/idebhgeo> (accessed 03/11/2023).
Bivand, R. (2022) spgwr: Geographically Weighted Regression. Available at: <https://CRAN.Rproject.org/package=spgwr> (accessed 03/11/2023).
Burt, S. and L. Sparks (2003) E-commerce and the retail process: a review. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 10, n. 5, p. 275-86. DOI: 10.1016/S0969-6989(02)00062-0. DOI: https://doi.org/10.1016/S0969-6989(02)00062-0
Carson, S.; A. Nanda; S. Thanos et al. (2021) Imagining a post-COVID-19 world of real estate. The Town Planning Review, v. 92, n. 3, p. 371-6. DOI: 10.3828/tpr.2020.63. DOI: https://doi.org/10.3828/tpr.2020.63
Chernick, H.; D. Copeland and A. Reschovsky (2020) The fiscal effects of the covid-19 pandemic on cities: an initial assessment. National Tax Journal, v. 73, n. 3, p. 699-732. DOI: 10.17310/ntj.2020.3.04. DOI: https://doi.org/10.17310/ntj.2020.3.04
E-bit (2022) 45th Edition Webshoppers. Available at: <https://company.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree> (accessed 03/11/2023).
Filardi, F.; T.C. Schmitz and D.D.C. Leal (2020) Teleworking pre, during, and post-pandemic: organizational adherence and professionals preferences in times of COVID-19. In XLIV Encontro da ANPAD. Available at: <http://www.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=Mjg1MDQ=> (accessed 03/11/2023).
Fortheringham, A.S.; C. Brunsdon and M. Charlton (2002) Geographically Weighted Regression: The Analysis of Spatially Varying Relationships. Chichester: Willey. Available at: <https://www.wiley.com/enus/Geographically+Weighted+Regression%3A+The+Analysis+of+Spatially+Varying+Relationships+-9780471496168> (accessed 03/11/2023).
Giuliano, G.; S. Kang and Q. Yuan (2018) Using proxies to describe the metropolitan freight landscape. Urban Studies, v. 55, n. 6, p. 1346-63. DOI: 10.1177/0042098017691438. DOI: https://doi.org/10.1177/0042098017691438
Grekousis, G. (2020) Spatial Analysis Methods and Practice: Describe – Explore – Explain through GIS. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: 10.1017/9781108614528. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108614528
Guerin, L.; J.G.V. Vieira; R.L.M. Oliveira et al. (2021) The geography of warehouses in the São Paulo Metropolitan Region and contributing factors to this spatial distribution. Journal of Transport Geography, v. 91, p. 102976. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2021.102976. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2021.102976
Hamilton, R.; D. Thompson; S. Bone et al. (2019) The effects of scarcity on consumer decision journeys. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, n. 3, p. 532-50. DOI: 10.1007/s11747-018-0604-7. DOI: https://doi.org/10.1007/s11747-018-0604-7
Hart, K. (2020) Why Coronavirus May Prompt Migration Out of American Cities. Available at: <https://www.axios.com/2020/04/30/coronavirus-migration-american-cities-survey> (accessed 03/11/2023).
Heitz, A.; L. Dablanc; J. Olsson et al. (2020) Spatial patterns of logistics facilities in Gothenburg, Sweden. Journal of Transport Geography, v. 88, p. 102191. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2018.03.005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2018.03.005
Hensher, D.A.; C. Balbontin; M.J. Beck et al. (2022) The impact of working from home on modal commuting choice response during COVID-19: Implications for two metropolitan areas in Australia. Transportation Research Part A, Policy and Practice, v. 155, p. 179-201. DOI: 10.1016/j.tra.2021.11.011. PMid:34840440. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2021.11.011
Hensher, D.A.; M.J. Beck and E. Wei (2021) Working from home and its implications for strategic transport modelling based on the early days of the COVID-19 pandemic. Transportation Research Part A, Policy and Practice, v. 148, p. 64-78. DOI: 10.1016/j.tra.2021.03.027. PMid:35702388. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2021.03.027
Holguin-Veras, J.; D. Ramirez-Rios; J. Ng et al. (2021) Freight-efficient land uses: methodology, strategies, and tools. Sustainability, v. 13, n. 6, p. 3059. DOI: 10.3390/su13063059. DOI: https://doi.org/10.3390/su13063059
Huang, A.; J. Dawes; L. Lockshin et al. (2017) Consumer response to price changes in higher-priced brands. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 39, p. 1-10. DOI: 10.1016/j.jretconser.2017.06.009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2017.06.009
IBGE (2022) Belo Horizonte, Minas Gerais: Panorama. Available at: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/belohorizonte/panorama> (accessed 03/11/2023).
Kumar, P. (2005) The competitive impact of service process improvement: examining customers waiting experiences in retail markets. Journal of Retailing, v. 81, n. 3, p. 171-80. DOI: 10.1016/j.jretai.2005.07.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretai.2005.07.002
Nanda, A.; Y. Xu and F. Zhang (2021) How would the COVID-19 pandemic reshape retail real estate and high streets through acceleration of E-commerce and digitalisation. Journal of Urban Management, v. 10, n. 2, p. 110-24. DOI: 10.1016/j.jum.2021.04.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jum.2021.04.001
OECD (2020) E-commerce in the Time of COVID-19. Available at: <https://read.oecd-ilibrary.org/view/?ref=137_137212-t0fjgnerdb&title=E-commerce-in-the-time-of-COVID-19> (accessed 03/11/2023).
ONS (2020) Retail sales, Great Britain: April 2020. Available at: <https://www.ons.gov.uk/businessindustryandtrade/retailindustry/bulletins/retailsales/april2020> (accessed 03/11/2023).
Pantano, E.; G. Pizzi; D. Scarpi et al. (2020) Competing during a pandemic? Retailers ups and downs during the COVID19 outbreak. Journal of Business Research, v. 116, p. 209-13. DOI: 10.1016/j.jbusres.2020.05.036. PMid:32501307. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.036
R-Core Team (2013) Diagnostic Checking in Regression Relationships. Available at: <https://www.r-project.org/> (accessed 03/11/2023).
Rodrigue, J. (2020) The distribution network of Amazon and the footprint of freight digitalisation. Journal of Transport Geography, v. 88, p. 102825. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2020.102825. PMid:32834678. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2020.102825
Rodrigue, J.; L. Dablanc and G. Giuliano (2017) The freight landscape: convergence and divergence in urban freight distribution. Journal of Transport and Land Use, v. 10, n. 1, p. 557-72. DOI: 10.5198/jtlu.2017.869. DOI: https://doi.org/10.5198/jtlu.2017.869
Sakai, T.; A. Beziat; A. Heitz et al. (2018) Testing the “Freight Landscape” concept for Paris. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 2672, n. 9, p. 216-28. DOI: 10.1177/0361198118776783. DOI: https://doi.org/10.1177/0361198118776783
Sakai, T.; K. Kawamura and T. Hyodo (2016) Logistics facility distribution in tokyo metropolitan area: experiences and policy lessons. Transportation Research Procedia, v. 12, p. 263-77. DOI: 10.1016/j.trpro.2016.02.064. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.02.064
Shah, A.K.; E. Shafir and S. Mullainathan (2015) Scarcity frames value. Psychological Science, v. 26, n. 4, p. 402-12. DOI: 10.1177/0956797614563958. PMid:25676256. DOI: https://doi.org/10.1177/0956797614563958
UNCTAD (2020) Impact of the COVID-19 Pandemic on Trade and Development: Transitioning to a New Normal. Geneva: United Nations.
UNCTAD (2021) COVID-19 and E-Commerce: A Global Review. Geneva: United Nations.
Van Lier, T. (2014) The Development of an External Cost Calculator Framework for Evaluating the Sustainability of Transport Solutions. Thesis (PhD). Business Technology and Operations, Vrije Universiteit Brussel, Brussel.
Verhallen, T.M.M. and H.S.J. Robben (1994) Scarcity and preference: an experiment on unavailability and product evaluation. Journal of Economic Psychology, v. 15, n. 2, p. 315-31. DOI: 10.1016/0167-4870(94)90007-8. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-4870(94)90007-8
Wang, X.; W. Kim; J. Holguín-Veras et al. (2021) Adoption of delivery services in light of the COVID pandemic: who and how long. Transportation Research Part A, Policy and Practice, v. 154, p. 270-86. DOI: 10.1016/j.tra.2021.10.012. PMid:34744329. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2021.10.012
Zhang, D.; P. Zhu and Y. Ye (2016) The effects of e-commerce on the demand for commercial real estate. Cities, v. 51, p. 106-20. 177/0956797614563958. PMDOI: 10.1016/j.cities.2015.11.012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cities.2015.11.012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabela Kopperschmidt de Oliveira, Leise Kelli de Oliveira, Maria Leonor Alves Maia, Jorge Luiz dos Santos Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.