Representação do fenômeno urbano por meio de modelos integrados dos transportes e uso do solo: revisão da literatura e discussão conceitual
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i4.1319Palavras-chave:
Modelagem Integrada, Modelos LUTI, Planejamento Integrado, Agregação, Aleatoriedade, Dinamicidade.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal avaliar a capacidade de modelos operacionais integrados dos transportes e uso do solo (LUTI) em representar o fenômeno urbano, como um passo inicial para ampliar o papel da modelagem no processo de planejamento urbano. Atualmente, o uso dessas ferramentas está focado apenas na fase final do planejamento, na avaliação de alternativas, mas podem também ser utilizadas em suas fases mais estratégicas de compreensão da problemática. Oito modelos LUTI, representantes das categorias dos modelos de interação espacial, econométricos e de microssimulação, foram avaliados quanto à sua capacidade de representar as intra e inter-relações entre os subsistemas de transportes, de uso do solo e de atividades, considerando suas características de nível de agregação, aleatoriedade e dinamicidade das decisões modeladas. Verificou-se que as bases conceituais desses modelos precisam ser melhor explicitadas para tornar mais claro aos atores, planejadores e modeladores suas premissas e limitações, fazendo com que não só seus resultados, mas também seu processo de construção, com destaque para os esforços de calibração e validação, seja útil para uma melhor compreensão da complexa problemática urbana.
Downloads
Referências
Acheampong, R. A., e E. Silva (2015) Land use – transport interaction modeling : A review of the literature and future re-search directions. Journal of Transport and Land use, v. 8, n. 3, p. 11–38. DOI: 10.5198/jtlu.2015.806
Barra, T. de la. (1989) Integrated land use and transport modelling: Decision chains and hierarchies. Cambridge University Press, New York, USA.
Batty, M. (1994) A chronicle of scientific planning - The Anglo-American modelling experience. Journal of the American Plan-ning Association, v. 60, n. 1, p. 7–16. DOI: 10.1080/01944369408975546
Berechman, J. K. A. Small (1988) Research policy and review 25. Modeling land use and transportation: an interpretive review for growth areas. Environment and Planning A, v. 20, n. 10, p. 1285–1309. DOI: 10.1068/a201285
Brömmelstroet, M. Te e L. Bertolini (2011) The Role of Transport‐Related Models in Urban Planning Practice. Transport Reviews, v. 31, n. 2, p. 139–143. DOI: 10.1080/01441647.2010.541295
Brömmelstroet, M. Te; Bertolini, L.; Gudmundsson, H.; Wegener, M.; Curtis, C.; Timmermans, H. J. P.; Arentze, T. A.; Waddell, P. A.; Naess, P.; Jonsson, D.; Berglund, S.; Almström, P.; Algers, S. e P. C. Pfaffenbichler (2013) Transport Models in Urban Planning Practices: Tensions and Opportunities in a Changing Planning Context. Routledge.
Cascetta, E. (2009) Transportation Systems Analysis. (2ª ed.). Springer US, Boston, MA. DOI: 10.1007/978-0-387-75857-2
Domencich, T. A. e D. McFadden (1975) Urban Travel Demand: A behavioral analysis. (1ª ed.). North-Holland Publishing, New York, USA.
Forrester, J. W. (1999) Urban Dynamics. (2ª ed.). Pegasus Communication, Inc., Williston.
Gudmundsson, H. (2011) Analysing Models as a Knowledge Technology in Transport Planning. Transport Reviews, v. 31, n. 2, p. 145–159. DOI: 10.1080/01441647.2010.532884
Hunt, J. D., Kriger, D. S. e E. J. Miller (2005) Current operational urban land‐use–transport modelling frameworks: A review. Transport Reviews, v. 25, n. 3, p. 329–376. DOI: 10.1080/0144164052000336470
Iacono, M., Levinson, D. M., e A. M. El-Geneidy (2008) Models of Transportation and Land Use Change: A Guide to the Territo-ry. Journal of Planning Literature, v. 22, n. 4, p. 323–340. DOI: 10.1177/0885412207314010
Kii, M. e K. Doi (2005) Multiagent land-use and transport model for the policy evaluation of a compact city. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 32, n. 4, p. 485–504. DOI: 10.1068/b3081
Lopes, A. S. (2015) Transportes, Uso do Solo e Atividades - Modelagem conceitual para o planejamento da acessibilidade urbana. Tese em Engenharia de Transportes. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.
Lowry, I. S. (1964) A model of metropolis. Rand Corporation, Santa Monica, California, p. 1–150.
Mackett, R. L. (1983) The Leeds Integrated Land-Use Transport Model (LILT). Crowthorne.
Martínez, F. J. (1996) MUSSA: Land Use Model for Santiago City. Transportation Research Record, v. 1552, n. 1, p. 126–134. DOI: 10.3141/1552-18
Meyer, M. D. e E. J. Miller (2001) Urban Transportation Planning: A Decision-Oriented Aprroach. (2ª ed.). McGraw-Hill, Incorpo-rated, New York, USA.
Miller, E. J. (2003) Microssimulation. In: K. G. Goulias, Transportation Systems Planning: Methods and Applications. CRC Press LLC, Boca Raton.
Moeckel, R., Schwarze, B., Spiekermann, K. e M. Wegener (2007) Simulating Interactions Between Land Use, Transport And Environment. 11th World Conference on Transport Research. p. 20. Berkeley.
Pereira, A. e S. Quintana (2002) From technocratic to participatory decision support systems: responding to the new gov-ernance initiatives. Journal of Geographic Information and Decision Analysis, v. 6, n. 2, p. 95–107.
Pfaffenbichler, P. C. (2003) The strategic, dynamic and integrated urban land use and transport model MARS (Metropolitan Activi-ty Relocation Simulator). Technischen Universität Wien.
Putman, S. H. (1991) DRAM/EMPAL ITLUP Integrated Transportation Land-Use Activity Allocation Models: General Description. S. H. Putman Associates, Philadelfia.
Ševčíková, H., Raftery, A. E. e P. A. Waddell (2007) Assessing uncertainty in urban simulations using Bayesian melding. Trans-portation Research Part B: Methodological, v. 41, n. 6, p. 652–669. DOI: 10.1016/j.trb.2006.11.001
Simmonds, D. C. (1999) The design of the DELTA land-use modelling package. Environment & Planning B: Planning & Design, v. 26, n. 5, p. 665–684. DOI: 10.1068/b260665
Soares, F. D. P. (2014) Proposta metodológica de compreensão da problemática das relações entre uso do solo e transportes no planejamento urbano integrado. Dissertação em Engenharia de Transportes. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.
Southworth, F. (1995) A Technical Review of Urban Land Use Transportation Models as Tools for Evaluating Vehicle Travel Reduction Strategies. Oak Ridge National Laboratory.
Swanson, J., e S. Gleave (2008) Transport and the Urban Economy: The Urban Dynamic Model. Real Corp 008, p. 28–32.
Timmermans, H. J. P. (2003) The saga of integrated land use-transport modeling: how many more dreams before we wake up? 10th International Conference on Travel Behaviour Research, p. 10–15. Lucerne.
Timmermans, H. J. P. e T. A. Arentze (2011) Transport Models and Urban Planning Practice: Experiences with Albatross. Transport Reviews, v. 31, n. 2, p. 199–207. DOI: 10.1080/01441647.2010.518292
Waddell, P. A. (2002) UrbanSim: Modeling Urban Development for Land Use, Transportation, and Environmental Planning. Journal of the American Planning Association, v. 68, n. 3, p. 297–314. DOI: 10.1080/01944360208976274
Waddell, P. A. (2011) Integrated Land Use and Transportation Planning and Modelling: Addressing Challenges in Research and Practice. Transport Reviews, v. 31, n. 2, p. 209–229, DOI: 10.1080/01441647.2010.525671
Wegener, M. (1994) Operational Urban Models State of the Art. Journal of the American Planning Association, v. 60, n. 1, p. 17–29. DOI: 10.1080/01944369408975547
Wegener, M. (1995) Current and Future Land Use Models. Land Use Model Conference. Dallas, p. 19–21.
Wegener, M. (2004) Overview of Land Use Transport Models. In: D. A. Hensher, K. J. e K. Button, K. Handbook of Transport Geography and Spatial Systems (Handbooks in Transport). Pergamon / Elsevier Science, Kidlington, UK, v. 5, p. 127-146. DOI: 10.1108/9781615832538-009
Wegener, M. (2011a) The IRPUD Model. Dortmund.
Wegener, M. (2011b) From Macro to Micro – How Much Micro is too Much? Transport Reviews, v. 31, n. 2, p. 161–177. DOI: 10.1080/01441647.2010.532883
Wegener, M., Gnad, F. e M. Vannahme (1986) The time scale of urban change. In: B. Hutchinson e M. Batty (Eds), Advances in Urban Systems Modelling. Amsterdam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.