Acidentes rodoviários e dados pluviométricos de campo: modelagem matemática para a rodovia BR-376/PR em trecho montanhoso

Autores

  • Leandro Canezin Guideli Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil
  • André Lucas dos Reis Cuenca Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil
  • Milena Arruda Silva Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil
  • Larissa de Brum Passini Universidade Federal do Paraná, Paraná – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2498

Palavras-chave:

Acidentes rodoviários, Precipitação, Binomial Negativo, Serra do Mar

Resumo

Pesquisas recentes estudaram a influência de precipitação em acidentes de trânsito, indicando que a intensidade da precipitação é um fator importante na ocorrência de acidentes. Esta pesquisa apresenta a relação entre números de acidentes diários e precipitação, de 2014 a 2018, numa Rodovia brasileira montanhosa e rural (BR-376/PR), onde pluviógrafos locais forneceram dados de precipitação. Uma Regressão Binomial Negativa possibilitou obter a influência da precipitação na frequência de acidentes. Modelos distintos consideraram o efeito da chuva em diferentes estações do ano, e para diferentes tipos de veículos. Houve uma relação positiva consistente entre a intensidade de chuva e o número de acidentes diários, indicando a presença de chuva como fator de risco. Efeitos de sazonalidade apontaram diferentes estações críticas para a influência das chuvas, alertando para a possível necessidade de políticas de segurança viária distintas. Finalmente, para o tipo de veículo, normalmente, a chuva pareceu ter um efeito maior em veículos mais leves. Os resultados são úteis para o controle de tráfego, a fim de aumentar as condições de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdel-Aty, M.A. and A.E., Radwan (2000) Modeling traffic accident occurrence and involvement. Accident Analysis & Prevention, v. 32, n. 5, p. 633-642. DOI: 10.1016/S0001-4575(99)00094-9.

Ahmed, M.M.; M. Abdel-Aty and R. Yu (2012) Assessment of interaction of crash occurrence, mountainous freeway geometry, real-time weather, and traffic data. Transportation research record, v. 2280 n. 1, p.51-59. DOI: 10.3141/2280-06.

de Almeida, F.F.M. and C. D. R. Carneiro (2017) Origem e evolução da Serra do Mar. Revista Brasileira de Geociências, v. 28, n. 2, p. 135-150. Available at <http://bjg.siteoficial.ws/1998/n.2/3.pdf> (Access in 26/05/2021).

Anastasopoulos, P.C.; A. P. Tarko. and F. L. Mannering (2008). Tobit analysis of vehicle accident rates on interstate highways. Accident Analysis & Prevention, v. 40, n. 2, p. 768-775. DOI: /10.1016/j.aap.2007.09.006.

Baker, C.J. and S. Reynolds (1992) Wind-induced accidents of road vehicles. Accident Analysis & Prevention, v. 24, n. 6, p. 559-575. DOI: 10.1016/0001-4575(92)90009-8. DOI: 10.1016/0001-4575(92)90009-8.

Bergel-Hayat; R.; M. Debbarh; C. Antoniou and G. Yannis (2013) Explaining the road accident risk: weather effects. Accident Analysis & Prevention, v. 60, p. 456-465. DOI: 0.1016/j.aap.2013.03.006.

Bijleveld, F. and T. Churchill (2009) The influence of weather conditions on road safety. Leidschendam (The Netherlands): SWOV Institute for Road Safety Research.

Brasil. Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 2007.

Chang, L.Y. and W. C. Chen (2005) Data mining of tree-based models to analyze freeway accident frequency. Journal of safety research, v. 36, n.4, p. 365-375. DOI: 10.1016/j.jsr.2005.06.013.

Dabbour, E.; M. Haider and E. Dias (2019) Using random-parameter and fixed-parameter ordered models to explore temporal stability in factors affecting drivers' injury severity in single-vehicle collisions. Journal of traffic and transportation engineering (English edition), v. 6, n. 2, p. 132-146. DOI: 10.1016/j.jtte.2018.04.002.

Eisenberg, D. (2004) The mixed effects of precipitation on traffic crashes. Accident analysis & prevention, v. 36, n. 4, p. 637-647. DOI: 10.1016/S0001-4575(03)00085-X.

Ferreira, K. S. M.; L. P. Sestrem; A. M. G. Acevedo; A. C. M. Kormann and V. P. Faro (2018) Instrumentação geotécnica como ferramenta de gestão de riscos rodoviários: um estudo de caso no trecho de serra do mar da BR 376/PR. Revista Técnico-Científica, v. 1, n. 11. Available at <http://creaprw16.creapr.org.br/revista/sistema/index.php/revista/article/view/400> (Access in 26/05/2021).

Gabler, H.C. and W. T. Hollowell (1998) The aggressivity of light trucks and vans in traffic crashes. SAE transactions, v. 107, p. 1444-1452. Available at (Access in 26/05/2021)

González Acevedo, A. M. G.; L. B. Passini and A. C. M. Kormann (2017) Rainfall Effects on Pore Pressure Changes in a Coastal Slope of the Serra do Mar in Santa Catarina. Soils and Rocks, v. 40, n. 3, p. 263-278. DOI: 10.28927/SR.403263.

González Acevedo, A.M. (2017) Simulação geologico-geotécnica para avalização de estabilidade de taludes a partir de técnicas de geoprocessamento. Thesis (Doctorate). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil, Federal University of Paraná. Curitiba. Available at <https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/52842> (Access in 26/05/2021).

Hauer, E.; J. C. Ng and J. Lovell (1988) Estimation of safety at signalized intersections. Transportation Research Record, v. 1185, p. 48-61. Available at <http://onlinepubs.trb.org/Onlinepubs/trr/1988/1185/1185-005.pdf> (Access in 26/05/2021).

Hasui, Y., C. D. R. Carneiro; F. F. M. de Almeida and A. Bartorelli (2012) Geologia do Brasil (p. 900). São Paulo: Beca.

Hermans, E.; T. Brijs; T. Stiers and C. Offermans (2006) The impact of weather conditions on road safety investigated on an hourly basis. In Washington, DC: Proceedings of the 85thAnnual meeting of the Transportation Research Board.

Joshua, S.C. and N. J. Garber (1990) Estimating truck accident rate and involvements using linear and Poisson regression models. Transportation planning and Technology, v. 15, n.1, p. 41-58. DOI: 10.1080/03081069008717439.

Keay, K. and I. Simmonds (2006) Road accidents and rainfall in a large Australian city. Accident Analysis & Prevention, v. 38, n. 3, p. 445-454. DOI: 10.1016/j.aap.2005.06.025.

Levine, N.; K. E. Kim and L. H. Nitz (1995) Daily fluctuations in Honolulu motor vehicle accidents. Accident Analysis & Prevention, v. 27, n. 6, p. 785-796. DOI: 10.1016/0001-4575(95)00038-0.

de Lima Leite, M.; P. A. Adacheski and J. S. das Virgens Filho (2011) Análise da frequência e da intensidade das chuvas em Ponta Grossa, Estado do Paraná, no período entre 1954 e 2001. Acta Scientiarum Technology, v. 33, n. 1, p. 57-54. DOI: 10.4025/actascitechnol.v33i1.6957.

Li, Z.; W. Wang; P. Liu; J. M. Bigham and D. R. Ragland (2013) Using geographically weighted Poisson regression for county-level crash modeling in California. Safety science, v. 58, p. 89-97. DOI: 10.1016/j.ssci.2013.04.005.

Ma, J. and K. M. Kockelman (2006) Bayesian multivariate Poisson regression for models of injury count, by severity. Transportation Research Record, v. 1950, n.1, p. 24-34. DOI: 10.1177/0361198106195000104.

Mannering, F. L. and C. R. Bhat (2014) Analytic methods in accident research: Methodological frontier and future directions. Analytic methods in accident research, v.1, p. 1-22. DOI: 10.1016/j.amar.2013.09.001.

Martensen, H.; N. Focant and K. Diependaele (2016) Let's talk about the weather–Interpretation of short term changes in road accident outcomes. Transportation research procedia, v. 14, p. 96-104. DOI: 10.1016/j.trpro.2016.05.045.

Moomen, M.; M. Rezapour and K. Ksaibati (2019) An investigation of influential factors of downgrade truck crashes: A logistic regression approach. Journal of traffic and transportation engineering (English edition), v. 6, n.2, p. 185-195. DOI: 10.1016/j.jtte.2018.03.005.

Poch, M. and F. Mannering (1996) Negative binomial analysis of intersection-accident frequencies. Journal of transportation engineering, v. 122, n. 2, p. 105-113. DOI: 10.1061/(ASCE)0733-947X(1996)122:2(105).

Satterthwaite, S. P. (1976) An assessment of seasonal and weather effects on the frequency of road accidents in California. Accident Analysis & Prevention, v. 8, n. 2, p. 87-96. DOI: 10.1016/0001-4575(76)90002-6.

