Considerações sobre o ensaio de retorno elástico por torção para asfaltos modificados

Autores

  • Thiago Hilário da Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná – Brasil
  • Thiago Seliger Woellner Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná – Brasil
  • Lilian Tais de Gouveia Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná – Brasil https://orcid.org/0000-0002-5543-1321
  • Luciano José Senger Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná – Brasil https://orcid.org/0000-0001-6633-006X

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.1974

Palavras-chave:

Retorno elástico por torção. Asfaltos modificados. Repetibilidade e reprodutibilidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o ensaio de Retorno Elástico por Torção (NLT-329/91) quanto ao tempo de giro da amostra de asfalto e quanto ao controle da temperatura de banho do asfalto durante o retorno elástico, assim como a Repetibilidade e a Reprodutibilidade. O ensaio de Retorno Elástico por Torção avalia a recuperação elástica dos asfaltos e consiste em submeter uma amostra de asfalto à uma torção de 180°, sendo o giro de torção realizado em um intervalo de 3 s a 5 s. O resultado do ensaio é expresso em porcentagem de recuperação elástica, após 30 minutos de retorno elástico. Neste estudo, foram utilizados três tipos de ligantes modificados. Os ensaios foram executados por dois operadores em tempos de giro entre 3 s e 5 s e entre 30 s e 50 s, com e sem controle de temperatura de banho da amostra durante o tempo de retorno elástico. Os resultados mostraram que o tempo de giro influencia os resultados de retorno elástico. Quanto maior o tempo de giro, menor o retorno elástico. A pequena variação da temperatura de banho do asfalto durante o tempo de retorno elástico não influenciou os resultados. No entanto, recomenda-se que a temperatura de banho seja mantida constante. A Repetibilidade, mesmo operador e mesmo equipamento, e Reprodutibilidade do ensaio se mostraram elevadas, ou seja, as diferenças entre resultados replicados por um mesmo operador, assim como as diferenças de resultados replicados entre operadores distintos, apresentaram variabilidade baixa. A variação total foi de 3,5% em relação à média e desvio padrão médio de 2,3.

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Biografia do Autor

Lilian Tais de Gouveia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná – Brasil

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado e doutotado em Engenharia Civil, na área de Transportes pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado (IFSC-USP), do Grupo de pesquisa de Computação Interdisciplinar, atuando nas áreas de Análise de Formas e Imagens e de Artificial. Atua como professora pesquisadora na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

da Cruz, T. H., Woellner, T. S., de Gouveia, L. T., & Senger, L. J. (2020). Considerações sobre o ensaio de retorno elástico por torção para asfaltos modificados. TRANSPORTES, 28(3), 152–164. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.1974

Edição

Seção

Artigos