Modelagem probabilística do tempo de resposta de motoristas em interseções semaforizadas no VISSIM

Autores

  • Diego Barbosa Fontes Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Alessandro Macêdo de Araújo Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Manoel Mendonça de Castro Neto Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2501

Palavras-chave:

Tempo de reação, Microssimulação, Atraso veicular, Capacidade de interseções

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi implementar, no microssimulador VISSIM, um modelo probabilístico para o tempo de resposta dos motoristas de uma aproximação semaforizada e avaliar os efeitos dessa modelagem no desempenho do tráfego. A partir de dados de uma interseção semaforizada localizada na cidade de Fortaleza foram realizadas análises estatísticas do tempo de resposta por posição do veículo na fila, por faixa de tráfego, por tipo de veículo e por movimento. Essas análises embasaram a modelagem do tempo de resposta pela distribuição de probabilidade encontrada, a log-normal, a qual foi implementada no VISSIM por meio de algoritmo externo de programação desenvolvido em Python. Para avaliar a importância dessa implementação, foram comparados os resultados de atraso médio, de tamanho de fila médio e de capacidade com os resultados das simulações realizadas com a modelagem default do VISSIM. As simulações realizadas com o modelo probabilístico do tempo de resposta resultaram em maiores atrasos e tamanhos de fila e em menores capacidades do que as obtidas com a modelagem default do software.

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Publicado

15-03-2022

Como Citar

Barbosa Fontes, D. ., Macêdo de Araújo, A. ., & Mendonça de Castro Neto, M. . (2022). Modelagem probabilística do tempo de resposta de motoristas em interseções semaforizadas no VISSIM . TRANSPORTES, 30(1), 2501. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2501

Edição

Seção

Artigos