Desenvolvimento de uma abordagem espacial multicritério para determinar a localização de espaços de carregamento/descarregamento em centros urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.2970

Palavras-chave:

Logística urbana. Carga urbana. Localização de facilidades. MACBETH. Sistemas de Informações Geográficas

Resumo

Este artigo apresenta uma nova abordagem que combina programação matemática, métodos de multicritério de apoio à decisão e sistemas de informações geográficas para determinação do número ótimo de vagas para carga/descarga em centros urbanos. A metodologia proposta foi aplicada em um estudo de caso na cidade de Fortaleza, na região Nordeste do Brasil. O uso do método híbrido para a seleção das melhores vagas aumentou o percentual de cobertura dos clientes em 10%, em comparação com aplicação exclusiva de um modelo de programação matemática. Por outro lado, uma vez que a determinação dos potenciais candidatos a vagas não foi baseada em uma abordagem científica, clientes localizados fora da região central apresentaram baixos níveis de serviço, com distâncias de caminhada superiores a 450 m.

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Biografia do Autor

Bruno Athayde Prata, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional pela mesma instituição e Doutorado em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto. É professor Adjunto Nível III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional (GESLOG/CT/UFC) e membro permanente do Programa de Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos (MMQ/CC/UFC). Atualmente suas pesquisas se concentram na área de problemas de roteamento, localização e sequenciamento, com aplicações em Logística e Gestão de Operações. 

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Publicado

27-09-2024

Como Citar

Elias Arantes, A., & Prata, B. A. (2024). Desenvolvimento de uma abordagem espacial multicritério para determinar a localização de espaços de carregamento/descarregamento em centros urbanos. TRANSPORTES, 32(3), e2970. https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.2970

Edição

Seção

Artigos