Roteamento de caminhões usando programação inteira no problema de corte e aterro em obras de terraplanagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2032

Palavras-chave:

Terraplanagem. Problema de roteamento de veículos. Programação matemática.

Resumo

Planejar as atividades de distribuição de materiais em obras de terraplenagem pode representar um ganho na obra como um todo.  Uma das formas de fazer isso é minimizar a distância total percorrida pelos veículos, por exemplo caminhões na movimentação de terra entre as zonas de corte e aterro. Há muitos estudos e trabalhos que focam a otimização da distribuição de materiais entre zonas de corte e aterro, porém poucos aplicaram em projetos reais com a consideração de múltiplos equipamentos, além de não terem feito uma análise baseada na distância entre estacas. Este artigo tem como objetivo desenvolver um modelo de Programação Inteira que minimize a distância percorrida pelos caminhões basculantes em atividades de distribuição de materiais na terraplenagem. O modelo elaborado com princípios da Programação Linear Inteira foi baseado no problema de roteamento, cujo objetivo é minimizar o caminho percorrido. O modelo foi aplicado em dois estudo de casos cujos resultados destacam ganhos significativos, em termos de flexibilidade do processo de planejamento. Engenheiros, planejadores e analistas têm uma importante ferramenta computacional que facilitará a tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Viviane Adriano Falcão, Federal University of Pernambuco, Pernambuco – Brazil

Department of Civil and Environmental Engineering

Federal University of Pernambuco

Ernesto Ferreira Nobre Júnior, Federal University of Ceará, Ceará – Brazil

Departamento de Engenharia de Transportes

Bruno de Athayde Prata, Federal University of Ceará, Ceará – Brazil

Department of Industrial Engineering

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Publicado

15-12-2020

Como Citar

Falcão, V. A., Nobre Júnior, E. F., & Prata, B. de A. (2020). Roteamento de caminhões usando programação inteira no problema de corte e aterro em obras de terraplanagem. TRANSPORTES, 28(5), 57–69. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2032

Edição

Seção

Artigos