Proposta de classificação e priorização para gestão de passivos ambientais rodoviários
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2427Palavras-chave:
Impactos ambientais, Rodovias, Gestão de riscosResumo
É possível encontrar ao longo das rodovias federais não conformidades ambientais que se caracterizam como débitos para com a sociedade e ambiente, podendo esses ser chamados de passivos ambientais. Tais passivos, quando de natureza física e/ou material, necessitam de obras da engenharia para mitigação. Devido ao fato desses proporcionarem um perigo instalado ou eminente, principalmente aos usuários da rodovia, à população lindeira e ao meio ambiente, e devido à quantidade de passivos existentes nas rodovias, justifica-se realizar um plano de gestão. Assim, o presente trabalho propõe um modelo de gestão de passivos ambientais rodoviários, através de um método de classificação e um método de priorização. Os métodos são consolidados em um banco de dados de 187 passivos coletados em trechos não concessionados da BR 116, bem como é realizada aplicação detalhada em um estudo de caso. O estudo se destaca por abordar de forma unificada todos os fatores que se julgaram pertinentes em uma priorização de passivos ambientais rodoviários, bem como por realizar uma análise crítica dos resultados. Desse modo, é possível estabelecer um modelo conciso de gestão das não conformidades existentes na malha rodoviária nacional, e, assim, diminuir o risco de acidentes e auxiliar na administração de recursos públicos.
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