Simulação operacional da pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v10i2.154Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento e a aplicação de modelos estocásticos para simular a pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Ceará. Numa primeira etapa, foram realizados os levantamentos de campo e as análises dos dados necessários à calibração e à validação dos modelos de simulação das operações de pesagem e autuação dos veículos de carga. Em seguida, os modelos propostos foram aplicados para as diferentes rodovias candidatas à implantação de postos fixos de pesagem, permitindo avaliar o efeito da variação do volume de tráfego pesado (caminhões carregados) e do percentual de veículos trafegando com excesso de peso, sobre as variáveis de projeto (área do pátio de estocagem dos veículos a serem pesados por número de balanças utilizadas, área do pátio de estacionamento dos veículos autuados) e as variáveis operacionais (tempo médio de espera na fila para pesagem e para autuação).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.