Sehaber V. F. (2013) Análise estatística multivariada dos acidentes de trânsito da BR-116 no período entre os anos de 2009 e 2012. Dissertation (Masters). Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia, Federal University of Paraná. Curitiba. Available at <http://hdl.handle.net/1884/32018> (Access in 26/05/2021).

Silva M. A.; I. C. Salah; A. M. A. González; L. P. Sestrem; V. P. Faro; A. C. M. Kormann and L. B. Passini (2019) Pluviometric thresholds application to predict slope failures along BR-376 Highway, in the state of Paraná – Brazil. In Cancun – México: Proceedings of the XVI Congreso Panamericano de Mecánica de Suelos e Ingeniería Geotécnica. Available at <https://ebooks.iospress.nl/pdf/doi/10.3233/STAL190227> (Access in 26/05/2021)

Silva, M.A.; L. C. Guideli; A. C. Neto; L. B. Passini and A. C. M. Kormann (2020) Multiple correspondence analysis applied to the study of the relationship between traffic crashes and precipitation on a highway in Brazil. Transportes, v. 28, n. 3, p. 196-211. DOI: 10.14295/transportes.v28i3.2044.

Souza, W.M.; P. V. de Azevedo and L. E. de Araújo (2012) Classificação da precipitação diária e impactos decorrentes dos desastres associados às chuvas na cidade do Recife-PE. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 5, n. 2, p. 250-268. DOI: 10.26848/rbgf.v5i2.232788.

Theofilatos, A. and G. Yannis (2014) A review of the effect of traffic and weather characteristics on road safety. Accident Analysis & Prevention, v. 72, p. 244-256. DOI: 10.1016/j.aap.2014.06.017.

Trevizolli, M. N. B.; A. C. M. Kormann; V. P. Faro; L. P. Sestrem and L. B. Passini (2018) Análise de registros históricos de precipitações e rupturas de encostas para composição de limiares pluviométricos visando monitoramento de taludes rodoviários. Revista Técnico-Científica, v. 1 n. 11. Available at < http://creaprw16.crea-pr.org.br/revista/sistema/index.php/revista/article/view/397> (Access in 26/05/2021).

Victorino M. M. (2015) Influência da chuva nas poropressões e estabilidade dos taludes rodoviários de um trecho da BR 376 na Serra do Mar paranaense. Dissertation (Masters). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil, Federal University of Paraná. Curitiba. Available at <https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/40608> (Access in 26/05/2021).

Vieira, B.C. and M. F. Gramani (2015) Serra do Mar: the most “tormented” relief in Brazil. In Landscapes and landforms of Brazil (p. 285-297). Dordrecht (The Netherlands): Springer.

Winston, C.; V. Maheshri and F. Mannering (2006) An exploration of the offset hypothesis using disaggregate data: The case of airbags and antilock brakes. Journal of Risk and Uncertainty, v. 32, n.2, p. 83-99. DOI: 10.1007/s11166-006-8288-7.

Xavier, T. M. B. S. and A. F. S. Xavier (1987) Classificação e monitoração de períodos secos ou chuvosos e cálculo de índices pluviométricos para a região Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Engenharia-Caderno de Recursos Hídricos, v. 5, n.2, p. 7-31.

Ye, X.; R. M. Pendyala; V. Shankar and K. C. Konduri (2013) A simultaneous equations model of crash frequency by severity level for freeway sections. Accident Analysis & Prevention, v. 57, p. 140-149. DOI: 10.1016/j.aap.2013.03.025.

Yu, R. and M. Abdel-Aty (2013) Investigating the different characteristics of weekday and weekend crashes. Journal of safety research, v. 46, p. 91-97. DOI: 10.1016/j.jsr.2013.05.002.

Zhang, C.; J. N. Ivan; W. M. El Dessouki and E. N. Anagnostou (2005) Relative risk analysis for studying the impact of adverse weather conditions and congestion on traffic accidents. In Transportation Research Board – 84th Annual Meeting, Washington, USA.

Downloads

Publicado

02-12-2021

Como Citar

Guideli, L. C. ., Cuenca, A. L. dos R. ., Arruda Silva, M., & Passini, L. de B. . (2021). Acidentes rodoviários e dados pluviométricos de campo: modelagem matemática para a rodovia BR-376/PR em trecho montanhoso . TRANSPORTES, 29(4), 2498. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2498