Modelo de previsão do coeficiente de atrito para pista de pouso e decolagem com uso de redes neurais artificiais

Autores

  • José Breno Ferreira Quariguasi Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil https://orcid.org/0000-0002-4638-7621
  • Saulo Davi Soares e Reis Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2401

Palavras-chave:

Pavimentos, Aeroportos, Segurança Operacional, Manutenção

Resumo

As condições superficiais de uma pista de pouso e decolagem (PPD) são fundamentais para a garantia da segurança das operações das aeronaves que a utilizam. Nesse sentido, operadores de aeródromos devem manter atenção especial ao coeficiente de atrito e à macrotextura, para que possam promover uma PPD segura, planejar estratégias de manutenção e reabilitação em momentos oportunos, à medida que esses parâmetros se deterioram. Dessa forma, com o intuito de auxiliar operadores de aeródromo e a agência reguladora na tomada de decisão acerca do monitoramento e dos serviços de conservação de pavimentos aeroportuários, este trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo de previsão do coeficiente de atrito medido numa PPD, por meio de Redes Neurais Artificiais. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e, assim, tem-se potencial de aplicação do modelo para contribuir na tomada de decisão no contexto de um Sistema de Gerência de Pavimentos Aeroportuários.

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Biografia do Autor

José Breno Ferreira Quariguasi, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (2016). Especialização em Infraestrutura de Transportes - Rodovias (2020). Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2020).

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Doutor em Engenharia de Transportes (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (PETRAN/UFC). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC). Atualmente, é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência em Transporte Aéreo e Aeroportos, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos flexíveis e rígidos de pátios e de pistas de pouso e decolagem.

Saulo Davi Soares e Reis, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde Setembro de 2015. Licenciado (2006) e mestre (2009) em Física pela UFC, concluiu em Novembro de 2012 o doutorado em Física pelo programa de pós-graduação em Física da mesma instituição. Entre Novembro de 2012 e Novembro de 2014, trabalhou como Research Scholar no Levich Institute do City College of New York nos Estados Unidos. Atua principalmente na área de Mecânica Estatística e Física Computacional com principal interesse em Física de Sistemas Complexos. Sua pesquisa concentra-se nos temas de Teoria da Percolação, Dinâmica de Processos em Redes Complexas, Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina.

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Publicado

21-08-2021

Como Citar

Quariguasi, J. B. F. ., de Oliveira, F. H. L. ., & Soares e Reis, S. D. . (2021). Modelo de previsão do coeficiente de atrito para pista de pouso e decolagem com uso de redes neurais artificiais. TRANSPORTES, 29(2), 2401. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2401

Edição

Seção

Artigos