Uso de método de análise multicritério híbrido para classificação de misturas asfálticas a quente quanto à deformação permanente

Autores

  • Victória Nunes-Ramos Universidade Federal de Santa Maria
  • Jéssica da Silva Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Alejandro Ruiz-Padillo Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciano Pivoto Specht Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3038

Palavras-chave:

Materiais asfálticos, Afundamento em trilha de roda, Ordenação, Método de decisão multicritério híbrido, TOPSIS, SMART

Resumo

O novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiro (MeDiNa) define o Flow Number como indicador de deformação permanente das misturas asfálticas, cuja adequação ao tráfego é realizada por tentativa e erro, pois não há estabelecido na literatura uma combinação de parâmetros para sua previsão. Nesse sentido, metodologias multicritério de apoio à tomada de decisão podem auxiliar na otimização do processo de composição das misturas pela combinação simultânea de indicadores simplificados. Assim, este trabalho utilizou um método multicritério híbrido (SMART e TOPSIS) para classificar misturas asfálticas pela combinação de parâmetros obtidos na concepção desses materiais, comparando com o ranking encontrado pelo Flow Number. A partir das importâncias relativas atribuídas por um painel de especialistas, verificou-se que é possível obter um ranking estatisticamente semelhante ao do Flow Number apenas com dados de ponto de amolecimento e viscosidade do ligante, faixa granulométrica, índice de forma da fração #3/4 do agregado e teor de ligante. O método é mais eficaz para tráfegos inferiores a 6,8E+07 repetições do eixo-padrão em condições normais. Portanto, a pesquisa mostrou viabilidade para simplificação do projeto de misturas para o revestimento de pavimentos flexíveis, por filtrar as misturas encaminhadas para testes mais laboriosos como o Flow Number, limitando o número de ensaios apenas às misturas-teste mais bem colocadas. Além disso, possibilita a racionalização do projeto de vias de baixo tráfego em que não haja recurso para execução do ensaio proposto pelo MeDiNa, auxiliando projetistas na tomada de decisão a partir de indicadores simplificados.

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Biografia do Autor

Victória Nunes-Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Civil e Mestra com ênfase em Geotecnia e Pavimentação pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi voluntária no Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV), no qual também foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS (2018-2019), e estagiária pela Petrobras (2020), atuando na pesquisa laboratorial e de campo do efeito da reologia de misturas asfálticas no desempenho de pavimentos e suas aplicações no novo Método de Dimensionamento Brasileiro, além do estudo de misturas asfálticas com diferentes ligantes. Também foi bolsista FIEX no projeto de extensão em mobilidade urbana pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT), e voluntária de pesquisa nesse mesmo laboratório (2020-2021). Desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso no GEPPASV, estudando o efeito da adição de polietileno de alta densidade ao ligante asfáltico convencional. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSM, trabalhando em uma proposta para rotulagem ambiental de misturas asfálticas.

Jéssica da Silva Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSM). Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante no Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV), onde colabora no projeto de comportamento de materiais geotécnicos e de pavimentação. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq (2020-2021) no Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT), também atuou como integrante voluntária do Grupo de Estudos em Mobilidade (GEMOB), do Centro de Tecnologia (2017-2019). Atuou como ex-integrante da Renove Júnior - Soluções Ambientais (2017-2019), empresa júnior de engenharia vinculada ao curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM. Experiência de seis semanas de intercâmbio voluntario na Romênia, em 2017, realizando atividades como ensino de inglês em escolas públicas pela AIESEC (organização sem fins lucrativos).

Alejandro Ruiz-Padillo, Universidade Federal de Santa Maria

He holds a doctorate with international mention (2015) in Civil Engineering from the University of Granada (Spain), revalidated by the Graduate Program in Civil Engineering at UNICAMP (CAPES 7 concept). He has a degree in Engineering of Roads, Canals and Ports from the University of Granada (2003), revalidated by UFRGS as a Bachelor of Civil Engineering. He did post-doctoral work in the Postgraduate Program in Production Engineering in the Department of Production Engineering and Transport (PPGEP-DEPROT) at UFRGS and in the Department of Civil Engineering at the University of Granada (Spain). He has experience in the private sector in the company FCC (Spain) (2006-2007). He was a civil servant at the Junta de Andalucía and held the post of Head of the Regional Roads Department of Almería (Andalucía, Spain) between 2008-2015.Since 2016 he has been an Adjunct Professor at the Federal University of Santa Maria (UFSM), where he coordinates the Mobility and Logistics Laboratory (LAMOT). He is currently working in the Department of Transport at the UFSM Technology Center and teaches on the Civil Engineering course and the Graduate Program in Environmental Engineering. He is a member of the Pan American Society for Transportation Research (PANAMSTR) as leader of the Sustainable Transport Committee. His research areas cover the environmental impacts of transport systems, traffic engineering, road safety, travel patterns and sustainable mobility, with the support of multi-criteria decision methodologies, multivariate data analysis and perception modeling using fuzzy logic. He is also interested in applying active teaching-learning methodologies and educational games to technological subjects.

Luciano Pivoto Specht, Universidade Federal de Santa Maria

Realizou pós-doutorado na École Nationale des Travaux Publics de LÉtat (Université de Lyon) em 2015. Concluiu seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004. Foi professor assistente, associado e adjunto da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul em Ijuí - RS, atuando no curso de Engenharia Civil e no Mestrado em Modelagem Matemática no período de 2001 a 2011. Atualmente é professor associado da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, atuando no curso de Engenharia Civil e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (Mestrado e Doutorado) (como Coordenador entre 2019 e 2021), bem como professor do PPGEC da UFRGS. Bolsista em produtividade em pesquisa CNPq (Nível 2 - 2012-2019 e Nível 1D - 2019-2027); implementou e foi Tutor do grupo PET da Engenharia Civil da UNIJUI (2006-2011) e da UFSM (2012-2014). Orientou 5 doutorados, 45 mestrados e 76 TCCs. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação, Geotecnia e Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: pavimentos flexíveis, infraestrutura de transportes, materiais de pavimentação, concreto asfáltico e meio ambiente. É sócio da ABPv, ABMS e ANPET. Publicou mais de 120 artigos em periódicos especializados e mais de 350 trabalhos em anais de eventos. Recebeu entre 2003 e 2021, 18 prêmios, dentre eles o Prêmio Jaques de Medina do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás pela sua tese de doutorado. Participou de mais de 100 eventos científicos nos últimos anos. É membro do comitê cientifico da ABPv, ANPET e ABMS além de ser membro do corpo de avaliadores do INEP/MEC, consultor AdHoc do MEC, da CAPES e do CNPq e revisor de inúmeros periódicos nacionais e internacionais. É membro titular da Comissão de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e editor associado da Road Materials and Pavement Design.

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Publicado

11-06-2025

Como Citar

Nunes-Ramos, V., da Silva Vieira, J., Ruiz-Padillo, A., & Pivoto Specht, L. (2025). Uso de método de análise multicritério híbrido para classificação de misturas asfálticas a quente quanto à deformação permanente. Transportes, 33, e3038. https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3038

Edição

Seção

Análise de Decisão em Transportes 2025