Variáveis que influenciam no uso da bicicleta e as crenças da teoria do comportamento planejado

Autores

  • Mariana Oliveira da Silveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Recife – PE.
  • Maria Leonor Alves Maia Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Recife – PE.

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.848

Palavras-chave:

bicicleta, comportamento, teoria do comportamento planejado.

Resumo

Pesquisas sobre bicicleta que trabalham o componente ‘comportamento’ vêm ganhando destaque no intuito de entender as barreiras e os motivadores ao uso deste modo de transporte e ajudam a planejar melhores formas de estimular seu uso. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama das variáveis que influenciam no uso da bicicleta e classificá-las junto às crenças e constructos da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Este panorama foi baseado em pesquisa da base SCOPUS e em artigos de anais e periódicos, teses e dissertações nacionais, o qual, além de enumerar fatores que influenciam no uso da bicicleta, servirá de apoio às pesquisas que pretendem aplicar a Teoria do Comportamento Planejado na avaliação de comportamentos de uso deste modo de transporte. As variáveis ‘tempo de deslocamento com o uso da bicicleta’, ‘condições meteorológicas’, ‘segurança do trânsito’, ‘infraestrutura cicloviária’ e ‘comportamento no trânsito entre motoristas e ciclistas’ foram as que mais se destacaram, de acordo com o levantamento bibliográfico, na interferência de intenção e de comportamento de uso da bicicleta.

  

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Biografia do Autor

Mariana Oliveira da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Recife – PE.

Departamento de Pós-Graduação em Engenharia Civil, subárea: Transportes. Aréa de Concentração: Mobilidade sustentável com o uso da bicicleta.

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Publicado

12-05-2015

Como Citar

da Silveira, M. O., & Maia, M. L. A. (2015). Variáveis que influenciam no uso da bicicleta e as crenças da teoria do comportamento planejado. TRANSPORTES, 23(1), 24–36. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.848

Edição

Seção

Artigos