Planejamento de entregas em áreas urbanas considerando recarregamento intermediário, veículos com múltiplos compartimentos e restrição de acesso

Autores

  • Henrique Fiorot Astoures Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo – Brasil
  • Rodrigo Alvarenga Rosa Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo – Brasil http://orcid.org/0000-0003-0841-514X

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2414

Palavras-chave:

Recarregamento intermediário. Múltiplos compartimentos. Restrição de acesso. Logística urbana.

Resumo

Face ao aumento da demanda por transporte de mercadorias por comércios e residências nos últimos anos e, considerando as restrições de entrada de caminhões de grande porte impostas pelas cidades, faz-se necessário planejar as entregas de maneira diferente. Assim, esse artigo propõe o planejamento da entrega de mercadorias considerando recarregamento intermediário na rota, veículos com múltiplos compartimentos, alocação independente das caixas, período de atendimento e restrições de acesso nos clientes. Para planejar as entregas em áreas urbanas, é proposta uma nova classe de problema denominada Site Dependent Multiple Compartment Vehicle Routing Problem with Intermediate Replenishment Facilities and Time Windows com objetivo de minimizar o custo total do transporte. Foi analisado o problema de uma empresa que está em implantação na cidade de Vitória, ES. Utilizou-se o CPLEX 12.8 para resolver o modelo e os resultados mostraram que a disponibilidade de mais armazéns intermediários é a estratégia mais econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Fiorot Astoures, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo – Brasil

Mestre em Engenharia Civil pela UFES, Eng. Produção pela UFES

Rodrigo Alvarenga Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo – Brasil

Bolsista CNPq Produtividade PQ-1D Transporte. Professor associado no Depto. Eng. Produção da UFES (disciplinas Portos, Estrada de Ferro e Logística). Pós-Doutor em Engenharia de Transportes (PET) na COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Engenharia Elétrica (Planejamento Portuário) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2006). Mestre em Informática (Roteirização de Veículos) pela UFES (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor permanente do PPGEC- UFES - Área de Transportes (Portos, Ferrovia, Pesquisa Operacional, Meta-heurística). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (UFES).

Referências

Agência Transporta Brasil. (2014). Mais de cem municípios do Brasil já criaram restrição ao trânsito de caminhões. Disponí-vel em: < http://www.transportabrasil.com.br/2014/11/mais-de-cem-municipios-do-brasil-ja-criaram-restricao-ao-transito-de-caminhoes/>. Acesso em: 20 junho 2019.

Astoures, H. F., de Alvarenga Rosa, R., e da Silva Rosa, A. L. (2016). Planning the Diesel Supply for Offshore Platforms by a Mathematical Model Based on the Vehicle Routing Problem with Replenishment. Transportation Research Procedia, v. 18, p. 11-18. DOI https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.12.002.

Braekers, K., Ramaekers, K., e Van Nieuwenhuyse, I. (2016). The vehicle routing problem: State of the art classification and review. Computers & Industrial Engineering, v. 99, p. 300-313. DOI https://doi.org/10.1016/j.cie.2015.12.007.

Brandão, R., e Pureza, V. (2015) Distribuição de laticínios com restrições de recarga via programação matemática. XXIX Anpet, p. 9-13.

Buhrkal, K., Larsen, A., e Ropke, S. (2012). The waste collection vehicle routing problem with time windows in a city logistics context. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 39, p. 241-254. DOI https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.03.105.

Crainic, T.G., Ricciardi, N. e Storchi, G. (2004). Advanced freight transportation systems for congested urban areas. Transpor-tation Research, Part C, v. 12, n. 2, p. 119–137. DOI https://doi.org/10.1016/j.trc.2004.07.002.

Crevier, B., Cordeau, J. F., e Laporte, G. (2007). The multi-depot vehicle routing problem with inter-depot routes. European Journal of Operational Research, v. 176, n. 2, p. 756-773. DOI https://doi.org/10.1016/j.ejor.2005.08.015.

E-Bit. Webshoppers, 35. 2019. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers>. Acesso em: 28 de novembro de 2019.

Google. (2019). Google My Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/preview>. Acesso em: 10 junho 2019.

Hemmelmayr, V., Doerner, K. F., Hartl, R. F., e Rath, S. (2013). A heuristic solution method for node routing based solid waste collection problems. Journal of Heuristics, v. 19, n. 2, p. 129-156. DOI 10.1007/s10732-011-9188-9.

