Efeito da aderência entre camadas na previsão de desempenho de pavimentos asfálticos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1597Palavras-chave:
Aderência entre camadas, Resposta estrutural, Fadiga, Deformação permanente.Resumo
Os métodos mecanísticos de projeto de pavimentos admitem perfeita aderência entre as camadas, o que pode não ocorrer no campo. Neste trabalho, com uso do programa de elementos finitos ABAQUS, são analisados os efeitos da condição de interface das camadas (aderência completa, parcial e nula) no comportamento mecânico de pavimentos. As análises foram realizadas para diferentes níveis de rigidez do material asfáltico e a estimativa do desempenho de pavimentos flexíveis, tanto a fadiga das camadas asfálticas quanto a deformação permanente, foi baseada em equações empírico-mecanísticos que consideram, respectivamente, as respostas estruturais: deformação horizontal de tração na fibra inferior das camadas asfálticas e deformação vertical de compressão no topo do subleito. Os resultados mostram que as respostas estruturais são mais sensíveis à condição de aderência na interface entre as camadas asfálticas, para a qual contribui a pintura de ligação, do que na segunda interface. A condição de interface entre as camadas afeta mais a vida do pavimento à fadiga que à deformação permanente e em ambos os casos a consideração de perfeita aderência entre as camadas resulta na previsão de melhor desempenho dos pavimentos. Portanto, o surgimento prematuro de defeitos pode estar relacionado, também, à fraca aderência entre camadas.
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