Uma estratégia de ensino em transportes apoiada nos perfis de personalidade dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i3.453Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar se uma estratégia pedagógica, que visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na área de Engenharia de Transportes, atingiu efetivamente todos os alunos ou se produziu resultados diferenciados em distintos perfis de personalidade. Os dados analisados resultam de três aplicações da estratégia (em 2006, 2007 e 2008) que combina Aprendizagem Baseada em Problemas com o uso de uma plataforma de ensino a distância. Na análise são consideradas: i) preferências de personalidade declaradas pelos alunos em questionário específico (Keirsey Temperament Sorter - KTS); ii) notas alcançadas nas diversas atividades desenvolvidas na plataforma on-line CoL. O desempenho dos alunos e sua comparação com os respectivos tipos de personalidade sugerem que os intuitivos, os emocionais e os perceptivos parecem ser os tipos de personalidade cujo desempenho foi mais afetado pela metodologia utilizada. O estudo sugere ainda ações corretivas que podem ser desenhadas para atender a cada um dos tipos penalizados.
Abstract: The objective of this study is to evaluate if a pedagogical approach aiming at the improvement of the teaching-learning process in the field of Transportation Engineering was equally effective for all students, in spite of their personality types. The data analyzed resulted from three applications (in 2006, 2007 and 2008) of the proposed approach, which involves the combination of PBL (Problem Based Learning) with a LMS (Learning Management System). The following data were considered: i) the personality types shown by the Keirsey Temperament Sorter (KTS); ii) the grades obtained by the students in the PBL activities developed in the on-line platform CoL. We found evidences that the performance of intuitive, emotional and perceptive students may have been affected by the pedagogic approach used. The study also suggests corrective actions that can be designed to respond to the needs of each one of the penalized personality types.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.