Henke, T., Speranza, M. G., e Wäscher, G. (2015). The multi-compartment vehicle routing problem with flexible compartment sizes. European Journal of Operational Research, v. 246, no. 3, p. 730-743. DOI https://doi.org/10.1016/j.ejor.2015.05.020.

Hübner, A., e Ostermeier, M. (2018). A multi-compartment vehicle routing problem with loading and unloading costs. Transportation Science, v. 53, n. 1, p. 282-300. DOI https://doi.org/10.1287/trsc.2017.0775.

IBGE. (2018). Panorama dos municípios do Brasil: Município de Vitória. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/vitoria/panorama>. Acesso em: 22 junho 2019.

Koch, H., Henke, T., e Wäscher, G. (2016). A genetic algorithm for the multi-compartment vehicle routing problem with flexi-ble compartment sizes. Otto-von-Guericke University Magdeburg, Faculty of Economics and Management. Working Paper Series, n. 4. DOI https://doi.org/10.24352/UB.OVGU-2018-552.

Lin, C., Choy, K. L., Ho, G. T., Chung, S. H., e Lam, H. Y. (2014). Survey of green vehicle routing problem: past and future trends. Expert Systems With Applications, v. 41, n. 4, p. 1118-1138. DOI https://doi.org/10.1016/j.eswa.2013.07.107.

Oliveira, L. K., Morganti, E., Dablanc, L., e Oliveira, R. L. M. (2017). Analysis of the potential demand of automated delivery stations for e-commerce deliveries in Belo Horizonte, Brazil. Research in Transportation Economics, v. 65, p. 34-43. DOI https://doi.org/10.1016/j.retrec.2017.09.003.

Reed, M., Yiannakou, A., e Evering, R. (2014). An ant colony algorithm for the multi-compartment vehicle routing prob-lem. Applied Soft Computing, v. 15, p. 169-176. DOI https://doi.org/10.1016/j.asoc.2013.10.017

Santana, R. A., Rosa, R. D. A., Astoures, H. F., e Silva, D. S. D. (2017). Planning the distribution of goods in the context of city logistics considering split deliveries with access and time restrictions. International Journal of Logistics Systems and Management, v. 28, n. 4, p. 507-527. DOI https://doi.org/10.1504/IJLSM.2017.087789.

Schiffer, M., Schneider, M., Walther, G., e Laporte, G. (2019). Vehicle routing and location routing with intermediate stops: A review. Transportation Science, v. 53, n. 2, p. 319-343. DOI https://doi.org/10.1287/trsc.2018.0836.

Schneider, M., Stenger, A., e Goeke, D. (2014). The electric vehicle-routing problem with time windows and recharging sta-tions. Transportation Science, v. 48, n. 4, p. 500-520. DOI https://doi.org/10.1287/trsc.2013.0490.

Schneider, M., Stenger, A., e Hof, J. (2015). An adaptive VNS algorithm for vehicle routing problems with intermediate stops. OR Spectrum, v. 37, n. 2, p. 353-387. DOI https://doi.org/10.1007/s00291-014-0376-5.

Silvestrin, P. V., e Ritt, M. (2017). An iterated tabu search for the multi-compartment vehicle routing problem. Computers & Operations Research, v. 81, p. 192-202. DOI https://doi.org/10.1016/j.cor.2016.12.023.

Tarantilis, C. D., Zachariadis, E. E., e Kiranoudis, C. T. (2008). A hybrid guided local search for the vehicle-routing problem with intermediate replenishment facilities. INFORMS Journal on Computing, v. 20, n. 1, p. 154-168. DOI https://doi.org/10.1287/ijoc.1070.0230.

Yahyaoui, H., Kaabachi, I., Krichen, S., e Dekdouk, A. (2018). Two metaheuristic approaches for solving the multi-compartment vehicle routing problem. Operational Research, p. 1-24. DOI https://doi.org/10.1007/s12351-018-0403-4.

Downloads

Publicado

16-11-2020

Como Citar

Astoures, H. F., & Rosa, R. A. (2020). Planejamento de entregas em áreas urbanas considerando recarregamento intermediário, veículos com múltiplos compartimentos e restrição de acesso. TRANSPORTES, 28(4), 117–132. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2414

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica