Planejamento do transporte de empregados por uma frota de ônibus fretada por meio de um modelo matemático baseado no Open Vehicle Routing Problem (OVRP)
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1089Palavras-chave:
Open Vehicle Routing Problem (OVRP), Transporte Fretado de Passageiros, Logística Urbana.Resumo
O cenário da mobilidade urbana atual causa à sociedade vários problemas de transporte e qualidade de vida, tais como: altos níveis de congestionamento, lotações em transportes públicos, insuficiência de estacionamento e poluição. O transporte de passageiros por fretamento surge como alternativa para a solução dos problemas de mobilidade podendo cola-borar para diminuir os congestionamentos e a emissão de poluentes. Algumas empresas oferecem como benefício a seus empregados o transporte de ida e volta do trabalho por ônibus fretados. Assim, é proposto nesse artigo uma adaptação de um modelo matemático baseado no Open Vehicle Routing Problem (OVRP) para o planejamento do transporte de empregados por meio de uma frota de ônibus fretada visando à redução do custo total gasto pela empresa. O modelo foi aplicado a uma empresa localizada em Vitória-ES e os resultados obtidos pelo modelo indicaram uma redução no custo de transporte quando comparado ao atualmente pago pela empresa.
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