Avaliação do impacto de veículos pesados na qualidade de serviço de rodovias de pista dupla usando dados empíricos

Autores

  • Fernando José Piva Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2665-8180
  • José Reynaldo Setti Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.949

Palavras-chave:

rodovias de pista dupla, qualidade de serviço, fator de equivalência, dados empíricos.

Resumo

Este trabalho visa avaliar o impacto de veículos pesados na qualidade de serviço de correntes de tráfego a partir de estimativas dos fatores de equivalência veicular em rodovias com três ou mais faixas de tráfego por sentido, obtidas a partir de dados empíricos coletados em rodovias paulistas, para intervalos de duração curta (5 ou 6 minutos). O fator de equivalência foi calculado para cada intervalo através do método de Huber, admitindo-se que a qualidade de serviço é a mesma para todas as faixas de tráfego naquele intervalo. O fluxo básico é o da faixa mais à esquerda, nos intervalos em que são detectados apenas automóveis, e o fluxo misto é o da faixa mais à direita, em que passam automóveis e caminhões. Os resultados obtidos sugerem que: (1) em 52% do tempo, a qualidade de serviço não é a mesma em todas as faixas da rodovia; (2) o impacto marginal dos caminhões decresce à medida em que a porcentagem de caminhões na corrente aumenta; e (3) as diferenças que existem no fator de equivalência em função do nível de serviço são menos evidentes em rampas mais ín-gremes, onde o efeito das limitações de desempenho dos caminhões é mais notado.

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Publicado

09-11-2015

Como Citar

Piva, F. J., & Setti, J. R. (2015). Avaliação do impacto de veículos pesados na qualidade de serviço de rodovias de pista dupla usando dados empíricos. TRANSPORTES, 23(4), 51–59. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.949

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica