Statistical models for the estimation of the origin-destination matrix from traffic counts

Anselmo Ramalho Pitombeira Neto, Francisco Moraes Oliveira Neto, Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Resumo


No planejamento dos transportes, um dos primeiros passos é estimar a demanda por viagens. O produto final do processo de estimação é uma matriz origem-destino (OD), cujas entradas correspondem ao número de viagens entre pares de zonas de origem-destino em uma região de estudo. Neste artigo, revisamos os principais modelos esta­tísticos propostos na literatura para a estimação da matriz OD com base em contagens de tráfego. Ao contrário dos modelos de reconstrução, os modelos estatísticos não vi­sam a estimar a matriz OD exata correspondente aos volumes de tráfego observados, mas sim a estimar os parâmetros de um modelo estatístico da população de matrizes OD. Inicialmente, define-se o problema da estimação, enfatizando sua natureza subes­pecificada, o que levou ao desenvolvimento de vários modelos baseados em diferentes abordagens. Descrevem-se modelos estáticos cujos parâmetros são estimados por meio da máxima verossimilhança, do método dos momentos e da inferência bayesi­ana. Descrevem-se também alguns modelos dinâmicos recentes. Em seguida, discu­tem-se questões de pesquisa relacionadas ao problema da subespecificação, às pre­missas adotadas nos modelos e à estimativa da matriz de escolha de rotas, e indicam-se direções de pesquisa promissoras.

Palavras-chave


Matriz origem-destino, Demanda por transportes, Modelos estatísticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v25i4.1344

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