Uma abordagem metaheurística para o sequenciamento de aeronaves para pouso e o aumento de capacidade de pista

Autores

  • Daniel Alberto Pamplona Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo – Brasil
  • Mayara Condé Rocha Murça Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo – Brasil
  • Alexandre Gomes de Barros Universidade de Calgary, Alberta – Canadá
  • Claudio Jorge Pinto Alves Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2500

Palavras-chave:

Sequenciamento de aeronaves para pouso, Gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, Capacidade de pista, Otimização, Metaheurística

Resumo

Problemas de capacidade de pista estão presentes em vários aeroportos ao redor do mundo. A execução eficiente e eficaz do sequenciamento de aeronaves para pouso tornou-se uma alternativa para o aumento de capacidade de pista no nível tático. O problema do sequenciamento busca determinar a melhor ordem de processamento de aeronaves para pouso, a fim de otimizar o uso da pista e mitigar atrasos, entre outros objetivos, sujeito a uma série de restrições operacionais. O presente estudo tem por objetivo desenvolver um método de solução para o problema de sequenciamento que seja capaz de produzir um ganho de capacidade de pista, gerar soluções viáveis em um curto espaço de tempo e manter a equidade entre as empresas aéreas, respeitando o número máximo de mudanças de posição das aeronaves em uma nova sequência. O método é baseado na metaheurística de arrefecimento simulado adaptado ao contexto do problema estudado. O conjunto de dados Airland, disponível na OR-library, e dados reais do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foram utilizados para avaliar os potenciais benefícios do método proposto. Os resultados mostraram ganhos de capacidade de até 21% para os dados teóricos e de 10% para os dados reais.

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Biografia do Autor

Daniel Alberto Pamplona, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo – Brasil

Doutorando em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) àrea de concentração Transporte Aéreo.

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

Pamplona, D. A., Condé Rocha Murça, M. ., Gomes de Barros, A. ., & Pinto Alves, C. J. . (2021). Uma abordagem metaheurística para o sequenciamento de aeronaves para pouso e o aumento de capacidade de pista. TRANSPORTES, 29(4), 2500. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2500