Uso de método de análise multicritério híbrido para classificação de misturas asfálticas a quente quanto à deformação permanente
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3038Palavras-chave:
Materiais asfálticos, Afundamento em trilha de roda, Ordenação, Método de decisão multicritério híbrido, TOPSIS, SMARTResumo
O novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiro (MeDiNa) define o Flow Number como indicador de deformação permanente das misturas asfálticas, cuja adequação ao tráfego é realizada por tentativa e erro, pois não há estabelecido na literatura uma combinação de parâmetros para sua previsão. Nesse sentido, metodologias multicritério de apoio à tomada de decisão podem auxiliar na otimização do processo de composição das misturas pela combinação simultânea de indicadores simplificados. Assim, este trabalho utilizou um método multicritério híbrido (SMART e TOPSIS) para classificar misturas asfálticas pela combinação de parâmetros obtidos na concepção desses materiais, comparando com o ranking encontrado pelo Flow Number. A partir das importâncias relativas atribuídas por um painel de especialistas, verificou-se que é possível obter um ranking estatisticamente semelhante ao do Flow Number apenas com dados de ponto de amolecimento e viscosidade do ligante, faixa granulométrica, índice de forma da fração #3/4 do agregado e teor de ligante. O método é mais eficaz para tráfegos inferiores a 6,8E+07 repetições do eixo-padrão em condições normais. Portanto, a pesquisa mostrou viabilidade para simplificação do projeto de misturas para o revestimento de pavimentos flexíveis, por filtrar as misturas encaminhadas para testes mais laboriosos como o Flow Number, limitando o número de ensaios apenas às misturas-teste mais bem colocadas. Além disso, possibilita a racionalização do projeto de vias de baixo tráfego em que não haja recurso para execução do ensaio proposto pelo MeDiNa, auxiliando projetistas na tomada de decisão a partir de indicadores simplificados.
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