Planejamento das viagens dos navios com múltiplos tanques, múltiplos portos e múltiplas viagens para coleta do petróleo produzido em plataformas

Autores

  • Jeani dos Santos da Silva Dias Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo – Brasil
  • Rodrigo Alvarenga Rosa Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo – Brasil https://orcid.org/0000-0003-0841-514X

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2630

Palavras-chave:

Logística do petróleo, Roteirização de Veículos com Múltiplos Depósitos, Roteamento de Veículos com Múltiplos Compartimentos, Roteamento de Veículos com Múltiplas rotas

Resumo

O planejamento das várias viagens dos navios com múltiplos tanques para coletar petróleo em plataformas é um trabalho complexo, pois envolve muitas restrições operacionais. Citam-se: o tipo de navio que pode atracar em cada plataforma e em cada porto, as capacidades de transporte de cada navio, a necessidade de manter diferentes tipos de petróleo separados no navio e o momento para começar a retirada de petróleo. Para realizar esse planejamento é proposto um novo modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista considerando várias viagens, múltiplos portos, múltiplos tanques e as restrições citadas com o objetivo de reduzir o custo de transporte. Foram criadas 33 instâncias baseadas na maior empresa brasileira de exploração e produção de petróleo, Petrobras. Utilizou-se o CPLEX 12.10 para resolver o modelo e os resultados mostraram que foram obtidas reduções do custo total de até 17,8% e diminuição na distância total percorrida pelos navios de até 13,3%.

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Publicado

30-03-2023

Como Citar

Dias, J. dos S. da S. ., & Rosa, R. A. (2023). Planejamento das viagens dos navios com múltiplos tanques, múltiplos portos e múltiplas viagens para coleta do petróleo produzido em plataformas. TRANSPORTES, 31(1), e2630. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2630

Edição

Seção

Artigos