Efeito de diferentes tipos de agregados finos na resistência a fadiga e na capacidade de cura de matriz asfáltica de agregado fino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2997

Palavras-chave:

matriz de agregados finos, mineralogia do agregado, fadiga, capacidade de cura

Resumo

O trincamento por fadiga é um dos tipos de desgaste mais comuns em pavimentos asfálticos. Cada constituinte do Concreto Asfáltico (CA) e suas interações são relevantes para caracterizar a resistência ao trincamento por fadiga dos CAs. Além disso, para a seleção dos materiais, é essencial considerar não apenas a capacidade do material de resistir ao trincamento por fadiga, mas também a sua capacidade de cura. Materiais que possuem propriedades de autocura podem aumentar a vida de fadiga. Muitos estudos investigaram a autocura de materiais betuminosos ao nível do ligante asfáltico. No entanto, esta propriedade do material pode depender das interações ligante-agregado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da utilização de diferentes agregados finos na resistência ao trincamento por fadiga e na capacidade de autocura de Matrizes de Agregados Finos (MAFs). Primeiramente, agregados do tipo granito, basalto e micaxisto foram submetidos à caracterização física, morfológica e mineralógica. Em seguida, foram fabricadas MAFs com o mesmo ligante asfáltico utilizando os três diferentes agregados finos. Para avaliar a resistência ao trincamento por fadiga e a capacidade de autocura das MAFs, foram realizados testes de varredura de frequência e varredura de tempo. A teoria simplificada do dano contínuo viscoelástico (S-VECD) foi utilizada para interpretar os resultados desses testes. A composição mineral dos agregados impactou a rigidez e a vida de fadiga das MAFs. Porém, não houve influência significativa dos agregados na capacidade de autocura, uma vez que não houve aumento significativo na vida de fadiga dos materiais após os períodos de repouso nos ensaios de varredura de tempo.

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Biografia do Autor

Miguel Faé Linhares, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Jamilla Emi Sudo Lutif Teixeira, University of Nebraska-Lincoln (UNL)

Department of Civil and Environmental Engineering (CEE)

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Wellington Lorran Gaia Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA)

Engenharia de Transportes

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Publicado

19-08-2024

Como Citar

Faé Linhares, M., Emi Sudo Lutif Teixeira, J., Teixeira Franco Castelo Branco, V., & Gaia Ferreira, W. L. (2024). Efeito de diferentes tipos de agregados finos na resistência a fadiga e na capacidade de cura de matriz asfáltica de agregado fino. TRANSPORTES, 32(2), e2997. https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2997

Edição

Seção

Artigos