Hipóteses de influência da relação social, do hábito e da conscientização no comportamento de escolha dos modos de transporte
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i3.2787Palavras-chave:
fatores psicológicos, comportamento de viagem, demanda por transportesResumo
O investimento na infraestrutura de modos sustentáveis nos centros urbanos não tem causado mudança na demanda e freado o uso crescente do automóvel. Dessa forma, se faz necessário compreender os determinantes subjetivos do comportamento da demanda que podem ser capazes de promover o uso de modos sustentáveis. Portanto, o objetivo deste artigo é identificar na literatura como os aspectos psicológicos – relação social, hábito e conscientização – podem influenciar o comportamento de escolha do modo. Estes aspectos são vistos como potenciais causadores de mudança do uso do automóvel. A partir de uma análise de trabalhos teóricos e empíricos, identificou-se as principais teorias, fatores psicológicos e hipóteses de relações destes fatores com o comportamento de escolha do modo de transporte. O trabalho contribui, então, na definição de uma representação conceitual apresentando as hipóteses de relações entre fatores psicológicos no processo comportamental de escolha do modo, que pode servir como base para estudos futuros.
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