Gestão de demanda por viagens: estudo sobre as iniciativas institucionais na busca por uma mobilidade urbana sustentável através de um índice (IMOC)

Autores

  • Marina de Almeida Gomes Soriano UFPE
  • Rodrigo Freitas Araújo UFPE
  • Leonardo Herszon Meira UFPE
  • Maria Leonor Alves Maia UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.1850

Palavras-chave:

Gestão de demanda por viagens, Mobilidade urbana sustentável, Mobilidade corporativa.

Resumo

Baseado na Gestão de Demanda por Viagens (GDV), este artigo foca em iniciativas que podem ser usadas por instituições na busca pela mobilidade sustentável. Por muito tempo, os problemas de mobilidade urbana foram gerenciados através do aumento do espaço viário. Entretanto, percebeu-se que, mesmo quando os investimentos em infraestrutura são realizados em larga escala, seus benefícios não duram muito, visto que expansão do espaço viário incentiva o transporte individual. A necessidade de uma estratégia para aprimorar o uso das infraestruturas e potencializar opções de transporte levou ao desenvolvimento da Gestão da Demanda por Viagens (GDV). Essa estratégia será estudada neste artigo pela análise de duas instituições: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). Para tal, é proposto o Índice de Mobilidade Corporativa (IMOC), que mostra a adequação das instituições às práticas de GDV. Os resultados indicam que o C.E.S.A.R. (IMOC=0,52) é mais efetivo que a UFPE (IMOC=0,46).

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

Soriano, M. de A. G., Araújo, R. F., Meira, L. H., & Maia, M. L. A. (2020). Gestão de demanda por viagens: estudo sobre as iniciativas institucionais na busca por uma mobilidade urbana sustentável através de um índice (IMOC). TRANSPORTES, 28(1), 50–62. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.1850

Edição

Seção

Artigos