Um estudo experimental sobre os afundamentos nas trilhas de rodas de pavimentos delgados com basaltos alterados
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v7i1.218Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo em verdadeira grandeza sobre afundamentos nas trilhas de roda em pavimentos delgados com bases de basaltos alterados. Um simulador linear de tráfego aplicou mais de 267.000 ciclos de carga, variáveis entre 82 e 130 kN, a cinco pistas experimentais construídas na Área de Pesquisas e Testes de Pavimentos, localizada em Porto Alegre. As estruturas ensaiadas continham bases com espessuras de 16, 21 e 32 cm, construídas com basaltos alterados de duas procedências distintas. Um total de 4.148 flechas, medidas periodicamente, forneceram um conjunto de dados consistente para uma análise estatística significativa. A evolução das flechas mostrou depender das características do tráfego e das estruturas dos pavimentos. Considerando os afundamentos nas trilhas de roda como causa da degradação de pavimentos delgados e uma flecha de 25 mm como critério de ruptura, calcularam-se fatores de equivalência de carga, através de uma análise de confiabilidade.
ABSTRACT
This paper presents the results of a study of rutting of thin pavements where weathered basalts were used as base layers. A linear traffic simulator applied more than 267,000 axle loads, ranging from 82 to 130 kN, to five full-scale test sections built in a Pavement Testing Facility located in Porto Alegre (Southern Brazil). Two different weathered basalts and three base thicknesses (16 cm; 21 cm and 32 cm) were used. A total of 4,148 measurements of rut depth, made at intervals, provided a statistically significant data set. Rutting evolution showed to depend not only on traffic characteristics but also on pavement structure. Considering rutting as major failure cause of thin pavements and a rut depth of 25 mm as terminal criterion, load equivalence factors were calculated, by means of a reliability analysis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.