Compatibilidade entre funções de atraso e o HCM em rodovias paulistas

Autores

  • Gustavo Riente de Andrade Universidade de São Paulo
  • José Reynaldo Setti Universidade de São Paulo
  • Antônio Clóvis Pinto Ferraz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.936

Palavras-chave:

Rodovias, HCM, Funções de Atraso.

Resumo

Neste trabalho foram identificadas na literatura e descritas as funções de atraso mais comumente usadas nos pacotes de modelagem de demanda por transporte, a saber: (1) BPR; (2) Conical; (3) Função de Akçelik; e (4) Logística. Em seguida, foi testada a compatibilidade entre essas quatro VDFs e os modelos atuais do HCM, calibrados para o ambiente rodoviário brasileiro. Como principais conclusões, tem-se que os melhores ajustes foram obtidos com o uso da função do BPR e logística. Por outro lado, as funções Conical e de Akçelik devem ser empregadas com cautela, pois tendem a subestimar o atraso em condições de fluxos de tráfego baixos a médios, comuns em rodovias rurais. Especificamente com relação às rodovias de pista simples, a função logística se mostrou interessante, devido a capacidade de refletir atrasos mais acentuados para baixos fluxos de tráfego, e produzir maiores atrasos em condições congestionadas, característica desejável em modelagem de demanda.

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Biografia do Autor

Gustavo Riente de Andrade, Universidade de São Paulo

Doutorando pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos

José Reynaldo Setti, Universidade de São Paulo

Professor Titular pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos

Antônio Clóvis Pinto Ferraz, Universidade de São Paulo

Professor Titular pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos

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Publicado

23-12-2015

Como Citar

de Andrade, G. R., Setti, J. R., & Ferraz, A. C. P. (2015). Compatibilidade entre funções de atraso e o HCM em rodovias paulistas. TRANSPORTES, 23(3), 81–89. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.936

Edição

Seção

Artigos